Catarata atinge principalmente pessoas idosas

0

É característica pela perda da visão gradativamente

O indivíduo diagnosticado com catarata pode perder a visão aos poucos e em casos não tratados, o quadro pode se agravar chegando até a cegueira. Recentemente a jornalista e apresentadora Ana Maria Braga relatou em seu programa matinal que passou por procedimento cirúrgico, que considerou simples, com a duração de 15 minutos.

Em linhas gerais, o médico oftalmologista Dr. Carlos Yamane, explica que é caracterizada pela opacidade do cristalino (lente natural dos olhos) e com o passar do tempo, esse cristalino vai perdendo a transparência, interferindo na visão. A pessoa acometida pela doença enxerga com a visão nublada, dificultando a leitura, escrita e até dirigir veículos. “Há casos que pode resultar na vista cansada”, explica o dr.

A doença se desenvolve de forma lenta e diagnosticada no início, pode ser tratada com o uso de óculos e luz mais forte para leitura. Mas se os casos avançarem, resta ao paciente a intervenção cirúrgica para evitar a cegueira. “A catarata ocorre devido a idade e tem três tipos de situação: a catarata nuclear, cortical e a subcapsular posterior. O que diferencia uma da outra é onde ela se forma”, acrescenta o especialista.

Causas da catarata

– Idade, principalmente acima de 65 anos;

– Diabetes;

– Exposição exagerada à luz sem proteção;

– Tabagismo;

– Uso exagerado de colírios corticoides;

– Doenças no interior do olho como o glaucoma;

– Uso prolongado de medicamentos esteroides;

– Traumas na região do olho;

– Pressão arterial descontrolada;

– Inflamações oculares;

– Lentes oculares;

– Miopia elevada;

– Dermatite de contato;

– Histórico familiar.

Corpo Clínico

DR. CARLOS HAYATO YAMANE – Oftalmologista responsável pelo departamento de Catarata da Auge Oftalmologia. Formado em Medicina pela UFTM. Atuando com excelência há mais de 30 anos na área de oftalmologia em Brasília, durante esse período colaborou para a formação de dezenas de novos cirurgiões, hoje espalhados por todo país.

Serviço:

Auge Oftalmologia

Brasília Medical Center – SGAN 607 Bloco A Salas 309/310 – Asa Norte

Contato: (61) 3322-6000

www.augeoftalmologia.com.br

Siga também os perfis nas redes sociais.

Contatos com a imprensa

(61) 9 9995-5255

Graciliano Cândido

Jornalista Mtb 8995/DF

www.seed.ppg.br

anuncio patrocinado
Anunciando...