Na etapa nacional do torneio, jogadores dos times vencedores da fase regional e atletas de outros times representarão o Distrito Federal nas seleções masculina e feminina. Jogos começam em 3 de novembro e encerram no dia 19, com a grande final na Arena Barueri
Os times de Ceilândia Norte (feminino) e Águas Lindas (masculino) levaram a Taça das Favelas Brasília 2022 para casa depois de um mês de confrontos do campeonato a nível regional. Agora, a competição chega a uma nova e inédita fase: a primeira disputa a nível nacional, com seleções masculinas e femininas representando as mais de 10 cidades que realizam a Taça. Cada seleção é montada pelos técnicos dos times campeões na fase regional, reunindo os melhores jogadores ao longo de todo o torneio, incluindo atletas dos times vencedores.
A fase nacional da Taça ocorre em São Paulo, com abertura marcada para 1º de novembro, a Cerimônia de Lançamento e Sorteio das Chaves, data em que os confrontos serão sorteados, no centro de convenções do World Trade Center de São Paulo. Os jogos começam em 3 de novembro e seguem até o dia 8, com dias alternados para as seleções masculinas e femininas. Entre 3 e 10 de novembro, dia em que ocorrem as semifinais, os confrontos ocupam o gramado sintético do Centro Esportivo Vicente Feola, na Vila Manchester.
Já a grande final, tanto feminina como masculina, será na Arena Barueri, em 19 de novembro, a partir das 14h, com transmissão nacional ao vivo pela TV Globo. Apelidada de Favelão 2022, a Taça das Favelas é o maior campeonato de futebol entre favelas do mundo. O torneio começou há 10 anos por iniciativa da Central Única das Favelas (Cufa), no Rio de Janeiro, e atualmente é feita em 18 estados, cada um com seu formato.
Estados participantes
Até o momento, a escalação da fase nacional inclui, além do Distrito Federal, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul (somente com seleção masculina), Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e o Espírito Santo, com seleções convidadas.
As duas seleções de Brasília, montadas pelos técnicos Adão Pereira (do time feminino de Ceilândia Norte) e Manoel Oliveira Silva (do time masculino de Águas Lindas), incluem 18 jogadores em cada. Além de atletas de Águas Lindas, a seleção masculina inclui jovens de Taguatinga Sul, Estrutural, Varjão, São Sebastião, Guará, Riacho Fundo 1, Ceilândia Norte, Itapoã e Candangolândia. Já no feminino, as campeãs de destaque de Ceilândia Norte compartilham a oportunidade com jogadoras de Ceilândia Sul, Jardins Mangueiral, Águas Lindas e Recanto das Emas.
“Chegou a hora de realizarmos o nosso grande sonho e fazermos esse grande Gol Pra Toda Vida! Começamos com a Taça há dez anos no Rio de Janeiro, e durante esse tempo, expandimos para vários estados do país, que agora vão estar juntos em São Paulo, no Favelão 2022”, disse Celso Athayde, idealizador da Taça das Favelas.
Em Brasília (DF), a Taça das Favelas tem realização da ONG Projeto SA com apoio da Cufa-DF, idealizadora da edição regional, e da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Distrito Federal, que fomenta a iniciativa. Já a fase nacional tem produção da InFavela, empresa do Grupo Favela Holding.