Moradores da Superquadra Park Sul debatem melhorias para o bairro

Síndicos e moradores da Superquadra Park Sul, que fica no Guará, apresentaram demandas e sugestões de melhorias para o novo bairro em audiência pública da Câmara Legislativa na noite desta quarta-feira (25). Sancionada em julho, a Lei 6.908/2021 unificou na Superquadra Park Sul (SQPS) os setores de Garagens e Concessionárias de Veículos (SGCV), de Múltiplas Atividades (SMAS) e de Oficinas Sul (SOFS). O autor da lei, deputado Delmasso (Republicanos), mediou o evento remoto, transmitido ao vivo pela TV Web CLDF e pelo portal da Casa no Youtube.

Uma das principais demandas da comunidade, a troca da iluminação pública, foi recentemente atendida, destacou o parlamentar. A medida faz parte do programa Luz que Protege, segundo o diretor-presidente da CEB, Edison Garcia. O objetivo é fazer com que a iluminação pública, feita com luz LED, seja um instrumento de segurança para o cidadão, explanou Garcia, ao observar que essa iluminação, mais clara e econômica, tem mudado a rotina social nas localidades em que foi implantada, a exemplo do Cruzeiro, onde a comunidade tem usufruído de atividades noturnas. Ele acrescentou que o recurso para viabilizar a iluminação 100% LED no Park Sul foi proveniente de emenda parlamentar do deputado Delmasso.

“A iluminação ficou excelente”, considerou a síndica do condomínio Living Park Sul, Lúcia Helena Caiafa. Por outro lado, ela solicitou a recuperação de quadras “abandonadas” e a demarcação de faixas de pedestre na Superquadra, entre outras demandas. Já o síndico do condomínio Elegance, Luiz Gonzaga, reclamou da falta de interlocução com o governo. Moradores que se manifestaram na audiência elogiaram a nova iluminação e reivindicaram melhorias, como a instalação de praças e pistas de caminhada, parques, iluminação em pontos de ônibus e recapeamento asfáltico, e também esclarecimentos sobre a compensação urbanística das construtoras em relação ao financiamento das obras de drenagem do Park Sul.

Técnicos e representantes do governo responderam aos questionamentos, a exemplo do assessor da presidência da Novacap, o engenheiro Paulo César Santos. Segundo ele, o recapeamento asfáltico de várias regiões do DF encontra-se em processo licitatório, sendo que a Superquadra Park Sul será um das contempladas com esse serviço. Por sua vez, a administradora do Guará, Luciane Quintana, disse que entrará em contato com o Detran a fim de viabilizar as faixas de pedestres solicitadas. Sobre o sistema de drenagem, a diretora de Urbanização da Subsecretaria de Planejamento Urbano da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do DF (Seduh), Cristiane Gusmão, anunciou que foi firmado um termo de compromisso, de cerca de R$ 22 milhões, para ser investido naquela região. Ela acrescentou que as obras do sistema de drenagem devem começar em breve.

“As audiências públicas são instrumentos de aproximação”, declarou a secretária executiva de Políticas Públicas da Secretaria de Governo (Segov), Meire Mota, ao tratar sobre a crítica relacionada à ausência de interlocução com o governo. Ela se colocou à disposição dos moradores e reforçou a importância da participação e da proximidade com comunidade.

Nossa Quadra

Nesse sentido, Delmasso apresentou aos presentes na audiência a Lei 6.915/2021, que trata sobre a criação da política pública de participação das organizações da sociedade civil em espaços públicos, denominada Nossa Quadra. O objetivo é permitir às prefeituras comunitárias, associações de moradores e conselhos comunitários, por meio de parceiras com o governo, receber recursos para manutenção e instalação de quadras poliesportivas, parques urbanos, ciclovias, entre outros equipamentos e serviços.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.