Talibã testa helicóptero americano deixado pelo exército afegão

Aeronave foi fornecida pelos EUA para equipar o exército local e ser usada no combate ao grupo extremista

 

 

Após voltar ao poder do Afeganistão no dia 15 de agosto, o Talibã assumiu também o controle de equipamentos militares dos EUA que estavam sob posse do exército afegão. Imagens publicadas na internet mostram integrantes do grupo terrorista utilizando helicópteros do modelo UH-60 Black Hawks.

Informações divulgados após a tomada da capital Cabul revelam que aviões de ataque do modelo A-29 Super Tucano também estavam sendo usados pelo exército do Afeganistão e agora estão sob posse do Talibã.

No dia 18 de agosto, 25 senadores republicanos escreveram uma carta direcionada ao Secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, expondo a indignação de assistar às imagens dos membros do grupo terrorista pilotando um UH-60 Black Hawks.

“Proteger os ativos dos EUA deveria estar entre as principais prioridades do Departamento de Defesa dos EUA antes de anunciar a retirada do Afeganistão”, ressaltaram os senadores no documento.

Os norte-americanos investiram cerca de 83 bilhões de dólares (R$ 435 bilhões na cotação atual) para equipar as forças militares afegãs nos últimos 20 anos.

Entre 2003 e 2016, por exemplo, foram enviados dos EUA ao Afeganistão mais de 75 mil veículos, 599 mil armas, 162 equipamentos de comunicação e 208 aeronaves, de acordo com um relatório divulgado em 2017 pelo Government Accountability Office.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.