Há curiosidades sobre o trânsito no Brasil que muitos condutores não sabem. Contudo, algumas delas fazem parte de normas do Código de Trânsito Brasileiro, o que significa que podem gerar multas ou penalidades para os condutores.
Ou seja, de modo similar ao que ocorre com quem pensa em adquirir um carro usado e opta por consultar Renavam pela placa, se informar sobre tudo que envolve o trânsito pode evitar problemas e despesas extras no bolso.
Por isso, trouxemos algumas curiosidades sobre o trânsito e explicamos o porquê de algumas existirem. Confira conosco e boa leitura!
1 | É permitido a direção sem camisa, mas não sem calçado adequado
Como nosso código não possui regra específica para o vestuário do condutor, é possível afirmar que basta que a roupa não atrapalhe a direção. Ou seja, não há qualquer impedimento em dirigir sem camisa, ainda que o contato direto entre o cinto de segurança e a pele possa causar irritações no motorista.
Entretanto, para a direção nas diretrizes da lei, o calçado não pode sair com facilidade dos pés nem impedir o uso correto dos itens. Em outras palavras, é proibido dirigir com sandálias, saltos e chinelos, com risco de tomar multa de 4 pontos. Por fim, dirigir descalço é permitido, mas o ideal é nunca deixar o calçado junto aos pedais, a fim de não haver nenhum incidente.
2 | Maiores engarrafamentos do mundo
A França detém o recorde no Guinness Book e aparece nesta lista de curiosidades sobre o trânsito com um engarrafamento em 1980 que atingiu 175 quilômetros. Isso porque, na prática, a fila gigantesca foi da cidade de Paris até Lyon.
Outro engarrafamento que merece citação foi o que aconteceu em Pequim, na China, em 2010. Na ocasião, foram 97 quilômetros de carro parado, com pessoas presas por 12 dias no trânsito.
3 | O braço do motorista não pode ficar fora do veículo
Este é um hábito comum, principalmente entre os caminhoneiros. Contudo, muita gente desconhece que a ação pode render uma infração média. De acordo com a lei brasileiro, o motivo do braço precisar ficar sempre no interior do carro é devido à maior segurança que isso proporcionará ao condutor, em caso de colisão.
4 | 70 horas perdidas por ano transforma as curiosidades sobre o trânsito em preocupação
De acordo com órgãos de trânsito da Europa, os registros indicam que cidades da Holanda, Inglaterra e Bélgica têm condutores que ficam presos cerca de 50 horas por ano no trânsito.
Achou muito? Pois saiba que em cidades como Manchester, Paris e Utrecht a média chega a ser maior que 70 horas.
5 | Usar o transporte público garante economia
Ambientalistas apuraram que cerca de 3,2 bilhões de litros de gasolina seriam poupados anualmente se a população optasse pelo transporte público. Isso significa que uma das curiosidades de trânsito que elencamos aqui pode, por exemplo, fornecer energia para mais de 100 milhões de pessoas com uma atitude muito simples.
Além disso, o gasto com o uso de veículos próprios pode ser, no mesmo trajeto, até 10 vezes mais caro do que a utilização do transporte público.
6 | Molhar pedestres é infração
O artigo 171 do Código de Trânsito Brasileiro determina como infração média a passagem de um veículo sobre uma poça d’água, de modo a molhar pedestres de forma proposital. Por isso, ele considera que o condutor deve ser advertido e ter pontos computados na CNH.
7 | Grávidas podem dirigir a partir do 8º mês de gestação, contudo não devem
Não há na legislação brasileira nenhuma proibição que determine que grávidas não possam conduzir um carro. Entretanto, há uma recomendação médica que diz que o ideal é evitar a direção nos dois últimos meses da gestação.
Isso porque a placenta, neste momento, pode sofrer deslocamento em caso de freadas bruscas. Ou seja, um simples incidente passa a se tornar um caso muito mais grave, onde além da antecipação do nascimento, pode ocasionar ferimentos graves ou fatais no feto ou na mãe.
8 | Bilhões em atrasos
Em todo o mundo, o engarrafamento gera uma das curiosidades sobre o trânsito com maior valor. Afinal, se fosse possível somar todas as horas de atraso das pessoas no mundo por esse motivo, o cálculo chegaria a mais de 100 mil anos.
Além disso, isso significa uma perda de produção financeira que ultrapassa, anualmente, mais de 4,2 trilhões de dólares.
9 | Cálculo da velocidade de tráfego via Google
Uma das curiosidades sobre o trânsito mais interessantes diz respeito ao uso do celular para acompanhar a velocidade do tráfego. Em resumo, o Google Maps acessa todas as pessoas logadas no aplicativo e usa estes dados para mensurar congestionamentos e velocidade média em uma via.
Dessa forma, ele consegue estimar o tempo para percorrer determinado trecho e apontar locais com trânsito parado ou lento.
10 | Você é responsável se ficar sem combustível
Por fim, a última entre as curiosidades sobre o trânsito informa que o impedimento de uma via pública por falta de combustível é infração média. Ou seja, ao sair de caso sem se atentar ao tanque do carro pode gerar uma dor de cabeça e uma despesa a mais no bolso.
Conclusão
Como observamos, há curiosidades sobre o trânsito que não são do conhecimento de todos os motoristas. Mas ficar atento a elas é a melhor forma de manter uma direção segura e sem risco de cometer infrações.
Além disso, mesmo sendo um facilitador para diversas tarefas do dia a dia, o uso do carro precisa ser consciente e pensado a partir de práticas econômicas e ambientais.
___________________________________________