Quais as principais tendências em Inteligência de Mercado para 2024?

Segundo pesquisa, são produzidos por dia 2,5 milhões de terabytes e entre 60% e 73% das informações não entram nas análises das empresas

Estamos vivendo na era em que os dados norteiam as decisões e isso tem influenciado diretamente no relacionamento entre gestores e colaboradores.

Aliás, os dados, principal matéria-prima da inteligência de mercado, representam a commodity mais valiosa do mundo. Segundo o INC, temos 2,5 milhões de terabytes de dados por dia e entre 60% e 73% das informações não entram nas análises das empresas.

Plano Consultoria Empresarial é uma empresa que atua junto a grandes organizações do setor público e privado na implementação da transformação digital em todos os desdobramentos presentes nessa demanda.

Vivemos em um contexto de enorme quantidade de dados em meio à complexidade de como interpretá-los da melhor maneira para a criação de estratégias cada vez mais assertivas que apontem um caminho de expansão no mercado.

Principais tendências em inteligência de mercado para 2024

Essas foram as principais tendências em inteligência de mercado em 2023 e que seguem como referência em investimento e implementação por parte das organizações no próximo ano.

Big Data Analytics

Independentemente do perfil de negócio, o Big Data é uma ferramenta poderosa, dentre as principais vantagens no investimento nessa tendência, estão:

  • Identificação de novas oportunidades de mercado;
  • Inovação;
  • Tomadas de decisões mais assertivas;
  • Melhor compreensão sobre as necessidades dos clientes;

Entre outras.

Com a devida interpretação dos dados, é possível às empresas se anteciparem aos movimentos de mudança.

Governança de Dados

A governança de dados se refere a uma disciplina que apoia o gerenciamento de dados. Por meio da governança, é possível alinhar pessoas, processos e tecnologias. Os dados assumem o papel de direcionar as estratégias adequadamente.

O grande desafio quando se fala em dados está em como fazê-los trabalhar a favor de estratégias, para não serem apenas volume de informações que para nada servem.

Entre os principais ganhos com a governança de dados, estão:

  • Melhor direcionamento estratégico;
  • Organização das informações;
  • Gera confiabilidade;
  • Favorece a tomada de decisão;
  • Permite a gestão de riscos.

Hiperautomação

A hiperautomação é a união de tecnologias na automação de processos, utilizando a inteligência artificial (IA) e machine learning para a agilização de atividades industriais e essa também é uma das tendências em inteligência de mercado que se mantém em 2023.

Na hiperautomação, o programa pode identificar por si só possíveis “gargalos” e consegue realizar ajustes para o aumento da eficiência, gerando mais assertividade nos processo.

DataViz

O DataViz pode ser compreendido como agente de “visualização de dados” ou dashboards em tempo real que conferem uma visão gerencial sobre os principais indicadores utilizados na empresa. É uma ferramenta muito importante que permite a visualização do todo, o que minimiza erros e auxilia em casos de reajustes ágeis na gestão ou em determinados processos.

Na gestão pública, por exemplo, este é um recurso que tem sido fundamental para uma administração mais fluida e melhores resultados no atendimento à sociedade.

Decision Intelligence (DI)

Você ouvirá com mais frequência este termo nos próximos anos.. Alguns especialistas apontam o Decision Intelligence (DI) como uma versão ‘a mais’ do Business Intelligence (BI). Essa é uma disciplina nova que surgiu frente aos muitos desafios na pandemia e que une a inteligência de negócios, modelagem de decisão e ciência de dados.

Essa combinação no DI tem a premissa de ampliar a capacidade da organização no processamento de grande quantidade de informações orientadas para decisões estratégicas.

A inteligência artificial e machine learning são combinadas no DI para incorporar diferentes métodos à tomada de decisões.

Essas tendências em inteligência de mercado apontam para um cenário em que as organizações estão cada vez mais preocupadas em “mudar rápido” e fazer a coisa certa.

Estar apto às transformações é fundamental. O quanto sua organização está preparada?

anúncios patrocinados
Anuncio patrocinado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.