Branded content: o que é e como utilizá-lo no e-commerce?

Branded content

Branded content é uma estratégia que ajuda a melhorar os resultados da empresa, tendo em vista a necessidade de produzir bons conteúdos que existem atualmente.

Mas antes de entender esse conceito, primeiro os empreendedores e gestores precisam se conscientizar de que o marketing é uma área dinâmica e que investe na criação de estratégias a todo momento.

O branded content é um exemplo disso, embora seja menos conhecido por ser relativamente novo. No entanto, trata-se de uma estratégia eficaz e que até mesmo já recebeu prêmios no Festival Cannes Lions.

Muitas marcas famosas e consolidadas no mercado não tentam vender seus produtos, mas sentimentos e valores, por meio da mensagem certa. Elas conseguem criar uma conexão emocional e fazem com que as pessoas sejam impactadas pelos conteúdos.

Esse tipo de ação fixa a marca no pensamento dos consumidores e eles passam a se lembrar dela em diversos momentos positivos. Para alcançar esse propósito, a organização deve investir em branded content.

Mas, antes disso, é fundamental entender seu conceito, como ele funciona na prática e de que maneira essa ação pode ser aplicada no e-commerce.

Entendendo o que é branded content

Branded content é uma expressão em inglês que pode ser traduzida como conteúdo de marca, portanto, trata-se da criação de materiais que estão relacionados ao universo de uma empresa, de maneira relevante e com qualidade para o público.

A dinâmica da divulgação de uma marca muda muito com ele, pois ao invés de ser associada com anúncios que costumam ser mal recebidos ou ignorados pelos consumidores, a empresa é associada com informações relevantes.

Por exemplo, uma organização voltada para corte de chapa a laser será relacionada a mensagens que possuem valor para o consumidor. A melhor característica dessa estratégia é o fato de ser flexível e adaptável.

Em outras palavras, ela pode se posicionar em uma intersecção do marketing, envolvendo entretenimento, informação e publicidade. Também pode ser desenvolvido para canais variados, como:

  • Sites;
  • Blogs;
  • Redes sociais;
  • Mídias offline;
  • Aplicativos.

Só que além de entender o conceito de branded content, também é fundamental saber como ele funciona na prática.

Funcionamento do branded content na prática

O consumidor moderno quer comprar originalidade e não apenas incentivos ou influências e o branded content se apega a essa filosofia, alterando o modo como a organização faz seus anúncios.

O processo entende que o tom imperativo não funciona bem para a maioria das pessoas, agora, quando a marca envolve histórias reais, temas vivenciados no dia a dia e experiências concretas, consegue impactar a mente dos consumidores.

Investir em rotulo bopp metalizado ajuda a aumentar o interesse pelos produtos e serviços de maneira orgânica e menos artificial.

O grande propósito do conteúdo de marca é gerar respeito e confiança e entender o funcionamento dessa estratégia aumenta as vendas, uma vez que elas são impulsionadas pelos valores que as soluções entregam.

Os impulsos geram vendas isoladas, ao passo que a empatia ajuda a fidelizar os consumidores, algo fundamental para a sustentação e a continuidade da marca no mercado.

Uma das práticas mais usadas nesse sentido é a publicação de conteúdos em blogs corporativos, uma fonte que potencializa a conversa com o cliente.

A prática também é bastante conhecida por melhorar o ranqueamento do negócio nos resultados de pesquisa, além de criar autoridade no segmento em que atua.

Tanto o cliente quanto a companhia conseguem se beneficiar, por conta das informações oferecidas e do aumento nas taxas de conversão.

O funcionamento também ocorre com estratégias que envolvem o interesse e o respeito por causas ambientais. A companhia desenvolve caminhos mais sustentáveis para seus processos e menos agressivos para o meio ambiente.

É muito importante pensar sobre isso porque quando o consumidor pesquisa informações sobre produtos e serviços, como manutenção de jardim preço, também deseja fazer negócio com companhias conscientes.

Compartilhar esse tipo de experiência com o público de maneira concreta é a melhor forma de criar empatia.

Como usar branded content no e-commerce

Negócios dos mais variados tipos podem investir nessa estratégia, até mesmo as plataformas e-commerce. Por meio dele, as lojas virtuais conseguem mudar o foco de sua divulgação, pois ao invés de pensar no produto, mostra uma solução para o cliente.

Mas para alcançar esse resultado e extrair todo o potencial da estratégia, é necessário saber trabalhar o conteúdo para o público. Algumas dicas para isso são:

Definir metas

A primeira coisa que o negócio precisa fazer é definir metas, e existem várias possibilidades quando se trata de branded content.

É possível, por exemplo, aumentar as vendas, fortalecer a marca, captar leads, entre outras possibilidades. Além disso, é necessário definir as pessoas que a companhia quer impactar.

Conhecer a persona

Depois de definir as metas que quer alcançar, uma empresa carga e descarga precisa definir sua persona. Trata-se de um personagem semi fictício que reúne as características do cliente ideal.

Dentre as informações mais relevantes estão idade, gênero, escolaridade, estado civil, profissão, desafios, objetivos, problemas, necessidades, entre outras questões pertinentes.

Definir a persona é imprescindível porque todos os conteúdos serão direcionados para ela e só assim a organização vai conseguir atingir as pessoas certas e estabelecer uma comunicação promissora.

Analisar as oportunidades

A plataforma de vendas não deve focar apenas no propósito de vender, mas criar conexões humanas, tendo em vista que o consumidor moderno gosta de ter um relacionamento com as organizações.

Existem várias ações que ajudam a alcançar esse objetivo, por exemplo, ao oferecer uma experiência de compra facilitada. Pelo fato de vender seus produtos online, a plataforma também deve garantir navegação tranquila pelo site.

Seja para vender pele de vidro fachada residencial ou qualquer outro tipo de produto, o site deve ter layout minimalista e a marca deve disponibilizar e-mail e criar um perfil nas redes sociais.

As estratégias de comunicação precisam ser simples e homogêneas em todas as plataformas e o site de vendas também precisa ter canais de feedback.

É imprescindível ter foco em informações e atributos sobre os produtos, fazer comércio em livestream, usar recursos de realidade aumentada, investir na criação de aplicativos de compras e criar promoções para compras coletivas.

Desenvolver ideias

Finalmente, é o momento de desenvolver a mensagem. O ideal é fazer um brainstorming com todos os profissionais envolvidos para coletar sugestões e chegar a uma definição.

Ao fazer isso, a marca vai além de determinar qual é sua missão, visão e valores, na verdade, ela consegue listar as possíveis causas e mudanças que poderia promover, ou seja, desenvolver seu senso de propósito.

Para uma loja de sorvete por atacado, esse momento é ótimo para mapear os processos de vendas e fazer algumas mudanças para potencializar as vendas, e a mesma coisa pode ser feita pelas plataformas e-commerce.

Estabelecer o orçamento

Cuidar das finanças do negócio é essencial para que ele se mantenha sustentável e competitivo no mercado de atuação. O orçamento precisa ser dividido entre diversas necessidades e uma delas é o marketing.

A companhia não pode extrapolar o orçamento definido, caso contrário, vai prejudicar as estratégias e as próprias finanças.

O gestor deve limitar um valor para investir em branded content, assim, saberá quais são as melhores opções de estratégias para seus canais e como valorizá-las com o recurso disponível.

Produzir e divulgar

Depois de definir seu orçamento, uma loja de manta para contenção de óleo deve reproduzir os conteúdos e procurar variar seus formatos, visto que esses materiais podem ser textos, áudios, vídeos e imagens.

Lembrando que os temas abordados devem estar de acordo com os interesses da persona e relacionados ao segmento do e-commerce.

Só que além de produzir esses materiais, é essencial saber divulgá-los e mais uma vez o conhecimento sobre a persona vai direcionar essa prática.

Os materiais produzidos pela plataforma devem ser publicados em canais que esse público usa para buscar informações, como no caso de blog corporativo e redes sociais.

Uma empresa de transporte B2C pode criar um canal no YouTube para veicular seus conteúdos, caso ele esteja de acordo com o perfil de sua persona. Da mesma forma, uma loja virtual de maquiagem pode criar um blog exclusivo para seus materiais.

Considerações finais

Em suma, o branded content é uma estratégia muito eficiente para atingir o público certo e levar informações de valor, assim como uma proposta valiosa para a audiência da marca.

Empresas dos mais variados setores podem usufruir de suas facilidades, como no caso das plataformas e-commerce. Basta seguir as melhores práticas de branded content para extrair todo o seu potencial e aproveitar seus benefícios.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

anúncios patrocinados
Anuncio patrocinado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.