O que, de fato, torna o ambiente um local leve e pacífico – visualmente falando? Aiê explica, mostrando exemplos de seus próprios projetos, de como a escolha de uma cor considerada “coringa” pode transformar o espaço. | Foto: Rafael Renzo
O off White é, com certeza, uma das tonalidades que mais temos encontrado na decoração de interiores atualmente. Isso porque, ele é considerado um tom de branco tonalizado, que “passeia” facilmente entre o bege e o cinza. Apesar de muitas pessoas terem receio de utilizar tonalidades próximas ao branco em suas composições, por considerarem muito minimalista ou então, desafiadoras de higienizar, o off White tem se tornado uma opção certeira na hora de decorar com pureza e simplicidade. A arquiteta Aiê Tombolato conta através de seus projetos, como essa cor pode ser usada de forma criativa e harmônica.
São diversos os fatores que tornam a variação de cor tão funcional e elegante. Antes de mais nada, vale ressaltar que o Off White está apenas próximo do branco, mas não podemos confundi-los. Primeiramente, Aiê esclarece que essa tonalidade traz a sensação de aconchego que o branco puro não traz. Além disso, ele contrasta muito bem com tons mais escuros ou amadeirados. “Eu, particularmente, possuo um apreço muito grande pelas tonalidades mais neutras, como o off White. Amo utilizar outras cores mais potentes e vívidas quando o projeto permite, mas, devo admitir que me sinto muito mais confortável com as cores mais claras e suaves. Os resultados também são incrivelmente lindos”, explica a arquiteta.
Segundo ela, a procura pelo Off White é crescente no ramo da decoração, principalmente quando se trata de ambientes que exigem uma composição repleta de neutralidade. Para Aiê, a cor não deixa de ser uma tendência, apesar do seu modo de uso ter evoluído conforme o tempo foi passando. Outrora, foi bastante utilizado como protagonista em diversos projetos, contudo, hoje em dia é uma opção bastante cogitada como plano de fundo para outras cores.
Se o objetivo é tornar o ambiente mais natural, o Off White é uma boa escolha. “Uso muito essa tonalidade com texturas, em paredes espatuladas ou com a superfície não completamente lisa. Também opto por ela em paredes manchadas, tecidos ou em revestimentos mais rugosos, como o boucle”, ela enfatiza.
Concluímos que, devido a sua versatilidade, é possível mesclar a cor com diferentes texturas, estampas e cores, resultando em ambientes incríveis em qualquer cômodo. Acompanhe as dicas da arquiteta Aiê Tombolato, que mostra na prática o Off White em seus projetos.
1. Off White na Cozinha: um clássico moderno