O Google é uma plataforma e uma marca que já é bem conhecida em todo o mundo. É quase impossível conhecer alguém que nunca tenha ouvido falar sobre ele, pois se tornou o melhor amigo de quem ama realizar pesquisas na internet.
Em meio ao que muitos chamam de era digital, o Google surgiu como um simples buscador para que as pessoas conseguissem realizar as suas pesquisas de forma acessível, e hoje tornou-se o maior buscador de informação em todo o mundo.
É muito fácil encontrar alguém que deseja encontrar algo na internet, seja um produto, um serviço ou uma simples informação e realiza essa pesquisa justamente no Google, pois sabe que lhe apresentará os melhores resultados em comparação a outros buscadores.
Acontece que, mesmo se tornando uma ótima ferramenta de pesquisa, algumas pessoas acabam se esquecendo que ele também é uma ótima ferramenta de trabalho, principalmente para quem possui o seu próprio negócio.
Com o constante crescimento do Google, as empresas começaram a ver nele um grande potencial para divulgar seus produtos e fazer com que as pessoas que pesquisam por serviços de contabilidade preços acessíveis, por exemplo, encontrassem suas marcas.
Entretanto, ainda existem muitos empreendedores que se perguntam sobre a importância de levar sua marca para o universo digital, e principalmente para o Google. O que é normal, afinal de contas, tudo que é novo gera um certo receio no primeiro momento.
Mas neste caso estamos falando da construção de uma marca que esteja presente no maior buscador de informação do mundo, ou seja, as chances de você se arrepender de fazer isso são poucas.
Tendo isso em vista, hoje iremos falar mais sobre a importância de levar o seu negócio para o Google e como ele pode fazer toda a diferença para que a sua marca alcance resultados cada vez melhores, seja qual for o tamanho ou segmento dela.
O que é o ranking do Google?
Antes de qualquer coisa, precisamos entender o que é o ranking do Google, pois existem muitos que ainda não sabem que ele existe e que é aplicado em todo e qualquer tipo de negócio, seja um licenciamento ambiental piscicultura pr ou uma marca de roupas.
Assim como qualquer outro tipo de ranking, o do Google lista os sites que estão em primeiro lugar até o último, contando com diversas páginas repletas de resultados de sites que trazem consigo suas posições, como:
- Site 1;
- Site 2;
- Site 3;
- Site 4;
- Site 5.
Se você pesquisou algo no Google, é normal que apareça para você uma lista com diversos sites que podem te dar os resultados que espera. Nessa lista, entende-se que o primeiro site que apareceu é o melhor e o que mais pode te ajudar.
Nem sempre o primeiro site será exatamente o melhor, mas na maioria das vezes algum site daquela primeira página irá te ajudar. Isso porque, quando você desce ao rodapé da página, vê que o Google possui diversas páginas com resultados para a sua pesquisa.
É por isso que uma empresa de software pdv e muitas outras no mercado estão conquistando as primeiras posições do Google, pois sabem o quão importante esse posto é para os negócios, e já iremos falar mais sobre isso a seguir.
Até aqui é importante que você entenda o que é o ranking do Google e também compreenda que para um site chegar nas primeiras posições da primeira página, é preciso muito trabalho e paciência.
Ainda neste texto iremos apresentar algumas dicas que irão te ajudar a chegar nessas primeiras e tão sonhadas posições no Google, pois alcançar tal feito dentro do maior buscador de informação do mundo não é para qualquer um.
A importância de se estar nas primeiras páginas
Agora que você entende bem sobre o que é o ranking do Google, chegou o momento de entender mais sobre a importância de se estar nas primeiras páginas e resultados de tal plataforma, como bem prometemos que iremos falar sobre.
Pense que você está a procura de uma empilhadeira retrátil e faça uma pesquisa no Google para encontrar a que melhor lhe atende. Em meio a milhares de resultados, provavelmente você irá clicar logo no primeiro site que apareceu ou um dos primeiros.
Isso é comum e a maioria das pessoas realiza tal ação, faz parte do comportamento do usuário que já foi estudado por diversos especialistas no assunto. É normal que cliquem logo em um dos primeiros resultados para saber se já encontramos o que queremos.
Com isso, conseguimos entender que os sites que estão na primeira página do Google possuem uma enorme vantagem em comparação aos que estão nas outras, pois isso significa que os usuários irão clicar nos que estão logo na primeira página.
E sabemos bem que cada novo clique de um usuário quer dizer a chegada de uma nova pessoa que pode conhecer a sua marca, se interessar pelo que você oferece e provavelmente consumir o seu produto ou serviço caso seja isso que ela deseja.
Todo e qualquer tipo de negócio pode alcançar a primeira página do Google, seja uma empresa de rastreamento de gado via gps ou até mesmo um escritório de engenharia, mas para isso é preciso muito trabalho e estratégias.
Sendo assim, conseguimos entender o porquê da primeira página do Google ser tão cobiçada pelas pessoas que entendem a importância de se estar lá e como essa posição pode fazer toda a diferença nos resultados de um negócio.
Motivos para sua marca estar presente no Google
Mesmo entendendo sobre tudo isso, existem algumas pessoas que ainda se perguntam os motivos pelos quais vale a pena se esforçar para estar presente no Google e levar sua marca para este universo. Por isso, selecionamos alguns motivos para isso, confira:
Maior visibilidade no segmento
Como bem mencionamos anteriormente, o Google é o maior buscador de informação em todo o mundo, isso significa que milhares de pessoas estão online na plataforma todos os dias, e essa é a oportunidade perfeita para que você leve a sua marca adiante.
Sendo assim, estar presente no Google é garantir que milhares de pessoas conheçam a sua empresa de limpeza SP, por exemplo, se interesse pelo serviço que presta a partir de uma simples pesquisa que pode fazer.
Melhor captação de clientes
Além disso, com o aumento da visibilidade da sua marca você também aumenta as captações de clientes mais segmentados ao seu nicho, ou seja, aqueles que realmente possuem interesse em consumir o que você oferece.
Pense que nem sempre ter milhares de potenciais clientes significa algo bom, pois nem sempre todos eles estão realmente interessados no que você oferece. O Google te ajuda a atrair para a sua marca aqueles que realmente poderão consumir de você.
Mais acessibilidade aos usuários
E é claro que ele ainda traz mais acessibilidade para os usuários, pois hoje metade da população mundial possui acesso à internet e através do Google, conseguem encontrar a sua marca e comprar o que você oferece.
Seja uma empresa de canudo de formatura personalizado ou qualquer outra do mercado, o Google se torna essencial para que você divulgue ainda mais seus produtos ou serviços e consiga aumentar seus resultados e desempenho na internet.
Dicas para chegar na primeira página do Google
Partindo para a prática, conquistar uma posição na primeira página do Google é um desafio e tanto, por isso selecionamos algumas dicas que irão te ajudar nessa jornada de forma prática e acessível. Confira:
Produza conteúdos de qualidade
A primeira delas é a produção de conteúdos de qualidade para que você conquiste os seus potenciais clientes, pois mesmo dentro da internet as pessoas desejam consumir conteúdos que acrescentem algo novo e relevante em suas vidas.
Por isso, é de suma importância que você produza conteúdos dentro do seu segmento e que ajude o seu público-alvo a resolver algum problema ou esclarecer alguma dúvida, fazendo toda a diferença na construção de um bom posicionamento para o seu site.
Invista nas estratégias de SEO
SEO é a sigla usada para um conjunto de estratégias que visam aumentar a visibilidade e o posicionamento de um site dentro dos buscadores, principalmente o Google.
Isso porque esse é o lugar onde as pessoas costumam pesquisar por um uniforme de vôlei personalizado acessível e diversas outras coisas.
Existem diversas estratégias de SEO que valem a pena entender a fundo para que você as aplique da forma correta. São formas orgânicas de se trabalhar para que o seu site chegue à primeira página do Google de forma natural e ética.
Faça o uso de boas palavras-chave
Por fim, mas longe de ser menos importante, busque estudar quais são as palavras-chave voltadas para o seu segmento e que mais possuem volume de busca no Google, já que você pode usá-las em seus conteúdos para atrair mais pessoas.
Com dicas como essas você verá que trabalhar para fazer o seu site chegar na primeira página do Google está longe de ser algo impossível, basta contar com estratégias corretas e ter paciência.
Considerações finais
Dessa forma você conseguirá construir não apenas um bom posicionamento para o seu site dentro do Google, mas também uma marca que entende a importância e a necessidade de se estar presente em espaços digitais como esse.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.