A Taxa Selic vai subir a 13,25% ainda nesta semana, o maior patamar em 17 meses

Será o quarto aumento consecutivo e a primeira reunião do Copom com o novo presidente do BC, Gabriel Galípolo, no comando

 

O Copom (Conselho de Polícica Monetária), do BC (Banco Central), começa nesta terça-feira (28) a reunião que poderá decidir pela elevação da taxa básica de juros da economia brasileira em 1 ponto percentual, passando dos atuais 12,25% para 13,25% ao ano.

Com a escalada do dólar e da inflação, o Banco Central intensificou o aumento da Selic para conter o consumo e o aumento de preços.

Com isso, a taxa volta ao patamar registrado em agosto de 2023, na quarta alta consecutiva, desde setembro. O encontro termina na quarta-feira (29), com o anúncio da nova taxa. É a primeira reunião do ano e também a primeira com o novo presidente do BC, Gabriel Galípolo, no comando.

No fim do ano passado, o BC não só elevou a taxa para 12,25% ao ano, como também indicou que deve subir novamente no começo de 2025.

A Selic é o principal instrumento para controlar o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). Juros mais altos encarecem o crédito e desestimulam a produção e o consumo. No entanto, taxas maiores dificultam o crescimento econômico.

No último Boletim Focus, a mediana para taxa básica de juros (Selic) ficou estável em 15% para o fim de 2025, pela segunda semana consecutiva. Já a projeção de inflação do país para 2025, subiu de 5% para 5,08%

“Os dados sinalizam que houve uma leve piora no cenário para a inflação. Isso porque a alta nas expectativas para a Selic ao final deste e do próximo ano foram insuficientes para conter uma nova rodada de deterioração das expectativas de inflação”, afirma em nota a equipe econômica do C6 Bank, liderada pelo economista Felipe Salles.

O Comitê deve manter a indicação de realizar uma nova elevação de 1 ponto percentual ainda na reunião de março. “Acreditamos, por ora, que o BC deve fazer mais duas elevações nos juros, além das já sinalizadas, até o meio do ano e, com isso, a Selic deve terminar o ano em 15%. Projetamos que a Selic se mantenha nesse patamar até o fim de 2026″, afirma o texto.

Gustavo Sung, economista-chefe da Suno Research, acredita que a taxa de juros alcance o pico de 15,25% ao ano em junho. “Além disso, devido às incertezas, não prevemos cortes na Selic em 2025. Para 2026, estimamos 13,5% ao ano”, afirma.

Histórico

Após passar um ano em 13,75% ao ano, entre agosto de 2022 e agosto de 2023, a taxa teve seis cortes de 0,5 ponto e um corte de 0,25 ponto, entre agosto do ano passado e maio deste ano. Nas reuniões de junho e julho, de 2024, o Copom decidiu manter a taxa em 10,5% ao ano, começando a aumentar a Selic na reunião de setembro, quando a taxa subiu 0,25 ponto.

Em novembro, a elevação foi de 0,50, passando para 11,25%. , e chegou a 12,25% ao ano em dezembro, com alta de 1 ponto percentual.

Entenda a Selic

A taxa básica de juros é uma forma de piso para os demais juros cobrados no mercado. Ela serve como o principal instrumento do BC para manter a inflação sob controle, perto da meta estabelecida pelo governo. Isso acontece porque os juros mais altos encarecem o crédito, reduzem a disposição para consumir e estimulam alternativas de investimento.

Quando o Copom aumenta a Selic, o objetivo é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Já quando os juros básicos são reduzidos, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo.

A Selic é usada nos empréstimos entre bancos e nas aplicações que as instituições financeiras fazem em títulos públicos federais.

É a taxa Selic que os bancos pagam para pegar dinheiro no mercado e repassá-lo em empréstimos ou financiamentos. Por esse motivo, os juros que os bancos cobram dos consumidores são sempre superiores à Selic.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Times.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.