Denúncia: Fornecedores de Próteses do Hospital HEAPA Sofrem com Falta de Pagamento em Ano Eleitoral

 

GOIÂNIA, 26 de agosto de 2024 – A situação financeira de uma empresa fornecedora de próteses para o Hospital HEAPA está se tornando insustentável devido à falta de pagamento por parte do IGH – Instituto De Gestão e Humanização. A empresa, que prestou serviços essenciais ao hospital, afirma estar enfrentando uma dívida acumulada que ultrapassa meio milhão de reais, mesmo após o IGH ter recebido os repasses da Secretaria de Saúde.

A denúncia foi feita por um funcionário da empresa, que expressou sua indignação ao relatar as irregularidades: “Nossa empresa foi contratada pelo IGH, que, por sua vez, foi contratado pela Secretaria de Saúde para o fornecimento de próteses. O IGH é responsável por pagar a empresa e, apesar de receber os repasses da Secretaria, não está pagando os fornecedores. Já prestamos o serviço, o contrato já se encerrou, e estão deixando dívidas como a nossa, sem pagamento.”

Documentos apresentados mostram várias tentativas frustradas da empresa em receber os valores pendentes. “Vejam que existem várias tentativas da empresa de receber os valores, mas sem sucesso,” afirmou o denunciante. Ele destaca ainda que a falta de pagamento pode impactar diretamente no atendimento à população: “Quem fica prejudicado com essa falta de pagamento é a população da cidade. Teremos que suspender o atendimento em algumas unidades até o pagamento dos valores.”

Documentos apresentados pela denunciante;

09-MEMO SINTESE 063-2024_SES-GO SINTESE_notificação extrajudicial_igh_ 06-MEMO SINTESE 057-2024_SES-GO 07-MEMO SINTESE 058-2024_SES-GO 12-MEMO SINTESE 074-2024_SES-GO

A situação é ainda mais preocupante em um ano eleitoral, quando a gestão pública está sob intenso escrutínio e promessas de melhorias na saúde são frequentemente feitas pelos candidatos. “Como podemos continuar fornecendo materiais com um rombo desses em nosso caixa? Já fomos informados na Secretaria de Saúde que os valores foram repassados ao IGH,” disse o funcionário.

A denúncia levanta questões sérias sobre a gestão dos recursos públicos e a responsabilidade das instituições envolvidas na saúde pública do estado de Goiás. A comunidade aguarda respostas e soluções para essa crise que afeta diretamente o atendimento médico na região em um momento tão crítico.

Resposta da Secretaria de Saúde de Goiás:

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) esclareceu que realiza regularmente os pagamentos às organizações sociais, conforme definido nos ajustes contratuais, para que estas possam cumprir com as obrigações assumidas na gestão das unidades de saúde, incluindo o pagamento de encargos trabalhistas, previdenciários, fiscais e comerciais. A Secretaria ressaltou que a contratação de serviços de terceiros e fornecedores, bem como o pagamento pelos serviços prestados, é de responsabilidade das entidades gestoras.

Resposta do IGH:

Procurado pela nossa equipe, o Instituto de Gestão e Humanização (IGH), responsável pela administração do hospital, não respondeu aos nossos questionamentos até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto para que o IGH possa se manifestar sobre as denúncias e esclarecer as medidas que estão sendo tomadas para resolver a situação.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.