A Petrobras e o Ministério da Cultura – Governo Federal realizam o Tour Gastronômico Esquenta Curicaca 2025, uma iniciativa da Brasil Restaurant Week, viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e integrada à programação do Festival Internacional Curicaca.
O projeto começa nesta sexta-feira, 3 de outubro, e, em especial, sete bares da capital estão participando com drinks criados com preços até R$ 35, são eles: 313 Drinks, Caju Limão (Asa Norte e Sudoeste), Cambuí, Jamburita, O Canto e SS Gastrobar.
Ao todo 55 estabelecimentos estão participando incluindo 25 restaurantes, 10 cafés e 13 hamburguerias, que criaram receitas inéditas a partir de insumos típicos do Cerrado — como pequi, araticum, baru, buriti, mangaba, maracujá-do-cerrado e cajuzinho-do-cerrado.
Vamos as criações
O 313 Drinks (313 Sul) criou o Andorinha – White Rum, Umbu, Mix de cítricos, Gengibre, redução de Abacaxi e bitter de laranja com guarnição de zest de toranja com biscoitoitinho de baru (R$ 35);
Já o Caju Limão (202 Norte e Sudoeste), vai servir em suas duas unidades o drink BSB Sour – Vodka, redução de maracujá do cerrado com canela, suco de limão fresco, shrub de caju com noz-moscada, pó de canela e limão desidratado (R$ 34,90);
Enquanto o Cambuí (216 Norte), deu vida a quatro drinks: Piquito – Cocktail que leva Licor de Pequi Cristal Brasil, cachaça brasiliense Remedin Ouro Carvalho, limão, pimenta da casa e solução salina. Drink equilibrado que evidencia as notas florais do pequi além de leve picância da pimenta (R$ 34,90); Mangabeer – Cocktail que leva cerveja Cambuí Helles, cachaça brasiliense Remedin Ouro Carvalho, xarope de mangaba e limão. Refrescante, dulçor na medida e levemente cítrico (R$26,90); Elixir do Cerrado – Releitura do clássico Penicillin com base de cachaça brasiliense Remedin Jatobá do Cerrado, água de mel, limão e gengibre. Complexo, traz notas de madeira, picância e dulçor vindas do gengibre e mel, além de um leve cítrico que equilibra o drink (R$ 34,90); Macunaíma pérola – Releitura do novo clássico Macunaíma feito com cachaça brasiliense Remedin Prata, limão, Fernet e xarope de maracujazinho pérola do cerrado. Frutado, cítrico e com leve dulçor. (R$ 28,90);
Enquanto o Jamburita (714/715 Norte), decidiu apostar em um prato que explora bastante o cerrado e nossa brasilidade com o Ipê Amarelo: Camarão caipira com açafrão da terra na cama de creme de milho com cenoura e aipo, arroz com pequi, quiabo tostado e bacon crocante (R$ 80);
Já o O Canto (412 Norte) inovou e criou um verdadeiro menu Curicaca: Croqueta de milho verde empanada e aioli de urucum (R$32 – 5 unidades); Filé de pirarucu selvagem, farofa de castanha de baru, vinagrete de amora da estação (R$ 62); Brownie vegano com sorvete de maracujá do cerrado (R$ 32); Cajuzinho amigo: Cachaça Weber Haus Primavera, compota de cajuzinho do cerrado, limão (R$32); Pássaro Cigano: Cachaça Weber Haus Amburana, suco de abacaxi, Campari, xarope de maracujá, limão (R$ 30).
Por fim o SS Gastrobar (407 Sul) comandado pelo famoso micologista Gustavo Guedes criou três drinks, todos a R$ 35, são eles: Onça-Pintada – Gin, Purê de Maracujá com Baunilha do Cerrado, Limão Siciliano e Bitters (R$ 35); Capivarinha – Whisky Defumado, Cupuaçu com Mel de Jataí, Limão Siciliano e Gengibre (R$ 35); Macaco-Prego – Tequila 1800 com Infusão de Pimenta de Macaco, Cachaça, Redução de Seriguela com Amêndoas e Ginger Ale (R$ 35)
Demais estabelecimentos participantes
Restaurantes: Baco Pizzaria, Benita Paninoteca, Blás, Casa Baco (Brasília Shopping e CasaPark), Caminito Parrilla (Asa Sul, Asa Norte, Sudoeste e Águas Claras), Cerratto – Oscarito, Doma Rooftop, Dudu Bar, Iacina (Aliança Francesa), Kay Pacha, Le Vin, Mezanino da Torre de TV, Nazo Japanese Food (Asa Sul, Asa Norte, Sudoeste e Águas Claras), Rio Bistrô, Rota do Vinho, Verona, Villa Tevere e Zante.
Cafés: Antonieta, Café Castanho, Casa de Chás, Ernesto Café (Asa Sul, Asa Norte e Caixa Cultural), Glória Café, Sesi Lab Café, Vert Café (Asa Sul e Águas Claras).
Hamburguerias: Chapa Sanduberia, Geléia Burger (Asa Sul, Sudoeste e Águas Claras), Inforno (Asa Sul, Asa Nortes e Águas Claras), Páprica Burger (Asa norte, Asa Sul, Iguatemi Shopping e Lago Sul), T.T Burger e Vila Tarego.
“Queremos dar visibilidade ao talento local e mostrar que a gastronomia de Brasília é tão inovadora quanto qualquer outra indústria. Esse movimento não só celebra a riqueza do Cerrado, como também projeta o DF no mapa da inovação gastronômica”, destacam os organizadores do Festival Curicaca.
Sobre o Festival Curicaca
Em outubro, Brasília vai receber o Festival Curicaca, o maior encontro internacional de inovação e tecnologia da indústria que o Brasil já viu. Promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) em sintonia com diversos parceiros nacionais e internacionais, setor produtivo e instituições públicas, Curicaca vai conectar o Brasil no cerrado, tendo o Distrito Federal (DF) como um grande palco.
O festival vai acontecer de 7 a 11 de outubro, na Arena BRB Mané Garrincha, e contará com grandes palestrantes, shows, experiências imersivas, e gastronomia.
Mas por que Curicaca?
Essa ave típica do Cerrado é símbolo de mudança e renovação – canta para anunciar novos tempos. É justamente isso que o festival representa: transformação, criatividade, desenvolvimento e oportunidades.
Mais que sabores: identidade e capacitação
“A proposta do Tour vai além de destacar sabores regionais. É também uma oportunidade de refletir sobre a construção de uma identidade gastronômica brasiliense. Com criações ousadas, a iniciativa abre caminho para que, no futuro, receitas com cajuzinho, baru e pequi se consolidem como símbolos de Brasília para o Brasil e o mundo”, destacam os organizadores da Brasil Restaurant Week, Fernando Reis e Matheus Dantas.
Além da experiência para o público, o projeto também investe no fortalecimento do setor, oferecendo capacitação gratuita aos participantes em áreas como: Atendimento, gestão de equipe e experiência do cliente; Noções de harmonização de vinhos; Noções de harmonização de coquetéis.
Serviço
Tour Gastronômico Esquenta Curicaca
Quando: 3 a 23 de outubro de 2025
Para mais informações: https://curicaca.abdi.com.br/ e restaurantweek.com.br