Brinco feito com luz solar é capaz de rastrear gados

0
Nellore cattle in large quantities, narrow focus,

Aparelho conecta animais a satélites para monitoramento e rastreamento geolocalizado

 

(Crédito: iStock)

 

Que a tecnologia veio para facilitar a nossa vida, não é novidade para ninguém. A novidade é quando, por exemplo, uma empresa consegue criar um rastreador de gado, ligando os animais a satélites, para que sejam monitorados. Essa é uma grande novidade tecnológica que chegou para o mundo real: com base de funcionamento por meio da luz do sol, o aparelho ainda tem um custo muito abaixo do esperado, além de durar muito. O brinco é uma produção de uma empresa americana, a GSE (Global Satellite Engineering), e foi lançado em maio para o público que trabalha especificamente com agropecuária. Ele já está disponível para compra, inclusive.

De um modo geral, o brinco é feito de um material próprio para ser resistente nos ambientes externos e visa o bem-estar do animal, para que não seja incômodo ou que cause problemas de saúde, por exemplo. O brinco, depois de montado, pode ser monitorado por meio de uma plataforma desenvolvida pela GSE, a GSatTrack, que funciona online para gerenciar os dados do sistema. O gerente de produto da empresa, Justin Vizaro, ressalta que, “antes do GSatSolar, não havia rastreador de gado baseado em satélite com boa relação custo-benefício”. Antes de o novo sistema ser criado, era necessário pagar um custo muito alto para obter o tipo de serviço, e nem sempre o valor compensava o benefício do produto.

O objetivo principal de monitorar gado é basicamente encontrar os principais locais onde os animais vão pastar, ou o contrário – descobrir onde eles não vão pastar, para evitar investir em pastagem no local. Isso ajuda a identificar comportamentos de gado e garante também a segurança dos animais, que podem se perder, sofrer acidentes ou até mesmo ser roubados. O GSatTrack permite ainda uma personalização dos mapas, para que os fazendeiros vejam os dados como condições climáticas, estradas de terra e pontos de acesso, além de imagens topográficas.

Na prática, o novo aparelho revoluciona a maneira de rastreamento de animais e de objetos. Em um futuro bem próximo, o sistema poderá servir de base para o rastreamento de animais de estimação, por exemplo, além de celulares, casas e até mesmo veículos, principalmente os que são usados por meio de aluguel de carros. Certamente, isso poderá acontecer nos próximos anos, com grande influência do sistema GSatTrack!

anuncio patrocinado
Anunciando...