Maceió conquista segundo lugar em performance hoteleira

Maceió conquista segundo lugar em performance hoteleira
Maceió conquista segundo lugar em performance hoteleira

Um balanço realizado pela plataforma Omnibees, compartilhado pela Prefeitura de Maceió (AL), revelou que a capital alagoana conquistou o segundo lugar no ranking nacional de performance hoteleira entre as cidades brasileiras no primeiro trimestre deste ano.

Segundo a publicação, "o destaque reforça o prestígio do destino no cenário turístico nacional e sua capacidade de gerar receita com qualidade na hotelaria". Além disso, "os números demonstram que Maceió aumentou o volume de hóspedes e elevou o valor investido por cada estadia".

"Maceió é amplamente reconhecida como o ‘Caribe Brasileiro’, graças ao mar de águas cristalinas e tons azul-turquesa. Além disso, Maceió faz parte da Costa dos Corais, a maior barreira de corais do hemisfério Sul e uma das áreas de proteção ambiental mais importantes do país", destaca o porta-voz do Grupo Ritz.

O profissional também chama a atenção para a infraestrutura e acesso aéreo facilitado de Maceió, que conta com mais voos diretos e conexões estratégicas, impulsionando a chegada de turistas nacionais e internacionais. As operações partem diretamente da cidade de Rosário, na Argentina, para o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares. Ao longo do período, serão ofertados cerca de 1.500 assentos. Os voos serão operados aos finais de semana nos meses de janeiro e fevereiro de 2026, com 184 assentos sendo ofertados a cada operação.

Recentemente também houve o anúncio de um novo atrativo turístico na Praia de Pajuçara, a Roda Maceió. A roda gigante fixa possui 42 metros de altura e oferece uma vista panorâmica do mar, possibilitando uma visão privilegiada da orla.

Além disso, prossegue o porta-voz, é possível contar com um impacto econômico "robusto": "Turistas gastam, em média, R$ 2.100 por dia e permanecem cerca de cinco dias, movimentando hospedagem, gastronomia, transporte, compras e entretenimento", articula, citando dados repercutidos pela Prefeitura de Maceió.

"Entre os principais atrativos, podemos citar a realização de eventos e atrações complementares", acrescenta o profissional. "Maceió possui um calendário de eventos culturais, esportivos e gastronômicos, aliado à preservação ambiental, que ajuda a manter a demanda alta durante todo o ano", afirma.

Plano é força-motriz do turismo de Maceió

Para o porta-voz da Rede Ritz, a força-motriz do turismo é resultado de ações como a criação do Plano Municipal de Turismo de Maceió, elaborado pela Prefeitura durante a atuação do prefeito João Henrique Caldas, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae/AL). O documento visa "identificar as potencialidades do destino, diversificar os investimentos no setor e definir políticas públicas a serem implementadas".

"O Plano direciona políticas públicas para crescimento ordenado, fortalecimento da marca e preservação ambiental", pontua o especialista. "Na alta temporada, a capital alagoana registra uma ocupação próxima de 100%, conforme dados da Ascom Semtur (Secretaria Municipal de Turismo)", afirma.

O profissional também cita que "a taxa de hospedagem, média anual de ocupação passou de 71,21% em 2021 para quase 80% (entre os períodos de baixa e alta temporada) em 2024", citando dados da ABIH/AL (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas), também compartilhados pela Ascom Semtur.

"Em 2024, foram realizados 128 eventos em Maceió, com um impacto estimado de R$ 117 milhões", reporta o porta-voz. Os dados foram repercutidos pelo portal Painel Notícias, que também informa que foram registrados 68 eventos no calendário oficial do Maceió Convention & Visitors Bureau somente no início de 2025, entre congressos, feiras, festivais, eventos esportivos e conferências.

Sustentabilidade e turismo responsável alagoano são atrativos

Na visão do profissional, a sustentabilidade e o turismo responsável de Maceió são alguns dos atrativos do Estado. "A capital possui políticas públicas ambientais importantes, como ações para preservar a Costa dos Corais e regular o acesso a áreas sensíveis, garantindo o equilíbrio entre visitação e conservação", afirma.

Ele também cita a importância de certificações e práticas eco-friendly conduzidas pelas iniciativas maceioense: "Hotéis têm adotado medidas como redução do consumo de água e energia, uso de produtos biodegradáveis, gerenciamento de resíduos e incentivo à compra de insumos locais".

Além disso, avança, "a cidade têm ventos de conscientização": "Seminários e workshops, como o Turismo Carbono Neutro, incentivam o trade a adotar metas de sustentabilidade", pontua. "Cada vez mais, um número crescente de visitantes busca experiências alinhadas à preservação ambiental e ao turismo de baixo impacto, o que tem se tornado um diferencial competitivo para Maceió", considera.

Maceió ocupa o 1º lugar em vendas no Nordeste

O turismo no Nordeste cresceu cerca de 12% no 1º quadrimestre de 2025, conforme informações do Ministério do Turismo divulgadas pelo site Tribuna Hoje.com. De acordo com indicativos da Decolar, repercutidos pela Prefeitura de Maceió, a capital segue conquistando posições de destaque no turismo internacional. A cidade ocupa o 1º lugar em vendas no Nordeste, o 4º destino mais vendido no Brasil e está entre o 11º mais procurado do mundo.

Para mais informações, basta acessar: http://www.hoteisritzalagoas.com.br

anúncios patrocinados
Anuncio patrocinado