Landing Page: veja quais as mais comuns e como usá-las

A utilização da landing page na aquisição de leads para o seu negócio é de extrema importância. Existem muitas formas de utilizar essa ferramenta na sua empresa, sendo a captura de clientes uma delas.

Isso acontece em decorrência dessa ferramenta ser fundamental no marketing digital, fazendo parte até mesmo da jornada de compra do seu consumidor em inúmeras situações.

Por possuir muita relevância na divulgação e captação de potenciais clientes para o seu negócio, a compreensão de como utilizar essa ferramenta a seu valor se faz extremamente necessária.

O que é landing page?

Traduzido ao pé da letra no inglês, landing page significa página de aterrissagem, ou página de chegada, mas a sua tradução e meio de utilização mais conhecido é a página de captura. Ela possui esse nome por ter a função de captar clientes para o seu negócio.

Através da solicitação de dados dos seus possíveis clientes a empresa consegue entrar em contato e estabelecer um relacionamento com ele a fim de conquistar aos poucos a sua confiança e direcionar os seus produtos e serviços a ele.

Ela pode ser utilizada por qualquer empresa, desde empresas que realizam a venda de um leitor de código de barras de mesa até uma padaria pequena de bairro.

A landing page possui o objetivo de capturar os dados dos clientes através de diferentes formas a fim de contatá-los posteriormente e criar um relacionamento do cliente com a marca.

A landing page é uma página criada pela empresa em que proporciona algum conteúdo ou objeto de graça em troca dos dados da informação de dados do cliente, como:

  • Nome;
  • E-mail;
  • Telefone.

Através de estratégias que levam o seu público-alvo a fornecer essas informações na landing page, é possível entrar em contato com o possível cliente, e posteriormente até mesmo realizar uma venda.

Por exemplo, uma empresa que realiza o sistema para restaurante delivery pode solicitar os dados de seus clientes para que no futuro possa fornecer os seus serviços a eles.

Esse é um dos primeiros contatos que um cliente pode ter com a sua empresa, e faz parte de uma estrutura ampla de marketing digital.

Ele é realizado através do marketing de conteúdo e organizado com base no processo de funil de vendas, onde o objetivo principal é conduzir o cliente na sua jornada de compra.

Entretanto, como é possível levar o cliente até a página de captura e assim fazê-lo fornecer os dados relevantes para um posterior contato da empresa?

Marketing de conteúdo e funil de vendas

Uma das estratégias mais conhecidas do marketing digital é a criação de conteúdo como forma de atrair o possível consumidor para conhecer a empresa e o que ela comercializa.

O marketing de conteúdo cria e fornece conteúdos relacionados a um nicho específico, apontando temas relevantes ao seu público-alvo e que despertem o seu interesse.

Por exemplo, uma empresa de limpeza terceirizada SP pode fornecer conteúdos relacionados a como deixar a empresa mais limpa, produtos e estratégias de limpeza, entre outros.

Dessa forma as pessoas interessadas nesse assunto irão ser atraídas pelo seu conteúdo, e consequentemente comprar o seu produto futuramente.

O marketing de conteúdo possui muitos benefícios, e dentre eles pode-se citar:

  • Construção de um relacionamento com o cliente;
  • Investimento baixo;
  • Retorno alto;
  • Referência no mercado.

Através do marketing de conteúdo, o seu segmento-alvo começa a acompanhar o seu conteúdo.

Com isso, você proporciona credibilidade e confiança, se tornando referência no mercado, uma vez que sempre que o seu público precisar de alguma informação desse nicho, ele irá até você.

Essa forma de divulgação, por utilizar apenas a internet como meio de comunicação, possui um baixo investimento, e da mesma forma, por ser veiculada nesse meio, também possui uma ampla fonte de possíveis clientes para o seu produto ou serviço.

Por exemplo, uma empresa de contabilidade pode utilizar estratégias de SEO em seu conteúdo, obtendo um bom posicionamento no ranqueamento do Google e sendo de fácil acesso para os seu público-alvo.

Dessa forma, ao pesquisarem “serviços de contabilidade preços no Google, a sua página aparecerá para eles.

A construção do marketing de conteúdo é apenas uma das etapas que podem levar o seu público para a sua landing page e onde todo esse processo faz parte da jornada de compra do cliente, ou seja, do funil de vendas.

O funil de vendas é justamente esse processo de chamar a atenção do seu público, produzir conteúdos a fim de se tornar referência aos seus consumidores, o encaminhar para a landing page, obtendo os seus dados em troca de um conteúdo gratuito e, por fim, vender.

Após a construção de um relacionamento com o seu cliente através do marketing de conteúdo, é possível ofertar algo a ele ainda mais relevante e gratuito, em troca do fornecimento de seus dados em uma landing page.

Por exemplo, você pode oferecer três dias gratuitos do seu aluguel de monitor multiparâmetros em troca do seus dados já página de captura.

Dessa forma, o seu lead, ou seja, potencial cliente, obtém informações relevantes a ele de graça e você obtém os dados de um possível comprador dos seus produtos ou serviços.

Através da obtenção de dados do cliente é possível dar continuidade a jornada de compra do cliente, e assim passar para as próximas etapas, como acompanhamento, quebra de objeções, ofertas e promoções, entre outros.

Entretanto, após realizar as etapas que levam o seu cliente até a fase de captura, como deve ser criada uma landing page para assim seguir com a jornada do cliente?

Tipos de landing page

As landing pages podem possuir várias estruturas e tipos, onde a captura de clientes é apenas uma delas.

Através da jornada de compra de um cliente é possível inserir muitas landing pages que ajudam a guiá-lo para a próxima etapa do processo de venda. Entre as principais landing pages, podem-se citar:

  • Agradecimento;
  • Captura de leads;
  • Produto;
  • Splash pages;
  • Vendas.

Essas são as principais formas de utilização de uma landing page e a compreensão de sua utilidade e funcionamento dentro do seu negócio é fundamental não apenas para capturar novos clientes, mas também para o conduzir no decorrer da venda.

Agradecimento

O landing page de agradecimento é bem simples, onde após o seu lead clicar em um link ou aceitar uma oferta, você o envia para uma página de agradecimento. Depois disso ele é direcionado para o material pedido ou enviado a outras ofertas.

Essa landing page pode ser usada para solicitar a opinião do cliente em relação ao seu produto, solicitando o seu depoimento após o uso ou até do seu atendimento.

É possível também enviar descontos, direcionar o lead para as suas redes sociais, entre muitas outras opções.

Por exemplo, você pode utilizar uma landing page de agradecimento após o atendimento referente à compra de camisa de times no atacado, pedindo a sua opinião, críticas e sugestões.

Captura de leads

A captura de leads é a mais comum, como já mencionado, onde se obtém uma oferta de valor, como um material ou uma promoção para o cliente, em troca de alguns dados sobre ele.

Nesse tipo de landing page, ambos os participantes ganham algo, onde o cliente ganha conteúdo e a empresa constrói uma base de contatos.

Por exemplo, uma empresa pode oferecer um material explicando como utilizar uma cabine primária alta tensão enquanto o clientes passa os seus dados em troca.

Produto

Em algumas estratégias de marketing a melhor escolha para a sua landing page pode ser o encaminhamento para uma página que já possua o seu produto a ser ofertado.

Ao invés da página de catálogos, você destaca um item específico da sua empresa, mostrando as suas qualidades, diferenciais e as ofertas disponíveis no momento.

Por exemplo, você pode ofertar um relógio de ponto biométrico com comprovante para pessoas interessadas nesse produto em específico.

Splash pages

As splash pages possuem um intuito parecido com as páginas de captura, onde é necessário criar um relacionamento com o cliente antes de ofertar um produto.

Por esse motivo, o cliente pode ser encaminhado primeiro para uma landing page onde se pergunta o seu idioma de preferência ou a idade que o lead possui antes de enviar um material em troca.

Vendas

Por último, mas não menos importante, existe a landing page de vendas, onde é exibido o seu catálogo de produtos e serviços.

Essa página possui o intuito de convencer o lead a efetuar a compra do seu produto, como um mezanino estrutura metálica, por isso é necessário apresentar o seu diferencial e os benefícios que ele receberá ao efetuar uma compra na empresa.

Esses são os principais tipos de landing pages e a sua forma de utilização na divulgação da sua marca e oferta de produtos e serviços. As utilize para obter dados de seus clientes, e assim efetuar mais vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.