Será que desta vez acerta? Um Asteroide de 4km faz a sua aproximação mais próxima da Terra em mais de um século

O asteroide 887 Alinda tem 4,2km de diâmetro, o que equivalente à largura da ilha de Manhattan, em Nova York. Aproximação será transmitida pelo YouTube

A partir da noite desta quarta-feira (8/1), a Terra receberá a visita mais próxima em 100 anos do Asteroide 887 Alinda. O objeto astronômico chegará tão perto que poderá ser observado com a ajuda de equipamentos.

Classificado como um asteroide próximo à Terra (NEA), Alinda foi descoberto pelo astrônomo alemão Max Wolf em 1818. Embora os asteroides possam variar de tamanho, Alinda apresenta uma grandeza rara, totalizando 4,2 quilômetros de diâmetro — comparável à largura da ilha de Manhattan.

Segundo o Virtual Telescope Project, Alinda é um dos cinco maiores asteroides a se aproximar da Terra em uma distância menor de 15 milhões de quilômetros até 2200. Resultado de simulações que calculam a probabilidade de colisão indicam que ele não é considerado potencialmente perigoso por não orbitar em curso com a Terra.

Como comparação, a distância entre a Terra e o Sol é calculada em uma Unidade Astronômica (UA), e o asteroide estará em 0,082220 UA. Embora possa parecer assustadoramente próximo, são 12,3 milhões de quilômetros de distância, 32 vezes da Terra até a Lua.

Nos próximos 10 dias, o objeto permanecerá brilhante no céu. O Virtual Telescope Project exibirá uma transmissão ao vivo da chegada de Alinda, entre hoje e domingo (8 e 12/1), a partir das 17h30, quando atingirá o pico de brilho.

Com a ajuda de um binóculos ou um telescópio, pode-se observar o asteroide principalmente no hemisfério norte, próximo as constelações de Órion e Gêmeos. Após 2025, Alinda só se aproximará da Terra em janeiro de 2087, atingindo 0,166633 UA de distância.

Confira a transmissão ao vivo a partir das 17h30:

 

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.