A arquitetura e o design de interiores espelham as constantes mudanças, evolução e processo de readaptação, conforme a sociedade altera sua maneira de viver. Porém, a capacidade de otimizar ambientes e deixá-los ainda mais confortáveis e usuais continua sendo um dos grandes objetivos dos profissionais da área e das pessoas que desejam deixar suas casas ainda mais funcionais. Nesse contexto, a copa, também chamada de sala de almoço, teve sua configuração modificada através dos anos. Anteriormente, tinha uma função de um cômodo adjacente, mas atualmente essa ideia não é mais seguida à risca. Afinal, hoje em dia eles foram dissolvidos nos projetos e funcionam como zonas de integração, unindo a cozinha ao living, à área gourmet, varanda e até mesmo a sala de jantar, dependendo do imóvel!
As copas ou salas de almoço são conhecidas dessa forma, pois funcionam como uma extensão da cozinha e não só por serem locais onde é possível fazer refeições, mas também porque muitos itens relacionados às atividades domésticas estão armazenados nesse ambiente, como guarda-louças e utensílios. Com o passar das décadas, ganhou traços mais contemporâneos, muitas vezes sendo incorporada a outros ambientes e ganhando até elementos como TVs e adegas.
Porém, mesmo com essa especificidade, em cada projeto essa sala ganha um contorno e uma característica própria. Por isso, separamos alguns ambientes projetados pela arquiteta Patrícia Penna, à frente de seu escritório Patrícia Penna Arquitetura & Interiores, que extraiu o máximo de benefícios e funcionalidades do ambiente, respeitando sempre as particularidades e predileções estéticas de cada cliente. Acompanhe as inspirações:
|