Marketing de produto: o que é e como aplicar essa estratégia no negócio?
Uma variedade de novas tendências surgiram no mercado, principalmente por causa dos inúmeros recursos acessíveis por meio de métodos digitais. No entanto, certos pontos ainda são iguais e, assim, entender como fazer marketing de produto é crucial para um negócio.
Independente da época, sempre haverá um produto que pode ser consumido para solucionar um problema que ocorre na vida de uma pessoa.
Isso varia de coisas simples, como talheres para o almoço, a produtos mais complexos, como medicamentos manipulados.
A verdade é que todos participam do consumo de bens de mercado para resolver questões que surgem no dia a dia. Hoje, essa dinâmica foi reformulada devido ao ambiente digital.
Do ponto de vista do cliente, há um aumento na demanda pelo que consumir, pois as opções são infinitas. Se a finalidade for um mini troféu personalizado, com uma pesquisa rápida, o usuário descobrirá várias opções com ofertas especiais e recursos interessantes.
Esse é um componente que, em certa medida, tem sabor doce e amargo para empresas da mesma categoria. Afinal, é verdade que esse tipo de ferramenta facilita a comunicação para ter um público maior.
No entanto, também é verdade que todos teriam agora a oportunidade de utilizar a mesma estratégia, o que levaria ao aumento da concorrência. Mas para compreender melhor, é preciso entender o que de fato é o marketing de produto e outros pontos importantes.
O que é o marketing de produto?
O marketing de produto é um tipo de marketing que se concentra em conectar produtos a pessoas. Seu objetivo é identificar os consumidores adequados para um determinado produto e criar um meio de distribuí-lo que atraia esses consumidores.
Se, por exemplo, clínicas para dependentes químicos eram a força dominante no mercado de tratamentos para esses dependentes em determinadas áreas, atualmente pode não ser assim na era digital.
No entanto, também é possível que elas ampliem sua comunicação e repassem seu valor a um número cada vez maior de pessoas.
Tudo isso vai depender de como as comunicações de tratamento para dependentes químicos são direcionadas ao público-alvo e das ferramentas empregadas nas estratégias.
Do ponto de vista do marketing, por exemplo, pode-se elencar os benefícios que levariam à sua adoção ou não adoção:
- Conhecimento da marca;
- Posicionamento dos produtos;
- Crescimento no número de vendas;
- Melhoria dos produtos ofertados.
Essa iniciativa traz uma série de benefícios que podem ser atribuídos à empresa. No entanto, é essencial entendê-los. A primeira coisa a ser discutida é o reconhecimento da marca no mercado consumidor por seus produtos.
Do ponto de vista lógico, o objetivo desse tipo de abordagem estratégica é aumentar o volume de vendas. No entanto, é impossível ignorar o valor potencial do reconhecimento da marca para uma empresa.
Se, por acaso, uma escola infantil 3 anos oferecer brindes com sua logomarca, essa pode ser uma forma de divulgar a marca junto com o produto.
Além disso, um marketing bem estruturado de um produto pode promover significativamente o reconhecimento do produto como solução para determinados problemas.
Algumas marcas até se especializam no mercado e se associam a dados demográficos específicos devido à sua estratégia de marketing.
Nesse contexto, uma empresa que produz cilindro de gás GNV pode lucrar com esta abordagem. Porque seu produto pode ser associado a confiança e qualidade na mente de seu público-alvo.
Outro ponto é que um dos principais objetivos desse tipo de aplicação é a incidência de aumento de vendas. Em última análise, existe um único objetivo associado à promoção de um determinado produto num determinado mercado: vendê-lo.
Se está circulando na internet um vídeo sobre a qualidade excepcional de uma marca de sorvete em atacado fornecida por uma determinada empresa, esse é o momento de aumentar as vendas do produto ou, no caso, o serviço.
Por fim, um aspecto que pode ser usado para orientar o gerenciamento eficaz de produtos é a frequência do feedback que eles recebem.
Trata-se de uma prática frequente na indústria editorial. Os leitores reconhecerão erros de impressão ou mesmo erros gramaticais e irão basear as edições futuras nessas correções.
A importância do marketing de produto
O marketing de produto é responsável pela estratégia de marketing de diferenciar, cativar e convencer os clientes de que o produto é especial, proporcionando sempre a forma mais eficaz de transmitir o valor que proporciona aos clientes, além disso também ajuda a:
- Conectar mais pessoas aos produtos;
- Personalizar a experiência de algo novo;
- Aumentar e garantir a força do produto no mercado;
- Ajustar a precificação, distribuição e design dos produtos.
Esses pontos são essenciais para qualquer tipo de produto lançado no mercado. Dessa forma, o marketing de produto ajuda as empresas a terem um norte na hora de lançar algo novo e garantir que essa criação seja um sucesso com o público-alvo.
Os principais desafios do marketing de produto
Assim como os profissionais de marketing de produto colaboram com diferentes departamentos de uma empresa, a vida cotidiana é repleta de desafios que exigem uma variedade de habilidades diferentes. Alguns exemplos deles são:
- Gestão de projetos e otimização das tarefas;
- Gerenciamento de stakeholder;
- Copywriting bem elaborado;
- Definição e acompanhamento de métricas;
- Trabalho em equipe junto ao time de produto.
Esses são os principais desafios enfrentados pelo marketing de produto dentro de um negócio. Porém, de modo geral, se for bem feito, até mesmo uma empresa de impressão digital pode ter resultados positivos ao lançar seu produto no mercado.
As etapas do marketing de produto
Outro aspecto que precisa ser entendido antes de enviar uma aplicação de marketing de produto é, em grande parte, o ciclo de vida desses componentes.
Ou seja, não existe uma estratégia consistente que sempre funcione. É por isso que certas estratégias precisam ser reconsideradas em momentos específicos.
Sendo assim, reconhecer as etapas é crucial para ter uma estratégia eficiente e adaptá-la quando necessário. Então, se torna necessário que as empresas sigam algumas etapas como:
- Desenvolver um perfil de consumidor ideal;
- Criar um posicionamento e mensagem;
- Formar um plano de lançamento;
- Criar e divulgar conteúdo para o lançamento;
- Realizar a preparação da equipe;
- Concluir o lançamento.
No entanto, mesmo após o lançamento do produto, a tarefa não termina. Nesse período, os envolvidos no marketing do produto devem estar preparados para fazer as alterações necessárias com base no feedback recebido do mercado.
Essa perspectiva é crucial para garantir o sucesso a longo prazo, principalmente de produtos digitais, como o caso de um curso que oferece treinamento e emissão de laudo de bombeiro para comércio após a conclusão.
Como implementar um bom marketing de produto?
Quando bem planejado e colocado em prática, o marketing de produto pode ter um impacto significativo em um negócio, pois ele aumenta o volume de vendas e o fluxo de clientes, o que beneficia diretamente o fluxo de caixa de qualquer empresa.
Adquirir uma compreensão do conceito de marketing de produto é simples. A complicação real ocorre quando um empreendedor deve, de fato, transformar a teoria em realidade para o seu negócio. Por isso, alguns passos a seguir podem ajudar nesse quesito.
Estudar o mercado e concorrentes
A companhia deve sempre buscar ser excepcional e seus produtos devem ser da mais alta qualidade pois isso é crucial entre qualquer segmento de mercado.
Por isso, o ideal é investigar as marcas que competem com o negócio, documentar o que o destaca e observar o aumento das vendas.
Calcular o orçamento
Um orçamento detalhado pode impedir que uma marca vá à falência. Ao criar um orçamento com foco no marketing de produto, os empreendedores devem considerar questões como o quanto é possível gastar e quais resultados esperar.
Além disso, pensar em qual campanha bem-sucedida será feito o processo de escalabilidade e como atingir o sucesso de forma eficiente também deve estar entre os questionamentos. Isso ajuda na assertividade das estratégias e evita excesso de gastos.
Reforçar o posicionamento e valor da marca
Talvez, esse seja o componente mais significativo para garantir um negócio de sucesso. Afinal, um produto deve ser bem-sucedido para que os clientes se conectem a ele de forma genuína.
Por isso, o negócio deve ser honesto sobre quais são as posições e os valores da a marca e encontrar maneiras de demonstrá-los em anúncios e marketing de produtos.
Considerações finais
Muitos conceitos digitais têm guiado os caminhos do marketing tradicional, assim também aconteceu com os produtos oferecidos. Apesar de ser indiscutível, é claro que as empresas terão que tomar novas medidas de várias maneiras.
Como resultado, entender as principais diferenças entre eles e como eles podem ser combinados com o marketing de produtos é crucial. Depois disso, é preciso lembrar de todas as ações que podem ser realizadas durante o ciclo de vida do produto.
Somente assim será possível avançar com uma estratégia que seja eficaz na comunicação com o público como um todo para a empresa e, dessa forma, disseminar o produto no mercado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.