Taxas de juros, descontos, prazos de fabricação e de validade. Esses são conceitos que fazem parte da rotina dos adultos, mas também podem ser apresentados às crianças para que elas aprendam desde cedo a cuidar das finanças e lidar com o dinheiro de uma forma saudável. Estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental no Colégio Marista João Paulo II tiveram uma aula de matemática diferente, nesta quinta-feira (5), a fim de experienciar a função social do dinheiro.
A turma planejou uma saída pedagógica ao supermercado Dona de Casa, localizado na Asa Norte. Eles escolheram uma receita e receberam uma quantia em dinheiro para comprar os ingredientes. A atividade será concluída na cozinha do colégio onde os estudantes irão preparar a receita com o auxílio dos professores.
A ação visa a consolidação de aprendizagens por meio de vivências pedagógicas significativas ao contexto estudantil. Na oportunidade, as crianças aprenderam sobre conceitos referentes à educação financeira, prazos de fabricação e validade, além de hábitos de alimentação saudável.
A visita também foi um momento para os estudantes, que ainda estão na fase da alfabetização, praticarem a leitura por meio de listas de compras.
Case – Aqui no DF, há cinco anos, o Colégio Marista João Paulo II se adiantou à reforma curricular e implementou a educação financeira no currículo dos estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo foi construir comportamentos financeiros sustentáveis e conscientes diante do cenário econômico da população brasileira.
Com a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que inclui a educação financeira como um dos temas transversais do novo ensino fundamental, os pequenos terão a oportunidade de aprender logo cedo como gerar e manter hábitos de consumo consciente. Antes, a educação financeira estava associada só às aulas de Matemática, mas agora estará cada vez mais presente em diferentes disciplinas.
Outras atividades – Além da visita ao supermercado, os estudantes também vivenciam, ao longo do semestre letivo, outras experiências que proporcionem reflexão e análise de práticas do dia a dia. Os professores utilizam folhetos de supermercado, encartes de propaganda, vídeos, notícias e propagandas virtuais, e compras do lanche na própria cantina do colégio. Na prática, os estudantes refletem sobre a diferença entre necessidade e desejo, sobre comprar somente após analisar a real necessidade e de observar o que já tem casa.