Israel reivindica primeiros ataques aéreos no Líbano em vários anos

A aviação israelense bombardeia de maneira regular supostas posições do movimento islamita palestino Hamas na Faixa de Gaza e também executa operações na vizinha Síria.

 

 

Israel reivindicou nesta quinta-feira (5) os primeiros ataques aéreos no Líbano em vários anos, ao afirmar que alvejou locais de lançamento de foguetes após disparos procedentes do sul do país vizinho contra o norte do Estado hebreu.

“Aviões de combate do Exército tomaram como alvo locais de lançamento e infraestruturas, a partir das quais foram disparados foguetes no Líbano com o objetivo de aterrorizar”, afirma um comunicado militar que não menciona o Hezbollah, o movimento armado libanês muito influente no sul do país vizinho.

A aviação israelense bombardeia de maneira regular supostas posições do movimento islamita palestino Hamas na Faixa de Gaza e também executa operações na vizinha Síria, onde ataca alvos de elementos pró-Irã.

Mas os últimos ataques aéreos anunciados no Líbano haviam acontecido em 2014, confirmou à AFP o Exército israelense, e se deram após uma troca de tiros na fronteira.

A agência oficial de notícias libanesa também relatou os ataques, mas não deu mais detalhes.

O presidente libanês, Michel Aoun, disse que “o uso por Israel de sua força aérea para atacar aldeias libanesas é o primeiro desse tipo desde 2006 e sugere uma intenção de intensificar os ataques” contra o Líbano.

De acordo com a rede de televisão libanesa Al-Manar, pró-Hezbollah, dois ataques aéreos israelenses ocorreram por volta da 00h40 (18h40 de quarta-feira no horário de Brasília), no setor de Mahmudiya, a cerca de dez quilômetros da fronteira entre os dois países.

O jornal libanês Al-Akhbar, pró-Hezbollah, acusou Israel de ter cruzado “a linha vermelha” com esses ataques que constituem um ato “perigoso” e violariam os compromissos vigentes desde a guerra de 2006 entre o Estado hebreu e o movimento xiita libanês.

Segundo o mesmo jornal, esses ataques israelenses atingiram uma área desabitada.

Série de ataques

Na quarta-feira (4), três foguetes foram disparados do sul do Líbano para o norte de Israel: dois deles caíram em território israelense, e o terceiro não cruzou a fronteira.

Nenhum ferido foi reportado, mas quatro pessoas em estado de choque foram tratadas pelo Magen David Adom, o equivalente israelense da Cruz Vermelha, disse a organização.

Pouco depois desses tiros, o Exército israelense lançou três séries de ataques na direção do Líbano.

O ministro da Defesa israelense, Benny Gantz, pediu que uma “mensagem forte” fosse enviada à FINUL, a Força Interina das Nações Unidas no Líbano, posicionada no sul do país, na fronteira com Israel, segundo seu gabinete.

Presente no Líbano desde 1978, a UNIFIL monitora a fronteira israelense desde 2006 em coordenação com o Exército libanês e garante a implementação da resolução 1701 do Conselho de Segurança da ONU, adotada após a guerra entre Israel e o Hezbollah.

O comandante da missão da ONU, general Stefano Del Col, exortou “as partes” a “cessarem o fogo e a exercerem o máximo de contenção para evitar uma escalada, especialmente neste dia solene de aniversário”, em referência ao primeiro aniversário da explosão no porto de Beirute.

Em 4 de agosto de 2020, a explosão de centenas de toneladas de nitrato de amônio deixou 214 mortos, mais de 6.500 feridos e devastou vários bairros da capital do Líbano, um país atolado na pior crise socioeconômica de sua história.

Essas trocas de tiros na fronteira coincidem com o ressurgimento das tensões entre o Estado hebreu e o Irã, após um ataque mortal ao petroleiro “Mercer Street”. O navio é administrado pela companhia de um bilionário israelense, no Mar Arábico.

O ataque, que não foi reivindicado, deixou dois mortos: um britânico empregado pela empresa de segurança Ambrey e um tripulante romeno, segundo o armador Zodiac Maritime, do israelense Eyal Ofer.

Apoiado pelos Estados Unidos e pelo Reino Unido, Israel rapidamente acusou o Irã de estar ligado à manobra, o que Teerã negou.

Ainda assim, o primeiro-ministro israelense, Naftali Bennett, disse ter “provas” do papel do Irã neste assunto e prometeu uma resposta israelense.

“Nós sabemos como enviar uma mensagem ao Irã do nosso próprio jeito”, alertou ele no início desta semana.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.