Organizações apostam na modernização de processos e isso vai exigir novas habilidades

Segundo pesquisa da McKinsey, menos de 20% das organizações alcançam todo o potencial da automação de processos

A automação de processos avança rapidamente ao redor do mundo e diversos segmentos de negócio investem em soluções tecnológicas para a melhoria de seus processos e estruturas.

Entre as principais dores de clientes tanto do setor público quanto privado, está a automação de processos, de maneira que possa ser amplamente compreendida entre todos os times e que se torne escalável à medida que surjam novas tecnologias ou que sejam atualizadas.

José Antonio de Queiroz, gerente de projetos de automação na Plano Consultoria Empresarial, com ampla experiência em BPM (Business Process Management) e em gestão pública, compartilha que desafios simples como falta de conhecimento do fluxo de trabalho, dificuldade de integração entre soluções de software, dentre outros, têm sido enfrentados pela Plano quanto à automação de processos:

“E isso tem sido feito sempre com foco nas Pessoas, nos Processos e nas Tecnologias, base da disciplina de Gestão por Processos (BPM)”, ressalta.

Atrelado a isso, ele pontua que dentro do conceito de Planejar, Executar, Verificar e Ajustar (PDCA), têm sido elaborados projetos que nos permitem ter uma visão global das necessidades:

“Desde as aberturas das solicitações (seja por parte dos clientes, cidadãos, parceiros ou fornecedores) até a entrega final, o que permite a rastreabilidade, gestão e monitoramento de toda a tramitação dos processos e documentos”, acrescenta.

Potencializando resultados por meio da automação de processos de negócio

Para a plataforma de automação inteligente de processos,  Lecom Tecnologia, a automação de processos é uma estratégia para digitalizar trabalhos manuais, tornando os fluxos de trabalho mais simples, rápidos e assertivos.

E enquanto por muitos anos foi espalhada a ideia de que a automação “substituiria” o trabalho humano, hoje se entende o quanto novas tecnologias permitem um melhor direcionamento aos profissionais, além de sua valorização, afinal, quando tarefas repetitivas são eliminadas, os profissionais podem se concentrar em atividades mais complexas, ligadas às habilidades técnicas e comportamentais (hard skills e soft skills).

Os benefícios da automação de processos são indiscutíveis e vale lembrá-los:

Redução de custos

 

Quando tarefas repetitivas são eliminadas, reduzindo a intervenção humana, a organização ganha em agilidade, os processos operacionais se tornam mais fluídos, diminui consideravelmente as taxas de retrabalho e obviamente obtém retorno quanto à economia de recursos.

Padronização de processos

Por meio da adoção de novas ferramentas, isso garante que haja um fluxo de trabalho organizado, com etapas pré-definidas para cada atividade, proporcionando melhor ritmo nos processos.

Tem sido recorrente entre as organizações a implantação de recursos de visualização em tempo real como é o caso dos dashboards em que a equipe consegue visualizar as atualizações no exato momento em que ocorrem, o que favorece o alinhamento de informações.

Centralização das informações

Potencializar resultados com a automação de processos é intrínseco à possibilidade da centralização de informações e documentos importantes para a organização.

Para isso, a tecnologia de cloud ou armazenamento em nuvem, favorece a consulta, edição e compartilhamento de arquivos de qualquer dispositivo conectado.

Decisões assertivas

Quando se utiliza tecnologias de geração de relatórios, de fluxo de trabalho ou demais tecnologias, dados são reunidos, o que impacta diretamente em tomadas de decisão que sejam mais assertivas para que melhores resultados ocorram.

Competitividade

Todas essas características contribuem para que a organização se destaque em seu segmento de atuação e para que possa aumentar o nível competitivo entre os seus concorrentes.

Menos de 20% das organizações alcançam todo o potencial da automação de processos, segundo pesquisa da McKinsey

Pesquisa divulgada em 2022 pela McKinsey trouxe este dado relevante quanto à automação de processos.

A maioria dos entrevistados se mostrou positiva quanto à automação de pelo menos um quarto das tarefas de suas organizações nos próximos cinco anos, e menos de 20% afirmaram que suas empresas já escalaram tecnologias de automação em vários setores do negócio.

Potencializar resultados com a automação de processos inclui a complexidade de mais do que adotar novas tecnologias, incorporar novos esforços para que estes recursos sejam devidamente assimilados pelos profissionais e por todas as esferas do negócio.

A análise mostrou que menos de 20% alcançaram todo o potencial da automação e a maioria dos entrevistados apontou como o maior desafio para a implementação em suas estruturas, compreender as oportunidades de automação.

Além disso, desafios como o gerenciamento de novas tecnologias de automação e fazer concessões entre automação e outras prioridades dos líderes, também foram mencionados. O orçamento não foi apontado como um empecilho, já que apenas 5% dos gestores participantes apontaram essa problemática.

Enquanto a automação de processos se torna um dos principais projetos de implementação entre as organizações, fala-se no quanto essa mudança fará com que a demanda por novas habilidades profissionais aumente.

― 75 % das empresas participantes da pesquisa que estão em processo de teste da automação, afirmaram que nos próximos dois anos suas organizações exigirão habilidades cognitivas mais avançadas, como, por exemplo, habilidades quantitativas e estatísticas, pensamento crítico e gerenciamento de projetos.

A automação não apenas transforma processos e garante maior fluidez às organizações, mas também desafia os profissionais a aperfeiçoarem suas habilidades para um futuro, que já está ocorrendo, que exigirá mais da capacidade criativa e analítica humana.

anúncios patrocinados
Anuncio patrocinado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.