As temperaturas podem ficar até 5ºC acima da média até sexta-feira (10/11). Entretanto, o calor pode persistir e até mesmo se intensificar
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quinta-feira (9/11), alerta de perigo em cinco estados por causa de uma onda de calor. As temperaturas podem ficar até 5ºC acima da média até amanhã (10). Entretanto, o calor pode persistir, e até mesmo se intensificar, também na próxima semana.
O alerta amarelo emitido pelo Inmet vale para São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Nos estados da região Centro-Oeste, as temperaturas máximas devem superar os 42°C.
“A partir do sábado (11), se a situação persistir, o aviso de onda calor será atualizado e poderá se expandir ou até mesmo ter o seu nível de severidade alterado”, explica o Inmet.
No Distrito Federal, na próxima semana, os brasilienses também vão enfrentar temperaturas elevadas. Os termômetros devem ultrapassar a marca dos 30°C e a umidade continuará baixa. O cenário é ocasionado pela baixa pressão atmosférica que favorece a formação de uma massa de ar quente na parte central do Brasil.
Recorde global de calor
O mês passado foi o outubro mais quente já registrado no planeta ao alcançar 1,7°C a mais do que a média para o período de 1.850 a 1.900, nível pré-industrial. Desde janeiro, a temperatura média do planeta é a mais quente já registrada para os primeiros 10 meses do ano, sendo 1,43°C acima da média.
Nesse sentido, o ano de 2023 caminha para ser o mais quente já registrado. No entanto, o calor pode ser ainda mais intenso no próximo ano. A onda de calor, associado a outros eventos climáticos extremos, está relacionada com o fenômeno El Niño e as contínuas emissões de gases de efeito estufa em atividades humanas.