Circuito Violando Fronteiras leva doze apresentações da viola caipira a estações de metrô do Distrito Federal 

A longo do mês de novembro, diversos artistas sobem ao palco, reverenciando a viola caipira e sua diversidade de gêneros musicais em crescente evidência no país

Começa no próximo mês, a primeira edição do Circuito Violando Fronteiras – Edição BSB que traz como protagonista o tradicional instrumento brasileiro de 10 cordas: a viola caipira, significativamente difundida neste ano, por meio do remake da telenovela Pantanal.

 

O Circuito Violando Fronteiras – Edição BSB desembarca visitando estações de metrô das cidades de Ceilândia, Samambaia, Águas Claras e Plano Piloto, de 1º a 25 de novembro, com entrada franca. As estações receberão uma série de espetáculos que trazem a viola caipira como elemento central de uma diversidade de gêneros musicais, com diversas nuances e vertentes, desde as músicas mais tradicionais de raiz caipira a estilos mais urbanos e modernos, proporcionando aos usuários o acesso gratuito à arte e cultura.

 

O organizador do projeto é o violeiro e produtor cultural Elizeu Dourado (Mariano), integrante da dupla Macedo & Mariano. Para ele, “o evento reúne diversas possibilidades artísticas que agregam valor ímpar à música de Viola Caipira. O circuito representa uma janela para o intercâmbio cultural e musical, e vai além, é uma forma concreta de fortalecer esse ícone material e imaterial da cultura popular brasileira: a Viola Caipira.”

A programação do Circuito Violando Fronteiras – Edição BSB reconhece a importância da viola caipira e valoriza violeiras e violeiros da cena cultural brasiliense e se estenderá ao longo de quatro semanas. A cada semana, haverá três dias de apresentações, cada uma com uma hora de duração. A  primeira estação de metrô a receber os espetáculos será a de Ceilândia. Na estreia, sobe ao palco a dupla Macedo e Mariano, trazendo a tradicional música sertaneja de estilo raiz. Posteriormente, é a vez de Claudinho da Viola, que convocará o público a conhecer sua música instrumental autoral, único trabalho realizado por um pessoa com deficiência visual no gênero musical no país, com canções que  trazem ritmos diferentes como a Mazurca, o Calangueado, a Polca e o Chamamé. Na sequência, a violeira Carol Carneiro, compositora e pesquisadora da música brasileira, com 20 anos de estrada musical, apresentará um show embalado pela alegria das festas tradicionais do Brasil.

Na semana seguinte, a estação de Samambaia receberá a jovem violeira   Gaby Viola, a dupla de violeiros Jacarandá e Braúna e os repentistas Chico de Assis e João Santana, trazendo a cultura nordestina para a nossa capital.

A terceira estação contemplada com o Circuito Violando Fronteiras – Edição BSB será Águas Claras com apresentações da dupla Ânderes e Fernandes, percorrendo a cultura popular e as manifestações tradicionais em torno da música e viola caipira, da violeira e compositora Karen Parreira, e por fim, do violeiro, pesquisador e produtor cultural Cacai Nunes.

O encerramento acontecerá na estação do Plano Piloto, com a premiada violeira Dayane Reys, Arthur Noronha e ainda, a dupla de violeiros de música caipira Os Mineiros de Urucuia.

 

As apresentações acontecem sempre às 18 horas, horário de maior circulação de pessoas nas estações, e seu formato centraliza o direito à acessibilidade, com a participação de um intérprete que traduzirá simultaneamente as letras cantadas para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), a divulgação de um teaser com o serviço de audiodescrição e para além disso, parte do material de divulgação foi impresso em braille.

Durante a apresentação haverá  um estande de divulgação de plataformas digitais e vendas de CDs e DVDs.  Nesta edição, os espetáculos serão realizados de forma híbrida, com transmissão ao vivo pelo canal oficial https://www.youtube.com/CordasdaVida .

O projeto recebe recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do GDF e compõe o conjunto de ações da “Cordas da Vida”, instituição que se empenha em gerar visibilidade aos artistas da música de viola caipira, promovendo espaços de troca e interação entre a produção cultural e o público, além de democratizar o acesso à cultura.

 

Programação

 

ESTAÇÃO DO METRÔ DE CEILÂNDIA CENTRO – 18h

 

01/11- Macedo e Mariano

03/11- Claudinho da Viola

04/11- Carol Carneiro

 

ESTAÇÃO DO METRÔ TERMINAL SAMAMBAIA – 18h

 

09/11- Gaby Violeira

10/11- Jacarandá e Braúna

11/11- Chico de Assis e João Santana

 

ESTAÇÃO DO METRÔ ÁGUAS CLARAS – 18h

 

16/11- Ânderes e Fernandes

17/11- Karen Parreira

18/11- Cacai Nunes

 

ESTAÇÃO DO METRÔ CENTRAL ROD PLANO PILOTO – 18h

 

22/11- Dayane Reys

23/11- Arthur Noronha

25/11- Os Mineiros de Urucuia

 

ATIVIDADE DIÁRIA

 

  • DIVULGADOR DIGITAL – Orientações sobre plataformas digitais de áudio.

  • COMERCIALIZAÇÃO DE CDs E DVDs de artistas convidados e outros.

 

Entrada Franca – Classificação Livre

 

SERVIÇO

 

Circuito Violando Fronteiras – Edição BSB

Data: De 1º  e 25 de novembro de 2022

Local: Estações de Metrô de Ceilândia, Samambaia, Águas Claras e Rodoviária do Plano Piloto.

 

INFORMAÇÕES

Cordas da Vida

 

https://www.youtube.com/CordasdaVida

 

Redes Sociais

facebook.com/cordasdavidaoficial

instagram: @cordasdavidaoficial

anúncios patrocinados
Anuncio patrocinado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.