Marketing de conteúdo é uma das principais estratégias de marketing digital nos dias de hoje e seu propósito é atrair clientes, nutrir leads e fornecer materiais ricos e relevantes sobre assuntos do interesse das pessoas e relacionados às marcas.
Vários formatos de materiais podem ser criados para trabalhar o marketing de conteúdo e eles podem ser divulgados em canais diferentes.
A relação de consumo entre as marcas e os consumidores mudou muito nos últimos anos, e isso aconteceu porque as pessoas estão mais exigentes na hora de comprar qualquer tipo de produto ou serviço.
Embora o preço e a qualidade continuem sendo fatores importantes, eles não são os únicos fatores de peso na decisão de uma compra. Na verdade, o consumidor quer ter acesso a mais informações e fazer uma compra consciente.
Independentemente do segmento de mercado da empresa, ela precisa entregar essas informações e de maneira relevante, e a melhor estratégia para fazer isso é o marketing de conteúdo.
Quando ele é baseado em dados, sua assertividade aumenta mais ainda. Por isso, este artigo vai escrever o que é marketing de conteúdo, o que é marketing de conteúdo baseado em dados, porque ele é tão importante e como implementar essa estratégia.
Conceito de marketing de conteúdo
Marketing de conteúdo é uma estratégia que consiste na produção de materiais para o público-alvo, tendo como objetivo auxiliar o processo de compra e atrair clientes naturalmente.
Essa estratégia é a força motriz do inbound marketing e seu propósito é informar as pessoas para que elas possam respeitar mais a marca e enxergá-la como referência. Ao longo do tempo, elas se tornam clientes.
Uma empresa especializada em impermeabilização de manta de PVC pode trabalhar a criação de conteúdos por meio de diferentes formatos, como:
- Textos;
- Vídeos;
- Áudios;
- Imagens;
- Publicações nas redes sociais.
Variar o formato é muito importante porque as pessoas possuem maneiras diferentes de consumir conteúdo, e é com base nessa variedade que se constrói uma boa estratégia de marketing.
Aliás, o marketing de conteúdo está superando várias outras estratégias mais tradicionais e oferecendo um jeito diferente de se conectar com os clientes, sem promover diretamente os produtos e serviços.
Seu objetivo é atrair, engajar e reter o público, fornecendo materiais consistentes, relevantes e valiosos, sempre com o intuito de resolver problemas, educar e entreter as pessoas.
Entendendo o marketing de conteúdo baseado em dados
Marketing de conteúdo baseado em dados, também conhecido como marketing de conteúdo data driven, é uma estratégia que otimiza ainda mais as ações de produção de materiais ricos.
As informações que um fabricante de poste de eucalipto tratado coleta são correspondentes ao seu perfil de cliente ideal, e todos esses dados são usados para criar campanhas mais eficazes.
É possível adotar uma abordagem sólida ou trabalhar de maneira mais direcionada usando essas informações. Isso aumenta a eficiência da estratégia e os resultados obtidos com ela.
A companhia tem sucesso porque o marketing de conteúdo baseado em dados usa informações reais, coletadas por meio de interações com o cliente e feedback.
Coletar feedbacks é muito importante porque traz uma visão mais ampla sobre as motivações do consumidor e suas preferências. Isso acaba por otimizar o desempenho dos canais usados pelo negócio para fazer marketing.
Além do mais, junto com outras ferramentas, são recursos que permitem acompanhar o desempenho em tempo real, tendo como base uma abordagem que aprimora a experiência do cliente, aumentando a receita e os lucros.
Importância da estratégia
Toda empresa é única e é aí que mora a beleza do mercado, afinal, as pessoas podem exercer suas preferências e seu comportamento de compra naturalmente. Isso faz com que eles percorram o caminho que precisam até tomar uma decisão.
Usar os dados que ditam a jornada do lead aumenta as chances de conversão, além de trabalhar uma abordagem mais direcionada.
Até que o cliente chegue ao estabelecimento e visualize os produtos em um porta preço e etiqueta em acrílico, a marca precisa evitar ações de marketing digital que não funcionam.
Uma análise baseada em dados permite que a organização visualize os hábitos de compra de seus clientes, algo fundamental para adaptar as estratégias diretamente para o público-alvo.
Outra grande vantagem de tudo isso é usar os dados para identificar em quais canais de marketing a organização está tendo o melhor desempenho.
Dentro do segmento B2C, o negócio pode coletar informações que incluem os dados demográficos, psicográficos, além de informações encontradas nas redes sociais.
Mas também é possível compreender os consumidores por meio de ferramentas como Customer Effort Score (CES) e Net Promoter Score (NPS). Esses recursos também trazem informações valiosas que podem ser coletadas junto com outras fontes.
Quando uma autoescola que faz mudança CNH para PCD estuda esse conjunto de dados, descobre segmentos de clientes que demonstram semelhanças em relação às preferências, inclinações e comportamentos.
Os dados ajudam a companhia a refinar as estratégias de marketing e trabalhar com ofertas que estão relacionadas ao segmento de mercado onde os clientes ideais são encontrados.
Só que antes de trabalhar uma estratégia de marketing de conteúdo baseado em dados, primeiro a corporação deve definir seus objetivos.
O propósito do marketing de conteúdo é construir relacionamento com as pessoas e gerar materiais de valor agregado, e depois que a empresa entende o que quer alcançar, alcança fontes de dados apropriadas.
Como implementar a estratégia
Para aproveitar todos os benefícios que o marketing de conteúdo baseado em dados pode trazer para o negócio, é fundamental investir nas seguintes estratégias:
Definir a persona
O primeiro passo é saber quem é o público do negócio, e a única forma de fazer isso é criar a persona da empresa, ou seja, seu perfil de cliente ideal.
Depois de entender quem são as pessoas que se deseja impactar, uma escola de coreografia debutante terá mais facilidade para saber o tipo de material que vai usar e encontrar os melhores canais de marketing para alcançar o público.
Fazer um bom planejamento
O planejamento do uso de dados vai orientar toda a estratégia para criar os materiais, e eles devem ser baseados nas características da persona.
A companhia não deve tentar adivinhar se o material vai gerar identificação com o público, na verdade, é necessário projetar e escrever conteúdo direcionado e tentar atingir a maior quantidade de pessoas possível.
Mapear os canais
Com o planejamento em mãos e a persona em mente, chegou o momento de explorar os dados que mostram quais canais devem ser usados para atingir o público.
Um fornecedor de bolinho de queijo e presunto precisa dessa informação para saber a forma e a linguagem ideal para o conteúdo.
Existem diferentes canais de marketing que atendem públicos diversos, e alguns tipos de materiais são mais adequados para certos canais do que outros.
Usar dados precisos
O uso de dados na criação de conteúdo tem como primeira tarefa definir os objetivos de marketing, que pode ser atrair clientes, aumentar as vendas, gerar mais receita, melhorar os lucros, entre outras possibilidades.
A organização pode observar algumas métricas, como o tempo que os visitantes permanecem em sua página, se existe algum material que faz as pessoas abandonarem o site, entre outras questões.
Uma empresa de bateria para carro 60a precisa de campanhas de marketing que ajudem a construir confiança junto ao público, além de desenvolver um relacionamento contínuo.
Fazer parcerias com influenciadores
Para maximizar ainda mais o alcance da marca, é interessante fazer parcerias com influenciadores que já atuam no mesmo espaço, visto que a coprodução de conteúdo e seu compartilhamento em plataformas diferentes ajuda a crescer a marca na internet.
Existem casos de empresas que conseguiram alavancar essa estratégia ativando pequenos grupos de nicho nos canais digitais.
Definir os tópicos
Quando tudo estiver pronto para criar o conteúdo, é necessário definir o tópico e a abordagem que será usada para impactar as pessoas certas.
Em sua estação de trabalho individual, o gestor de marketing de conteúdo precisa abordar problemas e oportunidades dentro do nicho de atuação da empresa, algo que pode ser identificado a partir das características da persona.
Considerações finais
Na era da informação, quem quer vender precisa entregar materiais ricos e relevantes para a audiência, e foi justamente dessa necessidade que surgiu o marketing de conteúdo.
Ao longo do tempo, o uso dessa estratégia ficou ainda mais concorrido, e as marcas perceberam a necessidade de direcionar melhor os materiais que produz para a audiência, e então surgiu o marketing de conteúdo baseado em dados.
Trata-se de uma estratégia inteligente e que melhora consideravelmente os resultados da organização, aproximando-a cada vez mais de sua audiência, além de ajudar a construir referência e presença sólida na web.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.