A nova Reforma do ensino médio foi aprovada com texto final da Câmara

As principais modificações feitas no Senado não foram acatadas pelos deputados

 

O texto substitutivo ao Projeto de Lei (PL) nº 5230/2023, de autoria do deputado Mendonça Filho (União-MG), foi aprovado nesta terça-feira (9/7) na Câmara dos Deputados. A votação foi realizada por orientação de bancada, formando 126 votos contrários ao texto e 302 favoráveis.

O PL recebeu alterações no Senado, como a inclusão do espanhol como disciplina obrigatória, a definição de 70% da grade curricular para disciplinas obrigatórias e 30% para o itinerário formativo e também previa 2.400 horas de formação comum para todas as modalidades de ensino.

O texto segue agora para sanção presidencial.

No entanto, apesar de Mendonça defender que acatou 50% das mudanças do Senado, todas essas alterações foram retiradas.

Assim, manteve-se as 2.100 horas de formação comum para o ensino médio técnico e 2.400 para as outras modalidades; o espanhol segue optativo e não há definição sobre qual porcentagem do ensino deve ser de disciplinas obrigatórias e de itinerário formativo.

Voltou também ao texto a possibilidade de validar o trabalho como atividade extra curricular – questão vista pela oposição como validação do trabalho infantil. Segue também no PL a manutenção do notório saber, que permite a contratação de pessoas que provem entender do conteúdo, mesmo sem ter a formação adequada.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.