Marketing de Conteúdo: veja as principais vantagens

funil de vendas

O marketing de conteúdo possui muitas vantagens ao ser utilizado como estratégia de divulgação na sua empresa. Ele tem o intuito de atrair o seu público-alvo através de conteúdos relevantes para o seu nicho e, assim, se tornar uma referência no mercado.

Com a tendência do marketing digital, encontrar formas de se comunicar com o seu segmento no meio digital se tornou extremamente importante para realizar uma divulgação eficiente.

Por esse motivo, é essencial entender sobre marketing de conteúdo e como aplicá-lo na sua empresa.

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma estratégia que visa a publicação constante de conteúdos que sejam relevantes ao seu segmento, a fim que eles se tornem engajados na marca.

Dessa forma, é possível atrair o segmento e acompanhá-lo em sua jornada de compra, fortalecendo as relações com o potencial cliente e o conduzindo para a etapa da compra do seu produto ou serviço aos poucos.

Por exemplo, através da criação de conteúdo o seu possível cliente pode buscar por um vaso de pressão para ar comprimido e, ao encontrar o seu site, tirar todas as suas dúvidas referente ao produto.

Com isso, você atrai, envolve e gera valor para a sua marca, além de quebrar possíveis objeções dos seus clientes e, ao acompanhar o seu conteúdo por um período, ele se sente confiante para comprar da sua empresa.

O marketing de conteúdo possui muitas vantagens, dentre elas podem-se citar:

  • Criação de um relacionamento com o cliente;
  • Quebra de objeções;
  • Baixo custo de divulgação;
  • Referência no mercado.

Existem muitas vantagens na criação de conteúdo online, entretanto essas são as principais, onde por utilizar um meio digital de divulgação, através de um site, blog ou redes sociais, os custos na produção de conteúdo são muito baixos.

Além disso, a mensuração é de fácil acesso, onde através de curtidas, comentários, compartilhamentos, entre outros, é possível identificar quais conteúdos tiveram mais sucesso que outros.

Dessa forma, é possível dizer que o ROI, ou seja, retorno sobre investimento, é muito elevado, devido ao baixo valor inserido na divulgação e o alto alcance da rede.

Por exemplo, uma empresa de conserto de balança pode escrever muito conteúdo relevante em suas redes sociais e apenas promover uma pequena quantia para promover as suas publicações.

Entretanto, como é possível estruturar um bom marketing de conteúdo para aproveitar todos os benefícios que a estratégia pode oferecer?

Estratégia de marketing de conteúdo

Para montar a sua estratégia de marketing de conteúdo é necessário realizar cinco etapas principais:

  • Planejamento;
  • Elaboração da persona;
  • Criação de conteúdo;
  • Distribuição;
  • Mensuração de resultados.

Através da efetivação de cada um desses processos, é possível se assegurar da realização de uma estratégia eficiente.

Planejamento

O planejamento é basicamente a divisão de tarefas, análise do objetivo central da empresa e elaboração de metas.

Por exemplo, se o objetivo da sua empresa é aumentar as vendas de um determinado produto, como a venda de painel de média tensão, então nesse caso é necessário estruturar metas condizentes com o objetivo central do negócio.

Os conteúdos criados devem ser construídos principalmente em torno desse produto em específico e, assim, incentivar potenciais clientes a adquiri-lo.

Elaboração de persona

Antes de criar o seu conteúdo, é necessário identificar para quem você o está escrevendo. Por esse motivo, é essencial a elaboração da sua persona.

A persona é o cliente ideal para a sua empresa. Através dela é possível analisar qual seria o cliente ideal para a sua empresa e, com isso, perceber como se comunicar com ela.

Por exemplo, se você possui um cliente que precisa de uma cremalheira para loja, nesse caso irá vender o produto em específico para essa necessidade, onde a comunicação será de uma empresa para outra empresa.

Já se uma pessoa pretende utilizar o produto para a construção de uma biblioteca em sua residência, por exemplo, a comunicação será com um consumidor físico, o que mudará novamente a forma de comunicação.

Criação de conteúdo

A criação de conteúdo pode ser em vários formatos, desde um texto informativo a um e-book, e-mail, vídeo, entre outros. Por esse motivo, após identificar quem é a sua persona, é necessário analisar qual a melhor maneira de se comunicar com ela.

Por exemplo, se você pretende estruturar um conteúdo referente ao cadastro MTR, ensinando como utilizá-lo, a melhor forma seria através de um vídeo explicativo, demonstrando o passo a passo em seu manuseio.

Ao identificar o conteúdo a ser abordado e a persona para quem ele é destinado, se torna mais fácil a decisão do formato de conteúdo que você deve passar.

Distribuição

A forma de distribuição do seu conteúdo também é muito relevante, uma vez que o seu público-alvo precisa estar apto a encontrar você e a sua marca. Por esse motivo, é necessário identificar quais são os meios digitais em que a sua persona está mais presente.

Ela pode utilizar mais uma rede social do que outra, achar e-mails mais atrativos para a comunicação com a sua empresa ou até mesmo estar em múltiplos canais.

Por exemplo, se o lema da sua empresa for “empilhadeira aluguel a um baixo custo”, a melhor forma de se comunicar com os seus potenciais clientes pode ser através do envio das suas promoções mensais.

Mensuração de resultados

A mensuração de resultados é de extrema importância em um negócio. Nenhuma estratégia ou plano de marketing é livre de defeitos e garante o sucesso. Por esse motivo, é sempre necessário acompanhar as suas campanhas e garantir que ela possua um bom desenvolvimento.

É apenas através de sua interação com o público que é possível entender o real desempenho da sua campanha. Ela pode ser mensurada através de curtidas, compartilhamentos, comentários, entre outros, em suas redes sociais.

Além disso, é possível analisar os resultados do tráfego através de pesquisas referente às palavras-chave mais utilizadas em pesquisas do Google, os termos mais utilizados pelo seu segmento.

Por exemplo, se o seu público realiza muitas pesquisas referente a “ácido sulfúrico preço”, nesse caso esse termo deve constar no seu conteúdo para que assim chegue até o seu público. Caso o seu conteúdo ainda não possua essa expressão, é necessário inseri-la.

O número de visitas em seu site também é outro fator visível para identificar a conversão de cliques, além é claro, do número de vendas realizadas nele. Essas são as principais características a se aderir ao aplicar o marketing de conteúdo no seu negócio.

Inbound marketing

O marketing de conteúdo é uma estratégia dentro do inbound marketing, onde o seu intuito principal é utilizar diferentes formas que atraiam o seu público até a sua marca, ao invés do contrário como no outbound marketing.

A ideia principal do inbound marketing é atrair o público sutilmente, passando pela jornada de compra até, finalmente, adquirir o produto ou serviço.

Essa estratégia de marketing visa permitir que o cliente decida por conta própria que o seu produto é o melhor para ele, através dos conteúdos realizados pela sua empresa. Para isso, ele se baseia em quatro pilares principais.

O primeiro é atrair o cliente para a sua marca através da criação de conteúdos relevantes para ele. 

Por exemplo, se você realiza a comercialização de SPDA estrutural, então deve criar conteúdos referentes a esse produto, a fim de informá-lo e quebrar as suas possíveis objeções.

Nessa etapa, você constrói uma relação de referência para o usuário, onde ele entrará em contato com o seu site sempre que precisar de conteúdos e informações relacionados ao tema que você proporciona.

O segundo passo é converter os visitantes da sua página, ou seja, transformá-los em lead, ou potenciais clientes para a sua empresa, uma vez que uma relação de confiança já foi estabelecida pela troca de conteúdos relevantes ao seu visitante.

Uma forma muito utilizada para realizar essa transição é através da oferta de um conteúdo gratuito, onde em troca o usuário informa alguns de seus dados, como, nome, e-mail, telefone, entre outros.

O terceiro passo é a venda. Onde através das informações passadas pelo seu lead, você consegue construir uma relação mais próxima com ele e passar ofertas tentadoras através do contato adquirido.

Dessa forma, ele decide que o seu produto ou serviço é o melhor do mercado e se identifica com a sua marca, efetuando, assim, a compra. O quarto e último passo é o processo de pós-venda. Nessa etapa, o intuito é estabelecer a sua relação com o cliente, de forma que ela seja duradoura.

Por esse motivo, é muito importante manter o contato com o consumidor e garantir que a sua experiência seja excelente com o seu produto ou serviço. Dessa forma, o cliente se fideliza à sua marca e realiza novas compras futuramente.

Essas são as principais características e aplicações do marketing de conteúdo. Agora basta aplicá-lo em seu negócio, atrair clientes e fidelizá-los, a fim de crescer a sua marca e gerar lucros significativos para a sua empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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