FELINI posiciona Niterói no mapa nacional da música lírica

FELINI posiciona Niterói no mapa nacional da música lírica
FELINI posiciona Niterói no mapa nacional da música lírica

Segundo dados do InfoMoney, o Brasil teve em média um festival de música por dia em 2024. Crescimento de 20% na comparação com 2023, o dado reforça a alta demanda por esse tipo de evento após a pandemia. Reafirmando sua importância em um mercado nacional de festivais em plena expansão, o FELINI reuniu mais de 400 artistas e alcançou um público superior a 3.500 espectadores ao longo de 18 dias. Essas informações demonstram que o evento e iniciativas fora das capitais, que já representam 40% dos festivais no país, são essenciais para democratizar o acesso à cultura.

Idealizado e liderado pelas sopranos Amanda Ayres, Maria Gerk e Tina França, o FELINI se alinha a uma tendência que busca maior inclusão na música clássica, enfrentando a notada desigualdade de gênero e de patrocínios do setor. Enquanto o estudo do Mapa dos Festivais aponta uma concentração de patrocínios na região Sudeste, com sua segunda edição e proposta de formato ampliado, o Festival Lírica de Niterói consolida-se como uma iniciativa que contribui para o desenvolvimento e a renovação dos festivais culturais no Brasil, o que reforça a importância do FELINI ao oferecer atividades gratuitas e acessíveis, formando novas plateias e impulsionando a economia cultural da cidade.

A soprano Tina França, uma das idealizadoras do FELINI, comentou sobre o impacto do evento: "Nossa missão é mostrar que o canto lírico é para todos. O sucesso desta edição prova que existe um público receptivo em Niterói e que a programação inclusiva é a chave para formar novas plateias e construir um legado cultural sustentável para a cidade".

O FELINI se posicionou como um ativo cultural estratégico para Niterói, gerando impacto econômico local e fortalecendo a imagem da cidade como um centro artístico. O sucesso da edição de 2025 do FELINI solidifica a marca do festival e o posiciona de forma estratégica para a captação de recursos. Com o mercado de festivais no Brasil movimentando anualmente até R$ 5 bilhões em patrocínios, o FELINI se apresenta como uma oportunidade de investimento em um evento que une artistas, impacto social e alinhamento com as pautas de diversidade e inclusão. Para a próxima edição, a organização planeja ampliar as parcerias para garantir a continuidade da missão de tornar a música lírica mais acessível, fortalecer a liderança feminina na produção cultural e continuar a construir uma marca de autoridade no cenário cultural brasileiro.

Com a proposta apresentada em sua segunda edição, o Festival Lírica de Niterói consolida-se como uma iniciativa que propõe novos formatos para os festivais culturais no Brasil, evidenciando o papel da arte na promoção da inclusão e do desenvolvimento.

anúncios patrocinados
Anuncio patrocinado