Estatística para PCDF: como alavancar os estudos na reta final?

0
Top view of darrk skinned female deals with bills and taxes, works on laptop computer with white mock up screen, drinks takeaway coffe, poses on wooden floor at domestic setting, makes report

 

Provas objetivas e discursivas de Escrivão serão aplicadas no dia 21 de agosto de 2021, e as provas para o cargo de Agente de Polícia no dia 22 de agosto de 2021

 

Desde o lançamento do edital, a disciplina de Estatística causou surpresa e muitas dúvidas entre os candidatos que buscam a tão sonhada vaga na PCDF. Mas de certa forma, isso significa que a maioria dos concursandos possui o mesmo nível de conhecimento sobre a matéria e indica que uma boa pontuação na prova de estatística pode fazer a diferença na aprovação.

Para Walter Sousa, especialista e professor do IMP Concursos, licenciado em matemática pela UnB e bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Brasília, não há dúvidas de que a disciplina é um diferencial.

“No geral, as notas na prova de estatística, se forem individualizadas, são muito abaixo da média de outras disciplinas. Pontuar bem em uma matéria na qual a maior parte dos candidatos vai mal, é sem dúvida um grande diferencial”, explica.

O especialista respondeu algumas perguntas sobre a matéria, confira:  

A inclusão da disciplina de estatística no edital da PCDF sinaliza que a corporação está buscando um novo perfil de agente? 

Com toda certeza. O decreto 30.490/2009, em seu art 2º, evidencia a missão institucional da Polícia Civil do Distrito Federal, que é promover a segurança pública e preservar a incolumidade das pessoas, por meio da apuração de delitos. Nesse sentido, profissionais mais qualificados são indispensáveis para o alcance de tais objetivos. Apurar delitos exige, muitas vezes, a manipulação de dados e a Estatística, com seus métodos e processos quantitativos, pode auxiliar na obtenção, organização, análise e conclusões baseadas nos dados.

Quantas questões da disciplina serão cobradas na prova?

Antes de mais nada é preciso entender que o edital não estabelece a quantidade de questões. Por outro lado, com base em provas anteriores, estima-se um total de 10 questões de estatística na prova.

Quais os pontos da disciplina serão cobrados na prova?

Há dois assuntos de extrema relevância na Inferência Estatística: A construção de intervalos de confiança e a realização de Testes de Hipóteses. O candidato não deve ir para essa prova sem o conhecimento dessas técnicas.

Na parte descritiva da matéria, conceitos elementares como os das medidas de posição (médias, medianas e moda) e de dispersão (variância, desvio padrão e coeficiente de variação) são indispensáveis, partindo do princípio que muitos candidatos dominam essa parte e não se deve perder pontos onde a maioria está ganhando.

Resolução de exercícios e questões e provas anteriores do Cebraspe é uma boa estratégia de estudo?

Certamente, a resolução de exercícios é indispensável para o estudo da matéria. As provas anteriores da banca Cebraspe são uma ótima fonte de questões, mas priorize as de concursos para cargos semelhantes, bem como as de analista de ampla concorrência, para pessoas com qualquer curso superior.

As provas para o cargo de Estatístico têm um grau de dificuldade bem mais elevado, mas é possível selecionar bons exercícios compatíveis. Além de questões da banca Cebraspe, as bancas FCC e CESGRANRIO são ótimas fontes.

anuncio patrocinado
Anunciando...