No Dia do Médico, CEUB celebra 10 Anos do Curso de Medicina com Congresso

 

Ação marca ciclo de contribuição do curso para a área de saúde do DF, com programação que aborda avanços na medicina atual

Com a presença de estudantes, profissionais de saúde e a comunidade médica do Distrito Federal, o Centro Universitário de Brasília (CEUB) comemorou, nesta quarta-feira (18), o 10º aniversário de seu Curso de Medicina com solenidade que abriu o I Congresso Acadêmico Médico do CEUB: Inovação em Saúde. O evento, que segue até 21 de outubro, celebra, no Dia do Médico, a contribuição de uma década de excelência acadêmica em medicina. A cerimônia foi acompanhada por convidados e autoridades médicas da região.
Cumprimentando a todos pela iniciativa, o representante da reitoria, Mário Lúcio, destacou que a medicina exige empatia, vocação, comprometimento e atualização. “Estamos felizes por realizar um congresso que celebra as mais recentes inovações. É mais uma oportunidade de aprimoramento da comunidade acadêmica e dos estudantes, apaixonados e incansáveis”, celebrou destacando o compromisso do CEUB com a excelência.
O coordenador do curso de Medicina do CEUB, Neulânio Oliveira, provocou a reflexão sobre a importância da comunicação e da empatia na medicina. Ele detalhou as três grandes metas do cuidado com o paciente: identificar e perceber a perspectiva do paciente, entender o contexto social e definir os objetivos de forma compartilhada. “Quando atingimos essas metas, realizamos um cuidado verdadeiramente centrado no paciente e o caminho é investigar pela anamnese”, explicou.
Renata Uchoa, professora que atua na Simulação Realística, apresentou o projeto do CEUB que foi premiado no 61º Congresso Brasileiro de Educação Médica. Intitulado ‘Diferentes Cenários de Atendimento à saúde com a técnica de Simulação Realística’. A iniciativa envolve a realização de aulas que simulam situações de emergência com a participação de atores. “Embora pensemos em laboratórios ou ambulatórios padronizados, a flexibilidade das encenações nos permite explorar as diferentes situações que os médicos enfrentam no cotidiano. O Labocien se esforça para que os alunos saiam preparados para lidar com essa diversidade”, classificou Renata.
Também estiveram presentes na solenidade a pró-reitora Acadêmica, Lúcia Maria Lopes, o diretor Acadêmico, Carlos Alberto da Cruz, além da diretora da FACES, Dalva Guimarães dos Reis. Ao longo de quatro dias, o I Congresso Acadêmico Médico do CEUB vai explorar avanços de ponta na área médica, por meio de palestras, workshops, minicursos, apresentação de trabalhos, premiações e oportunidades de networking. Interessados podem conferir a programação e garantir as inscrições neste link.
Serviço:
I Congresso Acadêmico Médico do CEUB (ICMC): Inovação em Saúde
Data: 18 a 21 de outubro de 2023
Local: campus Asa Norte do CEUB (SEPN 707/907, Brasília/DF)
Inscrições e programação: https://doity.com.br/congressomedicoceub
anúncios patrocinados
Anuncio patrocinado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.