Para se aventurar, é preciso ter planejamento para evitar imprevistos
Crédito: iStock
Para quem ama emoção, qualquer tempinho é a oportunidade perfeita para se aventurar nas estradas. Colocar uma mochila nas costas e pegar a estrada com destino à felicidade é o esporte favorito de quem não abre mão de um roteiro off-road. Mas algumas providências básicas são importantes para evitar surpresas desagradáveis durante a viagem.
Para se aventurar, é preciso ter planejamento para evitar imprevistos, como se perder no caminho, problemas mecânicos no carro e outros perrengues que aventuras muitas vezes propiciam. Depois de um tempo, viram divertidas histórias de aventura, mas, se puder evitar, melhor. Investir em segurança nunca é demais, ainda mais quando estamos em um local que não conhecemos muito bem. Quer curtir uma aventura off-road com segurança? Acompanhe as dicas.
Escolha do destino
Conhecer novos lugares é maravilhoso, mas é preciso ter o mínimo de planejamento e informação sobre o local antes de colocar o pé na estrada. Para garantir uma expedição de sucesso, a escolha de um bom destino é meio caminho andado. Não deixe de ler sobre o roteiro, problemas que outros viajantes tiveram e opções de socorro. Além disso, defina a programação com bastante antecedência: onde irá comer, dormir, etc. O seguro morreu de velho, certo?
Se localize!
Antes de ligar o carro e sair para se aventurar, estude o mapa. Invista no GPS – atualmente, é possível baixar o mapa no celular, para utilizá-lo mesmo sem sinal de telefonia –, mas não confie apenas nele. Se possível, imprima o mapa com o roteiro da viagem. Assim, sua segurança estará garantida, caso o celular dê pane.
Primeiros socorros
Falar em primeiros socorros em uma viagem off-road parece chover no molhado, mas tem gente que esquece essa regrinha básica e acaba indo de encontro com o perrengue por conta disso. Para o carro, é importante não esquecer de levar cinta e anilhas para reboque,
enxada, pá e picareta, alicate, chave de fenda, martelo, prancha, para o usar em caso de atolamento, porcas e parafusos, extintor de incêndio, lâmpadas, fusíveis e conectores.
Para as pessoas, é fundamental levar medicamentos de uso comum, repelentes, luvas cirúrgicas, curativos, gazes, antitérmicos, analgésicos, relaxantes musculares e termômetro.
Opções de destinos
O nosso país é riquíssimo em trilhas off-road, com tudo que um viajante aventureiro merece e contato com uma natureza exuberante de tirar o fôlego. Um destino muito conhecido é a Serra da Mantiqueira, que fica nos estados de São Paulo e Minas Gerais. Mas também não ficam atrás em beleza e grandiosidade a Ilha de Marajó (Pará), Jijoca de Jericoacoara (Ceará), Lençóis Maranhenses, Natal (Rio Grande do Norte), Pantanal (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), Rota das Emoções (Ceará, Piauí e Maranhão), Serra da Canastra (Minas Gerais) e Serra do Roncador (Mato Grosso). Quem quiser expandir as fronteiras pode incluir nas opções conhecer a Patagônia (Argentina e Chile), o Atacama (Chile) e o Uruguai.
Aventura 4×4
Quem tem um carro 4×4 pode aproveitar ainda mais a ocasião com conforto para conhecer lugares inusitados, de difícil acesso, já que seu ponto forte é a resistência e a tração nas quatro rodas. Assim, fica fácil descobrir alguns paraísos escondidos depois de uma estrada de terra. Mas, antes de viajar, é preciso estar com tudo em ordem, tanto na mecânica do veículo quanto na documentação. Vale a pena fazer uma consulta do Renavam, para garantir que está tudo em ordem. Quem pretende alugar um automóvel para a aventura precisa ficar de olho também nas mesmas condições.
Por último, e não menos importante, uma regra básica vale para qualquer aventura off-road: nunca viaje sozinho, mesmo que tenha muita experiência com esse tipo de expedição.