Fenômenos Academy inicia 2ª edição de 2025 com mais de 500 inscrições no país

Fenômenos Academy inicia 2ª edição de 2025 com mais de 500 inscrições no país
Fenômenos Academy inicia 2ª edição de 2025 com mais de 500 inscrições no país

A Fundação Fenômenos inicia neste mês nova etapa da 2ª edição do Fenômenos Academy 2025, seu principal programa de formação e impulsionamento exclusivo para lideranças sociais. Com mais de 500 inscrições, de 27 estados do País nessa nova fase, a iniciativa é voltada a lideranças de OSCs, coletivos e movimentos sociais que participarão de uma jornada estruturada com capacitação, mentoria especializada, workshops e oportunidade de aporte financeiro livre da Fundação Fenômenos. 

As entidades selecionadas terão acesso ao desenvolvimento de habilidades voltadas ao fortalecimento institucional, incluindo gestão, comunicação e captação de recursos. O Fenômenos Academy busca ampliar o impacto social de iniciativas que já transformam realidades em diferentes regiões do país. 

Desde a sua instituição, em 2010, a Fundação Fenômenos já apoiou mais de 90 lideranças, impactando diretamente mais de 190 mil pessoas no país — visando promover protagonismo local e contribuir para um Brasil mais justo. 

Reconhecimento da 1ª edição de 2025 

No dia 30 de julho, a Fundação Fenômenos anunciou os vencedores da 1ª edição do Fenômenos Academy 2025, em dois dias de encontros presenciais na Casa da Cultura do Parque e na Galapagos Capital. As 10 lideranças sociais finalistas passaram por uma jornada imersiva com experiências de autoconhecimento com o ID-X – Experiências de Desenvolvimento Interior.  

O processo foi encerrado com a apresentação dos projetos em formato de elevator pitch para uma banca avaliadora formada por Diego Hypólito do Instituto Hypólito, Rafael Ferreira do Mirante Cultural e Anderson Carlos Nogueira Oriente, professor da IFRJ. Os selecionados foram:  

  • 1º lugar: Instituto Zwanga Impacto Social (Macapá/AP) – projeto de formação em empreendedorismo para mulheres pretas e periféricas da Amazônia; 
  • 2º lugar: Associação Barraca da Amizade (Fortaleza/CE) – atuação na prevenção de ISTs, HIV e hepatites por meio de um chatbot no WhatsApp;  
  • 3º lugar: Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Perdões e Região (Perdões/MG) – desenvolvimento de ações voltadas à população idosa. 

Impacto social pelo Brasil afora  

Rejane Soares, do Instituto Zwanga Impacto Social, destacou a importância do reconhecimento: “Chegar até aqui é muito vitorioso, pois estamos representando uma grande parcela da população que são as mulheres pretas do Brasil.” 

Brendo Rodrigues, da Associação Barraca da Amizade, celebrou o impacto do prêmio: “Agora conseguiremos contar com profissionais de desenvolvimento para ampliar e melhorar a BRI, uma IA criada pela ABA em parceria com www.iAfro.digital.” 

Já Jucilaine Wivaldo, da Associação dos Aposentados, reforçou o propósito da entidade: “Por meio do Academy, tivemos clareza de que nosso trabalho realmente gera impacto na comunidade em que atuamos.” 

Durante o evento, Celina Locks, presidente do conselho curador da Fundação Fenômenos, participou por live e parabenizou os finalistas: “Vocês são realmente nossos fenômenos.” 

O presidente de honra, Ronaldo Nazário, também enviou sua mensagem durante a live: “O propósito da Fundação Fenômenos é proporcionar ajuda para que vocês deem um salto maior na carreira.” 

Para saber mais detalhes do programa Fenômenos Academy, basta acessar a landing page fenomenosacademy.org e ficar por dentro das próximas edições. 

anúncios patrocinados
Anuncio patrocinado