Os cursos são acessíveis a pessoas com deficiência e oferecem certificado de conclusão
Em comemoração ao aniversário de 96 anos do Movimento Pestalozziano e com o intuito de atender demandas de formação das equipes de trabalho que compõem as afiliadas de todo o Brasil, a Federação Nacional das Associações Pestalozzi (Fenapestalozzi) inaugurou, dia 26/10, um centro de formação. Gestores, coordenadores pedagógicos, coordenadores técnicos, coordenadores de saúde, profissionais de saúde, educação, assistência social e formadores em educação profissional, auxiliares administrativos e de serviços gerais e voluntários que atuam nas unidades Pestalozzi em todo o Brasil agora possuem acesso aos cursos disponíveis.
Os temas são voltados para o cotidiano das instituições, pelo levantamento das suas dificuldades no âmbito da gestão administrativa, jurídica, educacional, social e saúde. Então, os cursos oferecidos buscam atender às demandas mais pontuais solicitadas por todas as afiliadas da Fenapestalozzi. São eles: o de Lei Geral de Proteção de Dados, com carga horária de 40 horas; o de Marketing para instituições do terceiro setor, também de 40 horas; e o de Legislação, focado em Emendas Parlamentares e com carga horária de 80 horas. Todos os três foram estruturados para atender às demandas internas das associações e estão alinhados ao perfil profissional, de idade e de formação delas.
Segundo Ester Pacheco, presidente da federação, o projeto sempre contará com novos cursos e será uma fonte de formação e capacitação inovadora e atualizada para aqueles que buscam os cursos ofertados. “A Educação é um processo contínuo e gradativo para o desenvolvimento das pessoas e o Centro de Formação veio para centralizar de forma objetiva as pautas educacionais e de capacitação que permeiam o universo do Movimento Pestalozziano”, explica.
Todos os cursos serão ministrados no formato digital, de forma acessível, com legendas em português – quando necessário – e janela de Libras. Para suplementação dos cursistas, são oferecidos materiais didáticos em PDF, textos complementares e videoaulas, além de acompanhamento pedagógico no espaço de Mentoria para que o aluno possa tirar suas dúvidas. Ao final do curso, é fornecido um certificado gratuito, cujos critérios são: realizar toda a leitura dos materiais disponíveis, concluir os exercícios propostos e obter 70% de aproveitamento na avaliação final, que varia de acordo com o professor.
Para se inscrever, basta acessar o site da Fenapestalozzi na aba “Centro de Formação” e escolher um dos cursos disponíveis. Na aba inicial de cada um, há um box de apresentação com informações sobre o ambiente virtual, sobre a formação oferecida e sobre as formas de comunicação com a equipe de coordenação, além de breve apresentação do professor conteudista. Os interessados poderão se inscrever em um curso por vez e, ao finalizar, podem iniciar outro.
Mais informações:
E-mail: centrodeformacao@fenapestalozzi.org.br
Telefone: (61) 3224-5620
Sobre a Fenapestalozzi – Fundada em 28 de agosto 1970, a Federação Nacional das Associações Pestalozzi (Fenapestalozzi) é uma associação civil de direito privado, sem fins econômicos, que visa a defesa e garantia de direitos das pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades assim como suas famílias, atuando nas áreas de assistência social, educação, saúde, trabalho, cultura, esporte, lazer, entre outras.
A Federação Nacional representa o Movimento Pestalozziano e tem por finalidade integrar as 235 afiliadas que estão presentes nas 5 regiões do país distribuídas em 20 estados e no Distrito Federal. Juntando esforços, por meio das Associações Pestalozzi, é possível implementar medidas técnicas, científicas e administrativas em todo território nacional, com o objetivo de proporcionar às pessoas com deficiência condições para o exercício pleno de seus direitos como cidadãos comuns.
A federação visa garantir os direitos das pessoas com deficiência e luta diariamente por ações sociais e políticas públicas que interajam e desenvolvam a autonomia e independência dessas pessoas, capacitando-os para o futuro.