Analisar os indicadores é imprescindível para qualquer negócio que queira crescer, aliás, para que a companhia tenha um bom crescimento, precisa de uma boa estratégia.
As boas práticas dependem de um plano e a organização precisa se certificar de que ele está correto, sempre usando os indicadores mais adequados para entender um pouco mais sobre o próprio desempenho.
Hoje em dia, os recursos tecnológicos evoluem rapidamente e os indicadores de desempenho são cruciais para que a organização esteja sempre atualizada e possa tomar as decisões certas para seu próprio crescimento.
Ser uma empresa competitiva é indispensável para o sucesso corporativo, mas ela só vai conseguir bons resultados se tiver um planejamento bem realizado e ações eficientes no mercado em que atua.
Também deve usar os indicadores para saber se suas ações estão no caminho certo e descobrir o que precisa fazer, caso alguma coisa esteja fora daquilo que foi planejado. São os indicadores de desempenho que trazem todas essas informações para a companhia.
Tendo isso em vista e para ajudar empreendedores e gestores, esse artigo vai mostrar alguns motivos para se atentar aos indicadores, quais são os principais tipos e como aplicá-los do jeito certo.
Por que se atentar aos indicadores?
Quando o negócio não possui metas, dificilmente consegue crescer. Tanto é que uma pesquisa realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável mostrou que 76,2% dos administradores possuem controle dos resultados.
No entanto, desse total, apenas 41,3% discutem os dados com os demais colaboradores. Existem muitos empreendedores e gestores que por falta de tempo não conseguem estruturar um planejamento ou análise de negócios.
Isso é prejudicial porque pode desencadear problemas na hora de resolver crises. É justamente por isso que um fabricante de acessórios para cães pequenos está sempre analisando os processos internos.
Por meio dos indicadores fica mais fácil identificar se as vendas estão diminuindo durante o mesmo período do ano e ainda descobrir o que está causando tudo isso, como:
- Problemas no produto;
- Potencial econômico;
- Equipe de vendas defasada;
- Crises.
Para saber o que realmente está acontecendo, é imprescindível observar os índices em conjunto porque isso traz mais assertividade e algumas contraposições exigem uma análise minuciosa desses motivos.
O Brasil passa por constantes crises econômicas e isso faz com que muitos negócios fechem suas portas porque não fizeram o planejamento necessário.
Medir os resultados é muito importante para uma boa gestão, pois com os índices de desempenho, a organização acompanha seu crescimento e como está o crescimento do mercado, podendo assim prevenir eventuais surpresas.
Além do mais, poder prever movimentações no setor traz controle estatístico sobre os processos dentro da organização e quais são os pontos que precisam de mais atenção.
Principais tipos de indicadores
Para monitorar as métricas de maneira racional e eficaz, primeiro uma empresa de emissão de certificado digital a domicilio precisa saber quais devem ser avaliadas. As principais são:
Indicador de eficiência
O indicador de eficiência ajuda a detectar desperdícios de recursos que podem reduzir a produtividade. A eficiência tem como foco o processo interno e se reflete indiretamente nos clientes.
Alguns aspectos que interferem nesse indicador são as horas de trabalho por produto produzido, quantidade de dinheiro investido em determinada atividade e quantidade de horas paradas de uma equipe ou máquina.
Para calcular essa variável, é crucial utilizar um software de gestão de produção que traz mais controle sobre a compra de matérias-primas, descartes, controle de custos, entre outros aspectos.
Indicador de eficácia
O indicador de eficácia é muito importante porque mede o grau de cumprimento das metas, tendo como objetivo a realização e não apenas os recursos gastos para alcançar o resultado proposto.
Seu foco é o produto e o resultado obtido, além de estar diretamente relacionado ao nível de satisfação dos clientes. Por causa disso, está relacionado a questões como atendimento, confiabilidade, pontualidade e satisfação.
Uma companhia de locação de sala comercial por hora pode usar como indicador de eficácia a porcentagem de reclamação de clientes, durabilidade do produto, rapidez ao concluir chamados, confiabilidade da solução ou equipe e desempenho da solução.
Indicador de atendimento
Um dos principais indicadores de qualidade é o indicador de atendimento que mostra se a companhia cumpre com o que promete quando oferece seus produtos e serviços para os consumidores.
Um dos aspectos mais fundamentais é o processo de pós-vendas, uma vez que permite acompanhar o cliente, depois que ele compra a solução oferecida pela marca.
Não é novidade para as empresas que o maior indicador de sucesso é a propaganda boca a boca, assim sendo, monitorar o indicador de atendimento é indispensável para saber se a organização possui clientes que vão promovê-la para outras pessoas.
Indicador de segurança e qualidade
Para um fabricante de cloro para piscina 20 kg, esse indicador é crucial porque evita danos à saúde ou integridade física dos clientes.
Uma forma simples de mensurá-lo é por meio de inspeções e controles de produção, produtos, matérias-primas e outros pontos de controle críticos dentro da operação, por meio de análises e checklists.
Outra dica é verificar se as medidas de segurança e exigências de certificações e normas nacionais e internacionais são atendidas pela solução que a organização disponibiliza no mercado.
Indicador de efetividade
Efetividade é a união de eficácia e eficiência, sendo um indicador que mostra quais são as consequências e impactos de um produto ou serviço no mercado. Além disso, consegue mensurar se os objetivos propostos foram alcançados.
Uma marca efetiva é aquela que desempenha processos que vão resultar em bons resultados para os clientes, como aumento de lucros e retenção de custos.
Para ter acesso a todas essas informações, um escritório especializado em projeto arquitetônico loja de roupas precisa responder algumas perguntas.
Por exemplo, ele precisa saber se o serviço oferecido é relevante para o cliente, se o projeto realmente conseguiu aumentar o faturamento e se o projeto é capaz de reduzir erros por parte dos colaboradores.
Como aplicar os indicadores?
Se o gestor verificar que existem lacunas entre o trabalho realizado e o que é coletado pelas métricas, pode criar indicadores de desempenho específicos para a empresa. Mas na hora de fazer isso, é fundamental prestar atenção em alguns pontos.
Ele precisa saber quais são os objetivos e estratégias particulares, qual é o segmento de atuação, como está o cenário econômico, social e político, qual é o tamanho da corporação e quais são as particularidades da equipe.
Uma empresa de pintura residencial interna precisa ter em mente o que é mais importante no momento. Uma das formas de fazer isso é por meio da metodologia OKR.
Além disso, com a ajuda de um software de gestão, é possível visualizar e acompanhar os projetos da companhia em tempo real, usando recursos que sintetizam as informações de maneira centralizada.
Geralmente, esses sistemas contam com um dashboard que centraliza as principais informações coletadas durante a execução de uma tarefa pelos colaboradores.
O gestor pode acompanhar métricas individuais e coletivas, de acordo com os filtros selecionados por ele, como no caso de tarefas em andamento, demandas em atraso, horas investidas por cliente e quantidade de tempo usada em retrabalhos.
Na verdade, uma oficina mecânica pode ter acesso a muitos outros dados que trazem um panorama completo sobre o trabalho realizado.
Além de analisar os indicadores de desempenho já disponibilizados, uma marca pode criar novas métricas de acordo com os critérios de avaliação, considerando os objetivos.
Ela apenas precisa selecionar as opções que trazem mais visualizações do desempenho de projetos, clientes, equipes e tarefas. Para o gestor, isso é muito importante para filtrar resultados, considerando parâmetros já estabelecidos, além de verificar os números.
Também terá acesso a dados e informações, por meio de um sistema intuitivo e que ajuda a desenvolver gráficos e listas comparativas, por projetos e clientes.
Com todos esses detalhes em mãos, uma marca de bicicleta para asfalto e estrada terá uma gestão analítica e as decisões são baseadas em indicadores de desempenho assertivos, que mostram quais são as soluções para os desafios do dia a dia.
As informações geradas por essas plataformas podem ser organizadas em relatórios personalizados, trazendo mais economia para a gestão do trabalho, visto que todos os recursos estão dentro do mesmo sistema.
Considerações finais
Em um mercado cada vez mais competitivo, é primordial que as empresas analisem como está seu desempenho, o mercado em que atuam, as características de seus produtos e serviços, entre outras informações relevantes.
Os indicadores são os melhores recursos para fazer isso, porque eles englobam os processos internos e fatores externos que interferem nos resultados obtidos. Com a ajuda de softwares apropriados, o trabalho fica muito mais simples e assertivo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.