Quer comprar um veículo? Confira algumas opções financeiras

Pretende finalmente adquirir seu primeiro automóvel ou trocar o atual por um novo, mas ainda não sabe como se planejar financeiramente para isso? Neste artigo, vamos te apresentar dicas preciosas sobre aquisição e manutenção de veículos.

Você entenderá o que pode ser feito para adequar seu orçamento de modo a conseguir adquirir um carro novo ou usado, quais as melhores opções financeiras na hora de comprar e que custos adicionais terá ao usar o veículo.

Planejamento financeiro para compra de um carro

Comprar um carro é uma decisão financeira de grande importância, que trará impactos significativos no seu orçamento e na sua vida pessoal e profissional.

Embora as vantagens de ter um veículo próprio sejam inegáveis, diversas questões precisam ser avaliadas antes da compra.

Viabilidade de pagar as parcelas de um financiamento, os custos com a manutenção do veículo e o custo de oportunidade são apenas algumas delas.

A seguir, te explicamos o que deve ser levado em conta na hora de fazer o planejamento financeiro visando à aquisição de um carro.

Analise seu orçamento atual

Antes de tudo, é preciso refletir cuidadosamente sobre sua atual situação financeira. Como andam os seus gastos? E as suas fontes de renda? Você já compromete uma parcela muito grande do seu orçamento com dívidas de longo prazo?

Coloque tudo no papel, classifique os gastos e ganhos e chegue a uma noção realista de como estão as suas finanças. Depois disso, você poderá entender como o custo de adquirir um veículo vai se encaixar no seu orçamento.

Entenda os custos de ter um carro

Lembre-se de que o ideal é não comprometer mais de 30% da sua renda mensal com dívidas de longo prazo, e você deverá incluir as parcelas do financiamento ou do empréstimo para adquirir o veículo na hora de fazer esse planejamento.

Para chegar a um valor viável, considere adquirir um modelo mais em conta ou mesmo um carro usado.

Além disso, considere que, além do custo da compra, você também deverá arcar com os seguintes custos:

  • Consertos e revisões
  • Combustível
  • Estacionamento
  • Pedágio
  • Seguro
  • Impostos
  • Emplacamento
  • Renovação de documentos

Reflita sobre a necessidade de adquirir o veículo

Depois de entender que custos você terá com a compra e a manutenção do veículo e como eles vão impactar no seu orçamento, é hora de se perguntar se realmente vale a pena adquiri-lo.

Avalie se o seu dinheiro não poderia ser usado de forma mais rentável e se há opções de deslocamento menos custosas, como transporte público, bicicleta ou carona. Avalie, também, se você vai usar o veículo o bastante para compensar todos os gastos que terá com ele ou se ao usá-lo você terá um retorno financeiro.

Defina metas financeiras

Você deverá adequar seu orçamento para conseguir cobrir os custos da aquisição do veículo. Caso planeje pagar à vista, deverá começar a economizar dinheiro e aplicá-lo, talvez numa conta poupança mesmo, uma opção segura, embora pouco rentável.

Uma possibilidade é juntar dinheiro para a entrada e parcelar o restante (recomenda-se dar uma entrada equivalente à metade do valor do veículo e parcelar o restante em até 2 anos).

Caso opte por um financiamento, uma adequação do seu orçamento também será necessária. Ou seja, em todo caso, é preciso estabelecer metas financeiras realistas, que deverão ser cumpridas antes, durante e após a aquisição do veículo.

Comece a economizar

A melhor forma de adequar seu orçamento é economizando. Diminua aqueles gastos que não são essenciais, quite as dívidas em atraso e não arranje novas.

Outra opção é arranjar novas fontes de renda. Considere aplicar seu dinheiro num investimento seguro, cujo retorno pode ser usado para comprar o veículo à vista ou dar como entrada.

Saiba mais: Planejamento financeiro: como fazer

Possíveis formas de pagar por um veículo

Agora você deve avaliar qual forma de pagamento se encaixa melhor no seu perfil financeiro. Conheça as melhores opções a seguir.

Financiamento

O financiamento é, sem dúvidas, a forma mais utilizada e também a mais viável de se adquirir um veículo.

As taxas do financiamento costumam ser baixas, comparadas a outras formas de crédito. Além disso, o consumidor pode sair da concessionária com o veículo e usá-lo normalmente enquanto paga as parcelas.

Outra vantagem do financiamento é a possibilidade de dar uma entrada e parcelar o restante. Essa opção, na verdade, é altamente recomendada. E quanto maior o valor da entrada, melhor. Em alguns casos é possível, por exemplo, dar o seu carro usado como entrada.

Alguns cuidados devem ser tomados na hora de financiar um veículo. Além da necessidade de se planejar financeiramente, como já explicamos, o consumidor precisa estar atento ao custo total da operação.

Muitas vezes, opta-se por um prazo de pagamento muito longo, com vistas a diminuir o valor de cada parcela, mas se esquece de que isso aumenta a taxa de juros (e o custo total, consequentemente) e que o veículo se depreciará nesse período.

À vista

O ideal é pagar o carro à vista, embora nem sempre isso seja viável. A grande vantagem da compra à vista é a diminuição do custo, pois não há cobrança de juros. Além disso, é possível aplicar o dinheiro e deixá-lo rendendo até o momento da compra.

Por outro lado, o consumidor provavelmente levará muito tempo juntando o dinheiro e, nesse período, não terá o carro à sua disposição.

Empréstimo

Muita gente acredita que não vale a pena fazer um empréstimo para adquirir um veículo, mas isso nem sempre é verdade. O empréstimo pode sim ser uma opção vantajosa, mas apenas quando apresenta taxas menores que as do financiamento.

Portanto, o consumidor deve procurar pelas modalidades de empréstimo com menor taxa de juros, que são: empréstimo consignado, empréstimo com garantia de imóvel e empréstimo com garantia de veículo.

Optando pela última modalidade, o consumidor poderá usar seu veículo atual como garantia para o empréstimo.

Considere todos os custos

Adquirir um veículo pode representar um gasto e tanto, mas os custos para desfrutar do seu carro novo vão bem além. Antes de adquiri-lo, considere os gastos que terá com combustível, consertos, impostos e outros itens. E na hora de escolher uma forma de pagamento, pesquise pela que se encaixa melhor no seu orçamento.

Aqui no Juros Baixos, inclusive, você pode comparar e simular diversas opções de financiamento de veículo e de empréstimos. Confira agora mesmo!

 

Metadescription:

Conheça as melhores formas de comprar um veículo e como você deve se planejar financeiramente antes da compra.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.