Entre os dias 30 de setembro e 13 de outubro, a Biblioteca Nacional de Brasília recebe duas exposições inéditas que revelam a força da arte como ferramenta de inclusão e expressão para pessoas com e sem deficiência. Idealizadas e desenvolvidas pelo Instituto Olga Kos – organização sem fins lucrativos, que desenvolve projetos artísticos, esportivos e científicos para crianças, jovens, adultos e idosos com ou sem deficiência ou em situação de vulnerabilidade social – as exposições ocuparão dois andares do prédio.
No segundo andar, o público encontrará a exposição intitulada “Reminiscências”, resultado do projeto “Memórias Inclusivas” e fruto da Lei de Incentivo à Cultura. “Apresentamos um percurso de investigações sobre o “eu”, por meio de desenhos, pinturas e colagens de autorretratos e um vídeo-poema que convida o público a assistir aos depoimentos dos participantes sobre memórias significativas que marcaram, e ainda marcam, suas vidas”, afirma Débora Hermann, Curadora e Supervisora Artística do Olga .
Já no terceiro andar, estará em cartaz a exposição “Do real ao imaginário”, oriundo do projeto “Mãos Criativas”, realizado com participantes do próprio Distrito Federal e fruto de emenda parlamentar do Ministério da Cultura. “Nela, os visitantes poderão apreciar obras fotográficas capturadas pelos participantes do projeto, posteriormente transformadas em composições únicas por meio de intervenções artísticas com diferentes materiais e técnicas”, ressalta Hermann.
Para a curadora e supervisora artística do Olga, cada exposição é também um convite à reflexão e ao diálogo com a diversidade. “A arte abre caminhos de pertencimento e cria oportunidades para que pessoas com deficiência possam expressar seus talentos, suas visões de mundo e suas histórias. É uma forma de valorizar o potencial criativo de cada indivíduo e, ao mesmo tempo, sensibilizar toda a sociedade”.
A abertura de ambas as exposições acontece no dia 30 de setembro, às 14h. As exposições são gratuitas e prometem inspirar visitantes a ampliarem seus horizontes e possibilidades artísticas.
Serviço
Exposição Reminiscências
De 30 de setembro a 13 de outubro de 2025
Biblioteca Nacional de Brasília
De segunda a sexta-feira das 8h às 22h; sábado e domingo das 8h às 14h.
Entrada Gratuita
Exposição Do Real ao Imaginário
De 30 de setembro a 13 de outubro de 2025
Biblioteca Nacional de Brasília
De segunda a sexta-feira das 8h às 22h; sábado e domingo das 8h às 14h.
Entrada Gratuita
Sobre o Instituto Olga Kos
Fundado há 18 anos, é uma organização sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Desenvolve projetos artísticos, esportivos e científicos para atender, crianças, jovens, idosos e adultos com deficiência e abre espaço para pessoas em situação de vulnerabilidade social, proporcionando trocas de experiências e inclusão.