Como ser um empreendedor? 12 dicas para ter sucesso no e-commerce

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Para ser um empreendedor bem sucedido, é preciso ter noção de que existe um abismo de diferença entre aquilo que se entendia por empreender antes, há alguns anos atrás, e a imensidão de circunstâncias que envolvem os negócios da era digital.

É justamente por esta razão que, do ponto de vista do comércio eletrônico, seja vendendo manta para contenção de óleo ou mesmo peças de computador, a necessidade do marketing digital e da comunicação bem direcionada é tão grande atualmente.

Sendo assim, erra quem imagina que vender na internet seja algo que pode ser feito de qualquer forma, na força do impulso e da simples propaganda impositiva. Porém, também se engana quem acha que é preciso passar milênios planejando sem executar.

É começando com a venda de camiseta personalizada Avengers que um e-commerce de roupas pode dar o seu pontapé inicial no meio digital, sem perder de vista o propósito de se tornar uma loja maior e mais completa no futuro, e se esforçando o bastante para isso.

Dessa forma, será abordado, neste artigo, o tema do empreendedorismo online, ilustrando o seu conceito, mostrando quais são os tipos de vantagens que se pode alcançar, ainda que se pretenda trabalhar em um nicho diferente, como boroscopia industrial.

Por fim, também será de boa utilidade apresentar algumas dicas práticas para vender mais na internet, seja comercializando produtos ou mesmo atuando com a prestação dos mais diversos serviços.

Em que consiste o empreendedorismo digital?

O empreendedorismo digital se trata da criação de um negócio na web, vendendo produtos ou mesmo serviços, de forma totalmente online, sem necessidade de apostar na aquisição de espaços físicos.

Alguns exemplos dentre os principais negócios digitais estão apontados entre os cursos online, plataformas de oferecimento de serviços, e-commerces, blogs, páginas nas mídias sociais e canais do YouTube, bem como as soluções tecnológicas em geral.

O principal benefício desse modelo de negócio é que não é preciso investir muito dinheiro para iniciar as atividades, se for parar para comparar com o mercado offline.

Além do mais, esse formato possibilita que o empreendedor trabalhe onde e quando e da forma que quiser, tendo uma maior flexibilidade em seu dia a dia.

Como é possível ver na prática, o mercado nunca esteve tão engajado para quem quer compreender como ser um empreendedor e ter sucesso nos comércios eletrônicos.

Todos os dias, existem milhares de consumidores à procura de diversos itens e serviços de qualidade na internet, ainda que seja uma peça bem diferente do habitual, como um giroflex para ambulância.

A maior prova para todas essas afirmações é que, apenas no ano passado, foi possível registrar no setor de e-commerce um total de mais de 87 milhões de consumidores adquirindo produtos online, de acordo com o relatório Webshoppers.

Diante de tudo isso, ao pensar na pergunta de se vale ou não a pena ser um empreendedor digital, seja na plataforma do Instagram, Marketplace ou quaisquer outros meios de venda, é preciso considerar, acima de tudo, que esses números ainda crescerão.

A quantidade de vendas dos mercados online não vai parar de crescer, pois a tecnologia está avançando em uma direção onde todos os procedimentos irão precisar necessariamente passar pela internet, o que favorece as compras feitas na rede.

Apenas o que será preciso fazer nesse sentido é descobrir qual o estado atual do nicho em que se pretende atuar no mercado e se existe demanda para os produtos que se deseja comercializar nesta área específica.

Não importa se o segmento dos produtos ou serviços faz parte da ala industrial ou trata-se da venda direta para a grande massa. Todos os segmentos têm o seu lugar, só é preciso que haja método para cada um deles.

Ainda que seja comercializado transformador de máquina de solda na internet, a demanda será proporcional ao posicionamento e às estratégias utilizadas para a realização da oferta.

É claro que a situação atual do mercado e a qualidade do produto importa muito, não há o que se discutir nisso. Mas também é fato que a qualidade da comunicação é o que decide o jogo das empresas de hoje.

As vantagens de ser empreendedor 

Já deu para perceber no decorrer deste artigo que existe um horizonte bem vasto no campo do digital, e que, apesar do fato de que essas oportunidades contemplam todas as pessoas, existem algumas vantagens específicas para aqueles que se dispõem a empreender.

No cenário atual que o mercado vive, não se faz nem mesmo a recarga de extintor automotivo sem recorrer a uma pesquisa na internet. E é justamente no momento da pesquisa que existe a oportunidade da empresa ser vista pelo mundo.

Por essas e outras razões, as companhias que se propõem a migrar, ou mesmo a iniciar diretamente a sua atuação no meio digital, irão contar, em comparação com a limitação do mundo offline, com:

  1. Audiência mais ampla;
  2. Vinte e quatro horas de disponibilidade;
  3. Gestão flexível;
  4. Iniciação imediata;
  5. Investimento baixo.

Uma das principais vantagens do empreendedorismo online é a possibilidade de alcançar muito mais usuários, para além das fronteiras geográficas do planeta.

Ao abrir um comércio eletrônico, por exemplo, é possível vender para todo o Brasil e até mesmo para outras localidades do mundo, enquanto uma loja física ficaria limitada apenas à sua região.

Hoje, já é possível contar com mais de cento e vinte e seis milhões de brasileiros que usam a internet com regularidade, conforme foi apontado no último levantamento do IBGE, do ano de 2018, publicado pelo site G1.

Desses brasileiros, 34% fizeram compras online no mesmo ano e 32% contrataram serviços através da internet.

Isto significa o mesmo que dizer que o público em questão não deve ser problema para um negócio digital. Além disso, outra vantagem especial da web é manter a empresa funcionando ininterruptamente, sete dias por semana.

Ainda que haja, por exemplo, uma central de atendimento no decorrer do horário comercial, o sistema da loja online continua podendo vender e registrar pedidos em qualquer período do dia.

Da mesma maneira, conteúdos podem ser visualizados a qualquer momento e a equipe da empresa ainda pode automatizar o processo com e-mails automáticos, chatbots e outras ferramentas do tipo.

Dessa forma, o horário de funcionamento nunca mais será um problema que limita os ganhos de um negócio, e sim ao contrário, um critério que, ainda que continue existindo, não trará impacto ao grosso das relações comerciais.

Ao realizar uma sonda de quais os principais critérios positivos do empreendedorismo online, muitos empreendedores são atraídos pela questão da flexibilidade.

Afinal de contas, as pessoas podem gerenciar um negócio estabelecido em uma plataforma online sozinho, a qualquer hora e lugar.

Não é necessário estar presente em um espaço limitado como um escritório. Basta ter uma conexão com a internet para administrar o site, blog ou mesmo as mídias sociais. Dessa forma, é possível até mesmo levar um estilo de vida totalmente voltado ao trabalho digital.

Os negócios online envolvem muito menos burocracia, e necessitam de um planejamento bem mais simples, quando comparado com as empresas do mercado tradicional.

Enquanto uma companhia do mundo físico necessita de processos como a obtenção de alvará para o funcionamento, aluguel de espaços e contratação de colaboradores, um empreendimento no meio digital só precisa de um site e um CNPJ.

Dicas para alcançar sucesso com um e-commerce

Por fim, e para mostrar que até as orientações de como fazer uma perfuração de poço semi artesiano podem configurar um negócio rentável na internet, será de boa utilidade apresentar algumas dicas práticas de como alcançar sucesso no meio online.

De maneira ainda mais específica, as doze orientações apresentadas abaixo são ótimos guias de como começar bem um e-commerce na internet, partindo em direção ao objetivo da escolha de cada passo e do tipo de empreendimento. Assim, se faz necessário:

  1. Estudar bem o mercado;
  2. Treinar a própria disciplina;
  3. Se pôr a prova a todo o momento;
  4. Atuar na área de maior afinidade;
  5. Ser otimista, mas ater-se à realidade;
  6. Se esforçar e correr riscos necessários;
  7. Evitar os riscos desnecessários;
  8. Possuir um planejamento bem estruturado;
  9. Conhecer a própria clientela;
  10. Organizar bem as próprias finanças;
  11. Dar valor à equipe de trabalho;
  12. Confiar no próprio potencial.

Para reter o máximo de proveito possível da primeira atuação no mercado digital com um e-commerce, é preciso observar fielmente essas orientações e articular cada uma das práticas com as circunstâncias do momento.

Considerações finais

Mesmo que se abra uma loja para vender touca de enfermagem descartavel, o comércio na internet consiste em uma prática que, volta e meia, bate os maiores recordes de vendas anuais, sobretudo dentro do território nacional.

Por esta razão, é de suma importância saber como vender bem nesta área e aproveitar ao máximo as vantagens do momento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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