Branding: saiba como criar uma para a sua marca

branding

É inegável que o mercado atual é vasto e competitivo, existem diversas empresas competindo pelo mesmo perfil de consumidor. No entanto, algumas empresas se destacam em nosso imaginário quando pensando em determinado produto, o nome disso é branding

O branding é uma estratégia usada por empresas que querem ser percebidas e lembradas de forma positiva na mente dos consumidores. 

Para isso, são trabalhados diversos fatores como logo, cores, representantes da marca, jingles e muitos outros. 

Esse tipo de estratégia deve ser usado por negócios de todos os segmentos, como uma empresa que vende peças para escavadeira new holland, pois é assim que essas marcas vão conseguir se destacar no mercado atual.

São diversas empresas que souberam trabalhar seu branding e que até hoje permanecem no imaginário popular, seja um banco digital que trouxe uma linguagem nova e uma cor marcante ou uma empresa de refrigerante que é constantemente associada à felicidade.

Independente de qual segmento é provável que uma empresa específica venha à mente, mas torna-se necessário lembrar que não apenas empresas de grande porte ou multinacionais que possuem um branding marcante.

Empresas de diversos porte e segmentos souberam como trabalhar seu branding e se tornaram marcantes e relevantes para um determinado público-alvo, como uma empresa que constrói um elevador industrial pequeno pode ser reconhecida em seu ramo.

É importante que todos os negócios trabalhem seu branding como forma de se posicionar e se destacar no mercado, aumentando assim seu número de vendas e até mesmo a longevidade de um negócio.

Pensando nisso, este artigo irá explicar o que é branding e o que é uma marca. Além disso, será apresentado a importância de aplicar o branding em um negócio e mostrar dicas de como aplicá-lo. 

O que é branding 

O branding é uma forma de gerir as estratégias da marca, ou seja, é o conjunto de características que serão usados para criar e definir qual será a imagem da marca. E essas estratégias não se resumem apenas ao logo da empresa.

Para que uma marca se destaque e se torne presente no imaginário popular, devem ser trabalhadas as mais diversas estratégias e características. 

Algumas das mais importantes e relevantes são:

  • Logo;
  • Logotipo;
  • Identidade visual;
  • Posicionamento;
  • Valores.

Como descrito anteriormente, o branding é um conjunto de estratégias que vão ajudar a montar a presença da marca no imaginário popular. Por esse motivo, é preciso ter em mente que não será um processo rápido. 

Isso porque, esse processo é longo e envolve todos os setores de uma marca, e é necessário que todos eles estejam alinhados para que o branding se desenvolva de forma consistente e efetiva. 

Por exemplo, uma empresa que fabrica embalagens papel cartão alimentos congelados precisa alinhar os elementos gráficos, a mensagem que a empresa quer passar e até mesmo sua forma de atendimento. 

O branding se baseia no crescimento inteligente de uma marca, ou seja, para além dos números. Aqui, é trabalhada a mensagem que uma marca quer passar e como ela deseja ser percebida pelo público. 

A forma como uma marca é recebida pelo público é de extrema importância, tanto para empresas que querem manter uma boa reputação quanto para empresas que trabalham com produtos  e em segmentos mais delicados como uma fabricante de lápide de vidro.

Mas afinal, o que é uma marca?

A construção e definição de uma marca vai além da escolha dos elementos visuais, como apresentado anteriormente, ela é um conjunto entre esses elementos e características subjetivas que são geradas pelo consumidor. 

Esses elementos são subjetivos pois estão ligados aos sentimentos que a empresa passa para cada indivíduo, e não como a marca se apresenta de maneira total.

Por exemplo, um cliente que comprou uma folha de lixa diamantada pode ter tido uma experiência positiva com a marca. No entanto, outro cliente pode ter recebido o produto com uma avaria e não se sentir totalmente satisfeito com a experiência. 

Qual a importância do branding?

Como o mostrado no exemplo anterior, as relações e experiências humanas são diferentes e individuais. Uma marca não conseguirá ter unanimidade em um mercado. 

É por esse motivo que a construção de um branding é importante, pois ela vai trabalhar em conjunto com todos os setores de uma empresa, montando uma marca consistente que passe seus valores em todos seus setores. 

Desse modo, apesar de acontecerem avarias com produtos ou caso as pessoas não tenham a experiência esperada, coisas que são comuns e inevitáveis, a imagem da marca não será abalada de forma drástica. 

Além disso, é ele que vai definir e divulgar a mensagem e os ideais da marca. Dessa forma os consumidores que se identificarem com eles vão se sentir mais próximos da marca e passarão a consumir e divulgar seus produtos. 

É importante que uma empresa de manutenção de persianas divulgue seus ideais e se posicione quando necessário. Pois assim, seu branding se fortalecerá e em consequência sua relação com os clientes também. 

Isso é importante pois o novo perfil de consumidor é bombardeado de informações e de opções de produtos e empresas. Por conta dessa grande variedade, esse consumidor prefere comprar de um comércio que confie e que esteja alinhado com seus ideais. 

Pesquisas mostram que esse novo consumidor não se importa em pagar mais por um produto ou serviço se ele acreditar nos valores e influência da marca. Sendo assim, é muito importante que uma empresa trabalhe seu branding e se destaque no mercado.

Como aplicar estratégias de branding em um negócio

Como foi apresentado ao longo desse conteúdo, o branding é um conjunto de estratégias que são trabalhados para criar a imagem de uma marca no imaginário da população. 

As principais estratégias já foram apresentadas no início do artigo e agora serão desenvolvidas de forma detalhada e acompanhadas por dicas de como aplicá-las em uma marca.

Identidade visual 

A identidade visual é o conjunto de elementos que vão compor o design da marca. Entre eles estão: logo, logomarca, cores e elementos visuais.

Por exemplo, uma oficina que é especializada em adaptação veicular para deficientes precisa definir todos esses elementos para definir uma identidade visual marcante para que seu negócio seja lembrado pelo público.

Slogan

O slogan é uma frase de efeito, é ele que vai sintetizar a mensagem que a sua marca quer passar. Não é difícil encontrar slogans marcantes que já fazem parte do nosso imaginário, desde marcas de carros até empresas de eletrodomésticos e pilhas. 

Essa frase precisa ser simples, cativante e é necessário que ela esteja de acordo com a mensagem e com o tom que a marca quer usar.

Linguagem e tom

Tanto a linguagem quanto o tom são os elementos condutores para a idealização da identidade visual e do slogan. Isso porque, são eles que vão definir como a empresa vai se comunicar e como vai se apresentar. 

Uma empresa que constrói varandas com vidro temperado para edifícios de luxo vai precisar adequar sua linguagem e seu tom para falar de acordo com o público-alvo de seu negócio.

Considerações finais 

Portanto, a definição e estruturação de boas estratégias de branding são de grande importância para que negócios dos mais diversos segmentos se destaquem e se mantenham relevantes dentro de um mercado altamente competitivo.

Por esse motivo, é necessário que as empresas busquem profissionais capacitados para construir e desenvolver as estratégias de branding que poderão fazer uma empresa ganhar notoriedade e o apego do público. 

É importante que as empresas entendam que os consumidores querem ouvir histórias e que eles possuem interesse genuíno em conhecer a marca que estão adquirindo os produtos ou serviços. 

Se analisarmos as grandes empresas, sejam elas do ramo da tecnologia ou do setor alimentício, todas possuem um branding bem estruturado. Seja por meio do visual ou até mesmo pelo som que os aparelhos fazem ao ligar, eles estão presentes em nossa memória.

Ao longo da leitura deste artigo, é possível que diversas marcas tenham surgido à mente quando algum exemplo era usado, e essa é a importância do branding. 

O branding tem o poder de fazer com que uma marca esteja presente em nosso subconsciente e quando surgir algum estímulo a marca seja “acionada” e ela passe para o nosso consciente.

Podendo até mesmo gerar um desejo de compra do produto dessa determinada empresa, isso funciona muito para o setor alimentício pois os gatilhos mentais são mais marcantes e são produtos mais acessíveis.  

Por exemplo, uma família feliz tomando café da manhã remete aos comerciais de manteiga e margarina. Já um grupo de amigos reunidos e se divertindo pode remeter a marcas de refrigerante ou de bebidas. 

Mas, como foi apresentado, o branding é importante para todos os setores e para empresas de todos os tamanhos. Por isso, torna-se importante que ele seja bem trabalhado e desenvolvido, provocando assim a notoriedade e longevidade da marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

anúncios patrocinados
Anuncio patrocinado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.