Marketing de guerrilha: uma estratégia de alto impacto

O principal objetivo do marketing de guerrilha é promover um produto ou serviço de maneira não convencional. Essa abordagem foi desenvolvida por Jay Conrad Levinson no final dos anos 1970.

Ele foi inspirado pelas táticas empregadas na Guerra do Vietnã e esse método ainda é empregado por empresas de todos os setores.

Faz parte do ser humano criar oportunidades para inovar e apresentar soluções criativas para os problemas do dia a dia. Isso também se aplica à criação de formas de promover produtos, serviços e até tratamento para dependentes químicos.

Um dos maiores atributos do marketing é que ele pode ser executado de diversas formas, isso favorece a criatividade. Tanto que o marketing digital alterou completamente a realidade das empresas.

Assim como as estratégias de marketing digital se desenvolveram ao longo do tempo, o marketing de guerrilha também evoluiu, pois tem ganhado cada vez mais destaque pelos efeitos que tem e já usado por escola particular para criança para captar alunos.

Dessa forma, este artigo discutirá seu significado, como funciona e dará sugestões sobre como utilizá-lo a favor dos negócios.

O que é marketing de guerrilha?

O marketing de guerrilha é uma estratégia de marketing que emprega publicidade criativa e foge dos padrões convencionais para promover produtos e serviços, sendo mais agressiva do que outras formas de marketing já conhecidas.

O termo surgiu no final dos anos 1970, através do publicitário americano Jay Conrad Levinson, que se inspirou na Guerra do Vietnã.

Isso porque apesar de terem menos poder de fogo, os vietnamitas ainda conseguiram superar suas limitações, por meio de táticas que surpreenderam seus adversários.

Com estratégias de marketing inspiradas na guerra, uma clínica exame demissional tem maior impacto junto ao público, apesar do menor custo.

Tipos de marketing de guerrilha

O marketing de guerrilha pode ser realizado de diversas formas e de diversas maneiras, basta fazer de forma criativa sobre como e onde utilizar essa estratégia eficaz.

Não há uma maneira correta ou incorreta. Sendo assim, uma clínica médica especializada em prótese de panturrilha pode usar todas as suas habilidades criativas para chamar a atenção para sua mensagem da maneira mais positiva e autoritária possível.

Marketing de guerrilha em espaços abertos

Uma forma de marketing de guerrilha é a publicidade externa. Esse formato é ideal para atrair a atenção de um público-alvo que não conhece sua empresa ou tem baixa propensão a prestar atenção nela.

É possível utilizá-lo em qualquer lugar acessível e livre para se movimentar. Uma maneira de utilizar esse método é conduzir um flash mob. Esse comportamento normalmente faz com que as pessoas parem e perguntem sobre o que está ocorrendo.

Ele pode ser utilizado de várias maneiras. É essencial ter uma grande tela externa que faça as pessoas se sentirem os personagens principais de uma história.

Também é possível pendurar fotos em árvores que lembram os frutos da planta. Tudo vai depender do seu objetivo e do assunto que deseja discutir.

Marketing de guerrilha em espaços fechados

O marketing de guerrilha também pode ocorrer em ambientes fechados, como shoppings, teatros e banheiros, por exemplo.

Aqui, é preciso utilizar e abusar de habilidades criativas, pois apesar de não serem lugares comuns para anunciar algo, são frequentemente visitados.

Então, é crucial que uma fabricante de escorredor pratos industrial considere o que é incomum nesse ambiente e quem o negócio gostaria de alcançar.

Marketing de guerrilha em eventos

Em grandes reuniões, a abordagem mais comum é a publicidade invisível. Ele, nada mais é, do que um truque de marketing que não se destaca aos olhos. Também é comum em novelas, por exemplo.

Quando um personagem consome uma marca específica de refrigerante ou dirige um veículo específico, o público inconscientemente incorpora essa informação à sua memória sem perceber.

Marketing de guerrilha com interação

O marketing de guerrilha interativo é aquele que permite que as pessoas interajam com ele. Dessa forma o público-alvo em volta acaba se tornando parte da ação.

Isso é fundamental para estabelecer autoridade para o negócio que está começando utilizar dessas estratégias para divulgar serviços como aluguel de sala individual coworking.

As vantagens de utilizar o marketing de guerrilha

Aderir às estratégias de marketing de guerrilha pode trazer inúmeros benefícios para uma empresa. A diferença mais significativa é o baixo custo.

A criação de uma campanha de marketing de guerrilha geralmente é mais barata do que as campanhas tradicionais de marketing e publicidade.

Além disso, outro benefício do marketing de guerrilha é o potencial de causar impacto no público-alvo de uma campanha de venda de compressor copeland 15tr ou outros itens semelhantes.

Ao contrário da publicidade tradicional, é altamente improvável que sua marca seja ignorada diante das táticas de marketing de guerrilha.

Dessa forma, é possível alterar a mensagem na mente das pessoas e tornar a marca mais facilmente lembrada e consequentemente, isso gera resultados bem positivos para o negócio.

Cases de sucesso ao usar o marketing de guerrilha

Existem alguns cases de sucesso muito famosos que fizeram uso da estratégia de marketing de guerrilha e que conseguiram se destacar no mercado justamente por isso.

Lembrando que essa estratégia não se limita a grandes organizações. Na verdade, é benéfico para companhias menores que não possuem um grande orçamento, como no caso de uma loja de decorações que venda cortina romana cozinha, por exemplo.

Frontline

O produto antipulgas Frontline apresentava uma grande imagem de um cachorro se coçando no primeiro andar de um shopping center na Indonésia.

Os clientes do estabelecimento conseguiam passar por cima da figura, mas, do ponto de vista do segundo andar, suas cabeças pareciam estar cobertas de pulgas.

Unicef

Um exemplo notável de marketing de guerrilha que beneficia uma causa nobre é a Unicef. Para chamar a atenção do primeiro mundo para os problemas enfrentados pela população de países carentes de água, a entidade engarrafou o líquido sujo e distribuiu pelas ruas.

Como resultado, ninguém consumiu a água contaminada, mas muitos doaram para a Unicef e assim pode-se afirmar que a campanha foi um sucesso.

Volkswagen

Para divulgar um novo modelo de carro, a Volkswagen instalou um escorrega próximo à escada de um metrô na Alemanha que facilitaria o acesso mais rápido.

O protesto foi filmado e postado nas redes sociais para atingir o público-alvo da montadora, o que resultou em visitas ao site, curtidas no Facebook e reconhecimento da marca.

Dicas para fazer um bom marketing de guerrilha

Uma vez que foi possível entender o conceito dessa estratégia, é hora de aprender a utilizá-la. É crucial reconhecer que os efeitos podem ser positivos e negativos, por isso é importante ser cauteloso com seu uso. Alguns passos essenciais são:

  • Entender a fundo os clientes;
  • Focar em uma boa execução;
  • Ter originalidade;
  • Avaliar os resultados obtidos.

Para entender como utilizar essa estratégia com mais detalhes, é imprescindível conhecer essas especificidades mais a fundo, e elas serão discutidas a seguir.

1. Entender a fundo os clientes

Primeiro, é primordial compreender o público-alvo. Isso diz respeito tanto aos clientes atuais quanto àqueles que possam se interessar pelos produtos ou serviços. A entidade deve considerar a persona do negócio e com base nisso escolher as estratégias.

Esse cuidado é fundamental para evitar que a prática se torne um fracasso por não estar alinhada com os valores ou objetivos do público.

2. Focar em uma boa execução

Muitas campanhas que não alcançam os resultados pretendidos não apresentam problemas na fase de planejamento, mas apresentam problemas na execução.

Isso implica que depois de determinar como se pretende atrair e influenciar o público, é importante considerar as especificidades do que é necessário para tornar a ideia em questão um sucesso.

Se o objetivo é envolver outra parte, é crucial reunir-se com ela e discutir as responsabilidades e os objetivos do projeto. Um método de organizar sua campanha é listar cada etapa e segui-la rigorosamente.

3. Ter originalidade

Outro componente significativo do marketing de guerrilha é a originalidade, nenhuma marca pode ser distinguida por imitar estratégias que já foram bem-sucedidas para outras marcas.

Se uma campanha parece ser uma boa opção para a empresa, mesmo que já tenha sido empregada por outra empresa, não vale a pena.

No entanto, isso não significa que o negócio não deva se inspirar em cases de sucesso, ao contrário, eles podem servir para potencializar a criatividade e trazer ideias inovadoras para o projeto.

Deve-se aprender com os erros de outras empresas, mas ter as próprias ações em vez de ser associado a uma cópia.

4. Avaliar os resultados obtidos

Como qualquer outra estratégia de marketing, o marketing de guerrilha também requer uma avaliação de seus resultados. Suas ações parecem ser espontâneas, o que resulta em algum ceticismo ao avaliar os resultados.

No entanto, isso é possível por meio do uso de ferramentas de monitoramento que são empregadas para monitorar redes sociais.

As plataformas de mídia social são excelentes canais para marketing de guerrilha, pois disseminam informações rapidamente. É ideal tentar utilizar as métricas que já possui no negócio, focando no período da campanha que teve o maior desempenho médio.

Considerações finais

O marketing de guerrilha é uma abordagem única, mais direta e inesperada. Ele aumenta a reputação da empresa e promove seus produtos e serviços de forma a torná-los praticamente irresistíveis para o público.

Desse modo, este artigo forneceu um pouco mais de informações sobre essa prática e os benefícios que ela pode trazer para qualquer negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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