Startup SIM! Cerveja integra hub tecnológico de Campinas

Startup SIM! Cerveja integra hub tecnológico de Campinas
Startup SIM! Cerveja integra hub tecnológico de Campinas

Impulsionada pela concentração de alto número de cientistas formados pelas universidades e de empreendedores dispostos a criar produtos e empresas inovadoras, Campinas se consolidou como um dos mais importantes hubs de startups no Brasil. Com 174 negócios registrados, a cidade ocupa a segunda posição no Estado de São Paulo em número de empresas voltadas para a inovação, segundo dados do Sebrae Startups Report São Paulo 2024.

Nomes como iFood, Quinto Andar e CI&T — com negócios expandidos para os Estados Unidos — nasceram em Campinas, dentro da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A Sim! Cerveja, fabricante nacional de cerveja 100% sem álcool, trilha o mesmo percurso das empresas-filhas da Unicamp e co-irmãs.

Fundada em 2022 por um grupo de empresários, tendo à frente David Figueira, sócio-fundador e diretor de operações da spin-off criada dentro da Cervejaria Cogumelo, a startup projeta crescimento neste ano de 2025, apoiada em produtos de qualidade, abertura de novos pontos de venda, especialmente no varejo, e pelo aumento do consumo de bebidas sem álcool.

Figueira, formado em Física, mestre e doutor pela Unicamp e ex-presidente-executivo do Unicamp Ventures, ressalta a importância de Campinas e região como berço de incubadoras de sucesso. “A presença das universidades, como a Unicamp, estimula o conhecimento e a vontade dos alunos e ex-alunos a criarem negócios inovadores, disruptivos e escaláveis no Brasil e no mundo”, ressalta.

A ideia de se fazer cerveja sem álcool com DNA nacional foi inspirada na empresa americana Athletic Brewing Co., conta Figueira. “Venho acompanhando-os desde o seu surgimento, em 2017, e a revolução que eles vêm causando”, acrescenta.

“Em 2022, fui convidado para uma palestra onde deveria abordar alguns desafios técnicos/científicos que eu tinha dentro de nossa incubadora de cervejarias, a Cervejaria Cogumelo. E a ideia voltou com uma inspiração vinda de uma senhora presente na plateia que perguntou: “Se vocês têm todas essas tecnologias para fazer cervejas, por que não fazem uma cerveja boa sem álcool?”.

No ano seguinte, após muitas pesquisas, testes e investimentos em tecnologias, os primeiros rótulos da Sim! Cerveja saíam das linhas de produção para o e-commerce próprio e alguns pontos de venda. Nestes quatro anos, foram mais de 15 prêmios nacionais e internacionais conquistados. O último foi neste ano, no World Beer Cup, a Olimpíada das Cervejas, nos Estados Unidos, onde conquistou o Ouro concedido pelos jurados na sua categoria.

Figueira lembra que a aposta na produção de uma cerveja sem álcool aconteceu em um período em que o mercado internacional já vinha em ascensão e no Brasil dava sinais de expansão. Hoje, o país é o segundo mercado mundial em volume de consumo de cervejas sem álcool, atrás apenas da Alemanha.

“Esse aumento na procura por cervejas sem álcool é resultado da mudança de comportamento das pessoas de diversos nichos, como o consumidor tradicional, jovens e esportistas, que priorizam melhor qualidade de vida e menor consumo de álcool”, afirma.

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