Sarau em Casa Com Vida recebe banda da Polícia Militar do Rio de Janeiro na terça (14/09)   

O Sarau em Casa Com Vida, projeto de shows e entrevistas online, recebe a banda da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro nesta terça-feira, 14 de setembro, às 21h. Realizada pela Casa com a Música em parceria com o Sindicato Nacional dos Compositores Musicais, a iniciativa tem o propósito de abrir espaço para a diversidade e a riqueza das manifestações artísticas e é uma extensão virtual do evento Sarau ComVida, paralisado por causa da pandemia de Covid-19. A apresentação é de Robertinha Villas, Ricardo Moreno e Tuninho Villas.

 

A música na Polícia Militar tem suas origens na criação, em 1809, da Divisão Militar da Guarda Real de Polícia, por D. João VI, quando contava com um pequeno conjunto marcial. Em 27 de março de 1810, foi editado um Decreto pelo Príncipe Regente de criação e regulamentação do serviço musical nos Regimentos de Infantaria da Corte. Passando por várias fases no seu desenvolvimento, em 1924, foi criado o Grande Conjunto Musical, resultante da reunião das bandas de música dos sete batalhões existentes. Em 24 de dezembro de 1962, foi criada pela Lei nº 263 a Companhia de Músicos. Reconhecendo a relevância e a expansão do trabalho musical na corporação, foi criada a Companhia Independente de Polícia Militar-Músicos (CIPM-Mus), através da Resolução da SESEG Nº 855, de 24 de abril de 2006.

 

A CIPM-Mus, vinculada à Coordenadoria de Comunicação Social da PMERJ, desenvolve atividades artístico-musicais sempre ligadas à integração da população com a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, possui sob sua subordinação a Banda Sinfônica, a Big Band 190, a Banda da APM D. J. VI, um pequeno conjunto no 29º BPM.

 

Durante todos esses anos, a Banda da Polícia Militar vem servindo à população fluminense cumprindo um papel relevante de relações públicas e sua função social de utilidade pública. Atuou na política de proximidade ministrando aulas de música para crianças em comunidades pacificadas. Vem realizando apresentações didáticas junto a escolas em todo o estado, levando cidadania e cultura às crianças. Dentre os projetos, destacam-se o “Oficina de música”, com aulas para filhos de policiais militares e jovens da comunidade; e o “Tocando com a PM / UPP musical”, para crianças das escolas de comunidades em Niterói e Vila Isabel, que chegou a atender mais de 1.200 crianças desde sua implementação.

 

A entrevista contará com o atual Comandante da CIPM-Mus e também Regente da Banda Sinfônica da PMERJ, o Major Ronaldo Almeida da Silva, o Coronel Ubiratan Angelo, Tiago Bragança (voz e violão), a subtenente da reserva Adinéa Trubat, o jornalista Gustavo de Almeida e o PM Sirley Pinheiro.

 

Sarau em Casa       

 

O Sarau em Casa Com Vida realiza lives semanais, sempre às terças-feiras, com o propósito de abrir espaço para a diversidade e riqueza das manifestações artísticas, além abordar temas relevantes para a cultura. É a versão online do Sarau Com Vida, evento por onde já passaram mais de 150 artistas, de nomes de peso da música brasileira, como Jane Duboc, Carlos Dafé, Azymuth, Gerson King Combo, Kiko Continentino, Renato Piau, Zé Alexandre, Carlos Malta e Reppolho, à nova geração, como Abufela, Beraderos, Soul Guanabara, Luciane Dom, Chelle, Muato, Nana Kozak e Lílian Bonard.

 

Ao longo da transmissão, o público poderá participar com perguntas e comentários. Para assistir, acesse www.facebook.com/casacomamusica

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.