O que estudar para concursos de nível fundamental? Confira!

Concursos de nível fundamental oferecem excelentes oportunidades tanto para quem não terminou o ensino médio quanto para quem busca o ingresso inicial na carreira pública. Saiba como se preparar para as principais seleções!

Os concursos de nível médio e superior são muito conhecidos, sendo o principal objetivo dos concurseiros. Mas você sabia que concursos de nível fundamental também apresentam excelentes oportunidades de ingresso na carreira pública? Com conteúdos programáticos menos extensos, essas seleções podem ser a resposta para quem busca estabilidade, um bom salário e até condições para poder se dedicar aos estudos para outros cargos! Acompanhe o artigo para descobrir o que estudar para concursos de nível fundamental e como garantir a sua vaga!

Concursos nível fundamental: onde encontrar oportunidades?

Os concursos de nível fundamental geralmente são encontrados em prefeituras ou câmaras municipais. Dentre os cargos mais comuns estão: auxiliar de serviços gerais, porteiro, merendeira, motorista, agente comunitário de saúde, guarda municipal (a depender da cidade) e auxiliar educacional.

Para encontrar oportunidades em concursos de nível fundamental, consulte as páginas de concursos abertos e concursos de Prefeituras aqui do Blog Gran Cursos Online!

Concursos nível fundamental: o que estudar?

O foco de estudos para concursos de nível fundamental está majoritariamente em duas disciplinas: Língua Portuguesa e Matemática. Dependendo do cargo, você também poderá encontrar informática e atualidades, bem como legislações específicas do órgão.

Se você já faz parte do mundo dos concursos, então sabe que essas disciplinas costumam integrar a coluna de “conhecimentos básicos” na maioria das seleções. A grande diferença, no caso de concursos nível fundamental, é que a cobrança dos conteúdos será de acordo, geralmente se atendo aos conhecimentos ministrados do 6° ao 9° ano do ensino fundamental.

Veja abaixo alguns exemplos de conteúdos mais cobrados:

  • Língua Portuguesa: leitura e interpretação de textos, pontuação, concordância nominal e verbal, case, pronomes, ortografia, classe das palavras, sinônimos e antônimos.
  • Matemática: regra de três simples, equações de 1° grau, frações, noções de geometria, frações, aritmética.
  • Informática: conhecimentos de internet, softwares de escritório e editores de texto (pacote office), sistemas operacionais.
  • Atualidades: acontecimentos de relevância social, política e/ ou econômica no Brasil e no mundo.

Lembre-se sempre de consultar o edital do concurso que você pretende prestar. Lá estarão dispostos todos os assuntos a serem estudados para o certame, bem como outras informações essenciais sobre a seleção.

O edital ainda não saiu. E agora?

Caso o edital do concurso que você pretende realizar ainda não tenha sido publicado, uma boa saída é utilizar editais e provas anteriores para guiar os seus estudos. Busque sempre as informações mais recentes e verifique (caso estejam previstas legislações) se houveram atualizações desde a última seleção.

Posso estudar de forma geral para concursos nível fundamental?

Sim, você pode iniciar a sua trajetória fortalecendo a base principal. Contudo, os resultados do estudo geral são limitados: quanto mais cedo você escolher um certame específico, mais chances terá para se preparar da melhor maneira para garantir uma vaga.

Concursos nível fundamental: como ser aprovado?

A preparação para concursos nível fundamental é muito similar à de concursos de nível médio e superior. Assim, para garantir um bom desempenho, é recomendado que você:

  • Tenha um bom plano de estudos: para organizar e aproveitar seu tempo da melhor maneira possível. Vale lembrar que cada matéria deve ser estudada em diferentes intensidades e frequências a depender da seleção específica e do seu domínio de cada assunto. Quer ler mais sobre como fazer um bom cronograma de estudos? Clique aqui! 
  • Resolva exercícios de nível fundamental: para se habituar com o nível de cobrança das provas, é essencial praticar. Assim você também poderá compreender de maneira mais natural quais são os assuntos mais cobrados. Além disso, ao resolver exercícios de nível fundamental com frequência, você diminui suas chances de cair nas famosas pegadinhas de concursos.
  • Resolva provas de nível fundamental: as provas de nível fundamental, especialmente quando resolvidas em formato de simulado (com contabilização de tempo e sem consulta), poderão fornecer espelhos de desempenho sobre a sua preparação. A partir da resolução de simulados e provas de nível fundamental, você poderá guiar o seu plano de estudos, buscando sempre melhorar os pontos mais frágeis.

Exercícios de nível fundamental gratuitos: onde encontrar?

Na plataforma Gran Cursos Questões você encontra milhares de questões grátis de concursos para resolver! Os exercícios de nível fundamental são facilmente encontrados a partir do uso das ferramentas de filtragem.

No site de questões você também encontrará exercícios de nível fundamental com gabarito comentado por professores. Isso quer dizer que poderá contar com explicações didáticas, capazes de esclarecer além de “certo/errado”. Tal recurso pode ajudar muito especialmente os alunos que estudam sozinhos!

Veja abaixo um exemplo de exercício de nível fundamental que você encontra na plataforma:

2021. VUNESP – Prefeitura – Prefeitura de Marília – Telefonista

Leia a tirinha, em que Mafalda fala com o pai e a mãe, para responder às questões de números 12 e 13.

Conforme a leitura do primeiro e segundo quadrinhos, é correto afirmar que

(A). os pais de Mafalda reagiram bem à curiosidade da menina.
(B). a menina fez a pergunta usando palavras agressivas.
(C). o pai levou na brincadeira a pergunta da filha.
(D). o pai reagiu com irritação à pergunta de Mafalda.
(E). a mãe respondeu logo à pergunta para que a filha fosse dormir.

Gabarito comentado

Letra D.

Em A, está incorreta a afirmação, considerando a expressão e resposta do pai.
Em B, está incorreta a afirmação, a escolha da forma verbal no futuro do pretérito, acompanhada do advérbio de intensidade suaviza o discurso (só queria).
Em C, não está correta a afirmação, visto que o pai ficou irritado com a pergunta da menina.
Em D, está correta a afirmação, a reação do pai à pergunta foi de irritação.
Em E, está incorreta a afirmação, a mãe permanece em silêncio.

*Resposta da professora Marize Aparecida Amaral Mehret da equipe Gran!

Continue resolvendo exercícios de nível fundamental para concursos gratuitos e comentados! 

Concursos nível fundamental: por que fazer?

Os concursos de nível fundamental são uma excelente oportunidade para as pessoas que não chegaram a concluir o ensino médio, afinal, em muitos casos até mesmo a escolaridade fundamental incompleta é aceita. Assim, com boas remunerações e a estabilidade do cargo público, é uma excelente oportunidade para mudar de vida e conquistar novos objetivos.

Ademais, pessoas que tem como objetivo cargos de nível superior também podem prestar concursos de nível fundamental como forma de ingresso na carreira pública. Como dito anteriormente, a gama de conhecimentos em casos assim é mais objetiva, possibilitando uma preparação mais rápida. Concursos de nível fundamental podem ser tanto uma chance de garantir estabilidade, quanto uma ajuda adicional para conquistar seus objetivos!

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.