[ESTREIA] Filme “Por que Você Não Chora?” debate o suicídio, depressão e saúde mental no Setembro Amarelo

Longa-metragem de Cibele Amaral estrelado por Bárbara Paz, Cristiana Oliveira, Elisa Lucinda, Maria Paula e Carolina Monte Rosa estreia dia 9 de setembro, data em que entidades chamam a atenção para o tema com alertas e campanhas; distribuição é da O2 Play

 

 

São Paulo, agosto de 2021- O filme “Por que você não chora?”, dirigido por Cibele Amaral, estreia no próximo dia 9 de setembro nos cinemas selecionados e nas plataformas de streaming com distribuição da O2 Play, trazendo para o debate temas como o suicídio, depressão e saúde mental. Estrelado por Bárbara Paz, Elisa Lucinda, Maria Paula e Carolina Monte Rosa, a trama mostra a relação entre uma paciente e uma estudante de psicologia e abriu o 48o Festival de Gramado, recebendo elogios da crítica e foi selecionado para festivais internacionais.

Veja o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=4Arda51xKX8

A data escolhida para o lançamento nos cinemas coincide com as campanhas promovidas por entidades em torno do Setembro Amarelo e ainda do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, no próximo dia 9. “A discussão sobre diversidade de raça e gênero, felizmente, ganhou espaço na sociedade atual, porém, a diversidade psíquica não. O estigma que envolve a doença mental, ou emocional, é gigante. E o auto estigma. O medo de expor um quadro de síndrome ou transtorno mental é uma barreira para a aceitação de pessoas diferentes dentro da nossa sociedade”, avalia a diretora.

“Por que você não chora?” leva para as telas as experiências de Cibele Amaral enquanto psicóloga estagiária no Instituto de Saúde Mental (ISM) em Brasília (DF).

“O filme é baseado em experiências pessoais, familiares e profissionais. Meu irmão apresentava ideação suicida, alguns diálogos do filme são conversas que tive com ele. Infelizmente, ele faleceu em dezembro de 2020, deixando um grande vazio. Já a protagonista, Jéssica, é inspirada em colegas de faculdade. Eu me formei em 2017, em psicologia e muitas colegas eram do entorno de Brasília, cidades pequenas, rurais”, conta.

Sinopse

Jéssica, menina de origem humilde que veio do interior para estudar na Capital, se depara com um novo mundo durante o estágio na faculdade de psicologia, quando passa a atender Bárbara, diagnosticada com Transtorno de Personalidade Borderline. Jéssica é séria demais, enquanto Bárbara é uma bomba relógio. Jéssica nada sabe de si, Bárbara está sempre em processo de autoconhecimento. Enquanto Bárbara vai ganhando limites e confiança para recuperar sua vida, Jéssica vai descobrindo que nunca teve uma. Todas as perguntas e dúvidas que estavam caladas, de repente irrompem, quebrando as estruturas do caráter de Jéssica. O antigo não serve mais e o novo não existe. É um lugar de vazio, de nada. Feminino e forte, sobre a vontade de viver ou morrer, “Por que você não chora?” aborda o controverso tema do suicídio.

Serviço

“Por que você não chora?” – direção Cibele Amaral

Estreia dia 9 de setembro nos cinemas selecionados e plataformas de streaming

Ficha técnica:

Roteiro e direção: Cibele Amaral

Produção: Patrick de Jongh, Cibele Amaral e Anna Karina de Carvalho

Produção Executiva: Patrick de Jongh, Cibele Amaral e Anamaria Muhlenberg

Direção de fotografia: Maurício Franco

Montagem: Gustavo Giani

Direção de arte: Alexandra Vinagre, Artur Campos, Giovanna Buzzi e Marina Patury

Trilha sonora original e Sound Design: Patrick de Jongh

Som direto: Antônio Carlos (Liliu) e Léo Kraus

Instituto de psicologia: Jorge Antônio Monteiro de Lima

Distribuição: O2 Play

Elenco:

Carolina Monte Rosa

Bárbara Paz

Cristiana Oliveira

Elisa Lucinda

Maria Paula

Rodrigo Brassoloto

Priscila Camargo

Erik Doria

Valentina Cysne

Luciana Martuchelli

Sobre a Distribuidora O2 Play

A O2 Play é dirigida por Igor Kupstas sob a tutela de Paulo Morelli, sócio da O2 Filmes, e faz parte do grupo O2, que tem como sócios também o cineasta Fernando Meirelles e a produtora Andrea Barata Ribeiro. Em atividade desde 2013, a O2 Play se diferencia das demais distribuidoras por trabalhar além do cinema, TV e vendas internacionais, o VOD (Video on Demand), como uma distribuidora digital. Para mais informações acesse http://www.o2play.com.br/

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.