Uma boa estratégia de vendas é fundamental para aumentar os lucros do negócio, e não importa qual seja o segmento de mercado ou o tamanho da empresa, afinal, o objetivo das organizações sempre será vender.
Isso acontece tanto com as marcas de produtos, quantas prestadoras de serviços, profissionais liberais, autônomos e assim por diante. Para obter lucros, é necessário vender.
Mas, diante de um mercado cada vez mais concorrido e com competições mais acirradas entre as empresas, é fundamental elaborar uma boa estratégia de vendas, pois assim a organização vai atrair os clientes e fechar bons negócios.
Porém, antes de saber como montar uma boa estratégia, primeiro é importante entender que vender não é questão de sorte ou de acaso. É necessário saber executar essa tarefa para que alguém queira comprar a solução e a empresa possa ganhar dinheiro.
Marcas com nomes relevantes têm mais facilidade para vender, mas com um bom planejamento, até os negócios que estão começando agora podem conquistar boas oportunidades.
Neste artigo, será possível entender o que é uma estratégia de vendas, a importância dela e ver algumas dicas para lucrar mais com um bom planejamento.
Conceito de estratégia de vendas
O conceito de estratégia de vendas nada mais é do que as ações usadas pela empresa para construir sua marca, fechar negócios e aumentar seus lucros.
Ela acontece por meio de um conjunto de processos que vai desde a pesquisa e qualificação de potenciais clientes, até maneiras de gerenciar as contas.
Para entender melhor, a definição de estratégias de vendas diz respeito aos esforços que uma loja de persiana rolô teto faz para encontrar oportunidades de negócios e fazer com que as pessoas comprem seus produtos.
Embora as estratégias se pareçam com as técnicas de vendas e as ações de marketing, elas não se referem à mesma coisa. Entretanto, estão relacionados e possuem características e particularidades.
Para ficar mais claro, as estratégias de vendas sabem quais são os objetivos comerciais que devem ser atingidos, quando fazer isso e o que fazer para chegar lá.
Quanto às técnicas de vendas, nada mais são do que habilidades usadas pelos vendedores para concretizar seus objetivos operacionais.
Por fim, as estratégias de marketing ajudam a construir a marca, divulgá-la e fazer com que permaneça na mente dos consumidores.
As estratégias de vendas estão relacionadas com as estratégias de marketing e trabalham junto com as técnicas de vendas para que a organização alcance suas metas.
Importância da estratégia de vendas
Para uma empresa de alugar placa vibratória, as estratégias de vendas são muito importantes em seu dia a dia. É por meio delas que os colaboradores saberão o que precisam fazer na hora de negociar os produtos e serviços.
São práticas responsáveis por melhorar o desempenho do empreendimento, servindo como guia para orientar os vendedores sobre os procedimentos usados dentro da organização.
Todos os funcionários precisam conhecer essas técnicas, assim como as ferramentas, ações e métodos, para que possam ajudar a elaborar boas práticas nesse sentido.
As melhores estratégias de vendas são aplicadas em conjunto, isso significa que desde o presidente até os promotores de vendas precisam saber como usá-las e quais são os resultados esperados com isso.
Dicas para lucrar com as estratégias de vendas
Antes de conhecer quais são as estratégias de vendas capazes de aumentar os lucros da corporação, primeiro é necessário compreender quais são os fatores mais importantes para vender.
Um deles se refere aos recursos e pessoas, que precisam ser cuidadosamente escolhidos para conquistar um alto desempenho. Os vendedores precisam estar no lugar certo para reforçar a presença da marca perante os consumidores.
Porém, a equipe de vendas não deve trabalhar sozinha, ou seja, é necessário que os profissionais possam contar com recursos que facilitem esse processo, como no caso de uma ferramenta CRM.
Outro fator importante é que uma empresa de limpeza de estofados de carros precisa treinar e motivar sua equipe. O treinamento recicla as informações da equipe e ajuda a manter os profissionais alinhados com os objetivos.
É durante os treinamentos que essas pessoas vão conhecer um pouco mais sobre os produtos e serviços e terão argumentos suficientes para quebrar objeções.
A motivação, por sua vez, é resultado do acompanhamento contínuo por parte do gestor, principalmente porque alguns vendedores precisam de estreita colaboração para atingir as metas.
Por fim, só será possível trabalhar as vendas a partir do momento em que a marca é capaz de gerar leads. Leads são potenciais clientes que, em algum momento, demonstraram interesse pela empresa, por exemplo, preenchendo o formulário de contato.
Mas os vendedores de um fabricante de óleo de corte solúvel em água só vão vender para os leads que realmente estiverem prontos para comprar, por isso, mais do que gerar potenciais clientes, é necessário qualificá-los e amadurecê-los.
Agora que você já conhece os três fatores mais importantes para começar a vender, já pode conhecer as principais estratégias que ajudam o negócio a lucrar mais. São eles:
1. Bom relacionamento entre vendedores
Os vendedores de alto nível se sobressaem porque sabem que são capazes de influenciar a decisão de compra dos clientes, trazendo resultados significativos para o negócio.
Eles procuram entender as necessidades e objetivos dos leads, os problemas que eles enfrentam e outras questões que influenciam a decisão de compra.
Para melhorar essa habilidade entre todos, é fundamental que exista um bom relacionamento de um vendedor para outro, assim como as equipes de marketing e vendas precisam se entender.
2. Melhorar o processo comercial
Bons vendedores são aqueles que conversam com os potenciais clientes e trabalham em cima de um processo de avaliação.
Dentro de um fabricante de balcão térmico refrigerado, eles sabem como aumentar as vendas porque entendem a sequência do processo de compra e quais critérios precisam atender.
É dessa forma que mostram para o cliente que a solução oferecida pela marca é a melhor opção do mercado, além de atender totalmente às necessidades do indivíduo.
Mais do que isso, buscam fazer com que o processo de vendas traga valor ao processo de compra, atendendo a necessidades específicas dos consumidores, de acordo com o estágio em que eles se encontram.
São profissionais que não vendem apenas produtos e serviços, na verdade, buscam entregar soluções específicas para problemas definidos.
3. Preparar a equipe
É fundamental garantir que a equipe conheça bem as estratégias e suas variáveis, uma vez que vender mais não significa apenas colocar os vendedores em contato com os consumidores. Afinal, se não estiverem preparados, não vão vender.
Muitas empresas acreditam que para vender mais precisam apenas de vendedores trabalhando e uma equipe de marketing para atrair os prospects.
Para um fabricante de válvula redutora de pressão 2 polegadas, montar uma equipe de vendas é apenas o início dos trabalhos. É necessário criar processos comerciais, implementar boas práticas e auxiliar as pessoas em seu trabalho.
Uma organização verdadeiramente profissional não vai simplesmente colocar o vendedor no ponto de vendas e esperar que ele faça tudo. O desempenho do time depende de muitos fatores, como:
- Metas;
- Métricas;
- Suporte;
- Produtos para vender;
- Prazo de entrega;
- Material de vendas;
- Estratégias de marketing;
- Infraestrutura adequada.
Uma empresa de lambril de cedrinho também deve entregar para os consumidores exatamente aquilo que está vendendo, pois isso vai estimular ainda mais a equipe.
Os vendedores vão se sentir mais seguros em relação à qualidade do produto, o que ajuda a construir uma abordagem convincente.
4. Entender as necessidades dos leads
Os melhores vendedores não querem compreender superficialmente quais são as necessidades dos prospects, muito pelo contrário, eles se certificam de que entenderam as implicações e que realmente sabem as necessidades das pessoas.
São profissionais que sabem até mesmo o momento de recuar na abordagem e, com isso, repensar as perspectivas dos problemas.
Em linhas gerais, para os melhores profissionais de vendas, definir bem o problema é imprescindível para desenvolver boas soluções.
5. Gerar valor para os clientes
Por fim, um fabricante de exaustor para telhado residencial precisa gerar valor para os clientes, tendo em vista que os vendedores compreendem as necessidades do público.
É assim que eles vão articular o valor da solução para os interessados e de que maneira vai solucionar seu problema definitivamente.
Considerações finais
Fechar vendas, para qualquer tipo de negócio, é um trabalho que precisa de atenção total às necessidades dos consumidores.
Mesmo que a empresa tenha as melhores estratégias, só vai conseguir vender a partir do momento em que for capaz de ter essa compreensão.
Além disso, precisa preparar adequadamente seus profissionais e, com as estratégias que você viu ao longo deste artigo, seu negócio terá mais facilidade para argumentar e quebrar objeções.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.