7 cursos para quem ama aprender sobre vinhos

O mundo dos vinhos está repleto de aulas para que iniciantes, iniciados e profissionais aproveitem ainda mais a bebida

 

Conhecer os tipos de vinhos, fazer harmonizações, descobrir o processo de elaboração, aprender as melhores práticas de cultivo… Há muitos motivos que levam os indivíduos até um curso de vinhos e não faltam aulas para quem deseja explorar este universo.

 

Seja para quem está começando a se apaixonar pela bebida, para os amantes de um bom vinho ou para aqueles que veem nos rótulos uma oportunidade de ganhar a vida, é possível escolher entre as opções abaixo qual cursar:

Iniciantes

Curso Básico em Vinhos – Sommelier School

Quem está começando a se aventurar na degustação de vinhos e deseja conhecer um pouco mais sobre este universo pode aprender, de forma simples e descontraída, na Sommelier School.

 

Durante a aula, o participante descobrirá a importância histórica da bebida, os principais métodos de produção e a maneira adequada de servir, degustar e harmonizar cinco diferentes rótulos.

 

O curso acontece presencialmente. É preciso conferir o calendário para saber quando e em qual cidade a escola vai estar presente. A duração é de apenas quatro horas.

Curso de vinho com degustação – Del Vino Wine Club

A Del Vino Wine Club é uma escola de vinhos que visa proporcionar aos seus alunos experiências por meio de seus cursos básicos de vinhos.

 

A proposta do curso é auxiliar os iniciantes na escolha de vinhos com bom custo-benefício, ensiná-los a usar os sentidos para degustar a bebida e fazer a harmonização com alguns tipos de pratos.

Realizado presencialmente em São Paulo, o curso tem duração de nove horas e é dividido em dois dias. Inclui a degustação de 11 rótulos. É preciso acompanhar a abertura de inscrições para as novas turmas.

Academia Concha y Toro

Uma das mais tradicionais e maiores vinícolas chilenas, a Concha y Toro, disponibilizou gratuitamente em seu canal no YouTube aulas sobre o mundo dos vinhos direcionadas a consumidores da bebida.

 

Os módulos de 1 a 5 são ministrados pelo sommelier Gianni Tartari, já os módulos 6 a 9 são apresentados pela sommelier Gabriele Frizon, totalmente em português e com duração que não ultrapassa 15 minutos.

 

Eles abordam tópicos como a história dos vinhos, o processo de vinificação, o terroir, o envelhecimento da bebida e como servir e harmonizar.

Avançados

Grupo de Estudos Avançados – Ciclo das Vinhas

A escola de vinho Ciclo das Vinhas é ministrada pela sommelier Alexandra Corvo e oferece diversos tipos de cursos, como básico, intermediário, avançado, profissionalizante e até temático.

 

As aulas podem ser realizadas tanto de forma presencial quanto online e são focadas em técnicas de degustação, tendo como forte os exercícios de sensibilização e estímulo da percepção aos aromas e sabores.

WSET 1, 2 e 3 – Wine School

A The Wine School em São Paulo é representante da escola inglesa WSET (Wine & Spirit Education Trust), o maior fornecedor mundial de qualificações em vinhos.

 

A escola oferece os três principais cursos da WSET: nível 1, 2 e 3. Com eles, o aluno aprende a degustar vinhos, harmonizá-los com as refeições e conhece a cultura de videiras e os métodos de produção da bebida.

 

Os cursos podem ser realizados online ou de forma presencial. Também é possível adquirir o kit de degustação para acompanhar as aulas.

 

Profissionalizantes

Tecnologia em Viticultura e Enologia – IFRS

Instalada em Bento Gonçalves, região onde a cultura da uva e do vinho é muito forte, o IFRS (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul) oferece um curso tecnólogo que contempla os processos da fruta à bebida.

 

Com duração de sete semestres e aulas presenciais na unidade, o curso proporciona amplos conhecimentos para que o futuro profissional possa atuar em diversos setores da indústria de vinhos.

 

A formação vai desde o cultivo da uva até a comercialização do vinho, bem como a análise sensorial, o controle de qualidade e ambiental, a gestão e supervisão dos processos de produção e conservação do vinho, com noções de gestão e planejamento.

Formação de Sommelier: Vinhos – SENAC

Com 144 horas de duração, o curso do SENAC é indicado para quem tem interesse em trabalhar no mercado de vinho e se dedicar à profissão de sommelier em restaurantes, bares e comércios de bebidas.

 

Durante as aulas, será possível aprender conceitos básicos sobre o vinho, como sua história e tipos de bebida, e se aprofundar na análise técnica da bebida, nas harmonizações e nos serviços, além de planejar a carreira de sommelier.

 

O curso conta com aulas remotas e presenciais, com direito a sessões de prova de bebida, e pode ser feito na capital de São Paulo, região metropolitana e interior do estado, a depender da abertura de turmas.

 

Se interessou por algum desses cursos? Então basta pesquisar, se matricular e aproveitar para descobrir ainda mais. Agora, comprar vinho nunca mais vai ser a mesma coisa. Com toda essa preparação, qualquer taça de vinho vai ser ainda mais surpreendente.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.