Ação cultural promove atividades em Brazlândia, sendo oficinas, sarau de novos talentos, apresentações de rua e residência artística

0

Com fomento do FAC – Fundo de Apoio à Cultura do DF, artistas de diferentes campos de atuação promovem a primeira edição do:

Caleidoscópio – Oficinas e Encontros Artísticos de Brazlândia

Um mosaico cultural de desenvolvimento de novos talentos, com oficinas gratuitas e residência, além de apresentações artísticas

A fim de impulsionar o potencial artístico de Brazlândia, jovens que vêm se destacando na cena cultural do DF promovem uma série de atividades formativas para moradores da Região Administrativa. Os conteúdos assimilados resultarão em apresentações à comunidade, em local aberto e público.

Para Wellington Araújo, idealizador do projeto juntamente com Gustavo Letruta, realizar o Caleidoscópio tem por objetivo preencher uma lacuna de atividades artístico-culturais distintas às que já estão no calendário local de shows e feiras. Como arte educador e morador da região há 33 anos, “vejo um grande interesse da comunidade em apresentações cênicas e capacitação para ingresso no mundo das artes”, aposta Wellington, que nos palcos da vida à personagem Drag Mozilla Firefox.

Dando início às suas atividades, o Caleidoscópio abre convocatória pública para performers do canto, da dança, do circo e do teatro. Selecionados/as, no total de oito, irão receber um cachê no valor de R$ 500,00 para apresentar intervenções artísticas de rua, ainda no mês de setembro.

Os selecionados também participarão de Residência Artística sob o provocativo tema “Experiência do corpo inflamável para a experiência com a rua”. A imersão terá duração de 32 horas, dias 18 e 19 de setembro. Interessadas/os/es devem preencher formulário em: bit.ly/ConvocatóriaPúblicaCaleidoscópio. O projeto vai oferecer acomodação e refeições.

Já as oficinas, gratuitas e com duração de 16 horas (cada), ao longo do mês de setembro, convidam a comunidade local para encontros formativos nas áreas do circo, da dança e do teatro, sob a orientação de artistas experientes. Nestes espaços, com 150 vagas (30 para cada oficina), participantes irão encontrar um ambiente plural, inclusivo e democrático de trocas de experiência e aprendizado.

As oficinas acontecem entre os dias 1º e 25 de setembro, na Escola Parque da Natureza, em Brazlândia. As inscrições estão abertas e interessadas/os/es devem preencher formulário disponível em: bit.ly/InscriçõesOficinasCaleidoscópio, onde também pode-se conferir a programação, com dias e horários.

Entre os conteúdos dos cinco minicursos, que acontecem concomitantemente, estão “Corpo e Performance”, no campo da dança, ministrado por Guilherme Victor. Ator, bailarino e facilitador da dança contemporânea, Guilherme desenvolve pesquisa sobre os estilos e técnicas que permeiam o campo da subjetividade e da criação artística como potente acesso ao autoconhecimento e empoderamento da identidade.

Em teatro e performance, Nine apresenta “Estudos sobre teatro na área da performance”. Artista-trans não binária e afrodescendente, atua profissionalmente como roteirista, performer e arte educadore desde 2006, Nine formou-se em Artes Cênicas, pela UnB, e está cursando Cenografia, na Universidade Federal do Pará. Seu foco de atuação está em constituir existências dignas para corpos não brancos e não normativos.

Tonhão Nunes, cantora, compositora, atriz e arte-educadora, vai ministrar aulas de “Prática de Canto para Iniciantes”. Tonhão, experiente artista do teatro musical, é pesquisadora da voz e suas vertentes musicais (desde 2010) na Escola de Música, Dança e Teatro Adilson Menezes, em Valparaíso-GO.

Licenciado em Educação Física, pelo UNICEUB, e graduando em Licenciatura em Dança, pelo IFB, Lukas Martins participa do Caleidoscópio compartilhando técnicas na oficina “Atividades e Iniciação ao Circo”. Lukas é professor e coordenador geral do centro Noyanne Circo, onde desenvolve pesquisa sobre o corpo em movimento na dança aérea.

Por fim, Mozilla Firefox desenvolve “Atividades de Maquiagem Artística e Iniciação a Produção de Figurinos” com os/as alunos/as. Artista Drag Queen e humorista, Mozilla, personagem de Wellington Araújo, é performer, maquiadora e participante do coletivo Distrito Drag (um coletivo formado por artistas drag queens transformistas que visa produzir e difundir a cultura LGBTI).

Fechando as atividades formativas, o Caleidoscópio – Oficinas e Encontros Artísticos de Brazlândia promove o Sarau Cabaré da Mozilla, dias 1º e 2 de outubro, sexta e sábado, das 19h às 20h. Quando quem participou das oficinas apresentará um número ou peça artística com duração de 10 minutos, com isso, “cada um/a irá vivenciar a experiência de estar no palco de frente a uma plateia”, ressalta Wellington.

Caleidoscópio se apresenta como uma fusão entre as artes e atividades de capacitação, performances artísticas e vivências coletivas. Celebra, ainda, o encontro profissional entre Wellington Araújo e o produtor cultural Gustavo Letruta, que nos palcos se apresenta como a Drag Queen Larissa Hollywood. Com esta primeira edição, “queremos abrir um eixo cultural para a região de Brazlândia, a partir da concretização de um sonho do artista Wellington, que a conhece a fundo e tem desejos em vê-la crescer”, comenta Gustavo.

Serviço:

Caleidoscópio – Oficinas e Encontros Artísticos de Brazlândia

Informações: instagram.com/caleidoscopio.df

Sarau Cabaré da Mozilla (com apresentações de participantes das oficinas)

Local: Escola Parque da Natureza

Endereço: Quadra 3, Lote 2, Setor Veredas, Setor de Chácaras de Brazlândia

Dias: 1º e 2 de outubro, sexta e sábado

Horário: Das 19h às 20h

Entrada: Franca

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

Apresentações de rua em espaços públicos (com artistas da residência)

Local, dias e horários serão informados no perfil do projeto no Instagram: @caleidoscopio.df

Oficinas formativas

Local: Escola Parque da Natureza, em Brazlândia

Duração: Entre 1º e 25 de setembro

Carga horária: 16 horas

Inscrições: bit.ly/InscriçõesOficinasCaleidoscópio

Número de vagas: 150

Residência artística

Local: Divulgado apenas para participantes

Duração: Dias 18 e 19 de setembro

Carga horária: 32 horas

Inscrições para convocatória pública: bit.ly/ConvocatóriaPúblicaCaleidoscópio

Número de vagas: 8

Cachê: R$ 500,00

O projeto oferece acomodação e refeições

anuncio patrocinado
Anunciando...