Festival Haynna e os Verdes apresenta 5ª edição em quilombo urbano na Ceilândia

Evento contará com artistas periféricos e celebra a negritude e diversidade

Prethais (1).jpeg

A baiana Prethaís é destaque na programação do festival Haynna e os Verdes. Foto: Divulgação

Festival Haynna e os Verdes está de volta e chega a sua quinta edição nos dias 2 e 3 de dezembro, sempre às 16h, e se realizará no quilombo urbano Casa Akotirene, localizado em Ceilândia Norte (QNN 23 conjunto J casa 35, próximo a escola CF10 e a estação Ceilândia Norte). A escolha do espaço não foi mera coincidência e vai de encontro aos valores que o festival promove em suas edições: diversidade e a celebração do povo periférico.

A Casa Akotirene tem como premissa ser um local de resistência preta, feminina e LGBTQIA+. Há 5 anos Casa se tornou um  espaço para concretizar ações e dialogar com a comunidade negra local, para construir suas próprias narrativas e desenvolver uma identidade afro-brasileira. O quilombo hoje é um espaço de troca de saberes e acolhimento para as pessoas que se encontram desassistidas pelo governo.

“Com certeza é uma grande honra para a Casa Akotirene receber este festival, que tem uma história e uma trajetória super importante para Brasília, que reúne um público diverso, que fala de amor, que fala de resistência e tem tudo a ver com o nosso espaço. É também uma oportunidade para a nossa comunidade de conhecer todos esses artistas, em especial a Haynna, que chegou aqui no DF e criou toda a sua história. A Haynna que é nordestina, a nossa casa que é nordestina, então já estamos muito felizes de realizar isso. Esta também é uma oportunidade para o público do festival conhecer o nosso quilombo, temos certeza que será uma troca muito rica”, conta Joice Marques coordenadora geral da Casa Akotirene.

Ane Êoketu_Ester Cruz__Easy-Resize.com.jpg

Ane Êoketu é percussionista, cantora e compositora. Nasceu em Aracaju, no estado de Sergipe, mas cresceu na região de São Sebastião, periferia do Distrito Federal. Foto: Esther Luz/Divulgação.

No dia 2 de dezembro, o Festival Haynna e os Verdes conta com os shows de DJ Kalectra (DF), Mic Dias (DF), Prethaís (BA), Ane Êoketu (SE), Negra Eve (DF) e apresentação de Maria Paula Andrade. Diretamente da Bahia, a cantora Prethaís mostra o show de seu mais recente EP, “Poesia Preta” (2022), marcado pela fusão de ritmos afro-diásporicos como pagodão, trap, R&B e afrobeats. Ela entrega performances coletivas multilíngues que celebram a ancestralidade e a pluralidade, combinando uma energia contagiosa com uma visão inovadora e afrofuturista que transcende as fronteiras musicais, unindo o passado e o futuro em um balanço único e envolvente. Outro destaque da programação é Negra Eve que fecha o dia com muito Dancehall, Black Music, Reggae, R&B, Rap e SoundSystem e tem mais de dez anos de atuação e é referência nos SoundSystems da cidade.

Taliz - fotos Thaís Mallon (3) - Talíz_Easy-Resize.com.jpg

Prata da Casa, Talíz é uma das vozes da nova geração de artistas que surgem na capital. A cantora faz referência ao funk/soul e hip-hop. Foto: Thaís Mallon/Divulgação.

No dia 3 de dezembro, a programação ficará por conta de DJ Lunary, Dark Style, Talíz, Marlene Souza Lima e Flor Furacão, já a apresentação é de Lu FerreiraMarlene Souza Lima é guitarrista, violonista, compositora e arranjadora e vai trazer a improvisação do jazz para o Festival Haynna e os Verdes. Recentemente esteve no palco do Festival Jazz Instrumental promovido pelo SESC SP. Neste show estará acompanhada dos músicos Anco Marcos no baixo e Sidney Campos na bateria e traz no repertório músicas autorais com pitadas de jazz em ritmos brasileiros e releituras de temas consagrados da música instrumental. Quem fecha a programação do festival é Flor Furacão, cantora, compositora, pianista, arte educadora, atriz e produtora musical, que canta forró jazz. O espetáculo e estilo criados por Flor Furacão com bastante predominância de ritmos brasileiros nordestinos, traz choro, samba, forró,  música de Tradição Oral e de Terreiro, Jazz, Bossa Nova e MPB.

Nos dois dias, a banda que dá nome ao evento, a Haynna e Os Verdes também estará no palco mostrando seus rock e blues. Formada em 2013, atualmente, a Haynna e Os Verdes é integrada, por Haynna (vocais), Ricelly Lopez (guitarra), Rian Sodré (baixo), Jhonata Morais (bateria) e Daniela da Silva (teclado) e no palco apresenta canções do álbum homônimo lançado em 2018, além de novas canções e versões.

A quinta edição do Festival Haynna e os Verdes foi contemplado pelo Fundo de Apoio a Cultura (FAC) do Governo do Distrito Federal.

Imagem do WhatsApp de 2023-11-21 à(s) 14.27.06_d314e9bc.jpg

Serviço:

5ª Edição Festival Haynna e os Verdes

Local: Casa Akotirene

Endereço: QNN 23 conjunto J casa 35, Ceilândia Norte, próximo a escola CF10 e a estação Ceilândia Norte

Data: 2 e 3 de dezembro

Horário: a partir das 16h

Classificação indicativa: Livre

Gratuito e Aberto para todos os públicos

02/12

Apresentadora: Maria Paula Andrade

Dj Kalectra

Mic Dias

Prethaís

Ane Êoketu

Haynna e os Verdes

Negra Eve

03/12

Apresentadore: Lu Ferreira

Dj Lunary

Dark Style

Talíz

Marlene Souza Lima

Haynna e os Verdes

Flor Furacão

anúncios patrocinados
Anuncio patrocinado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.