Bancos 100% Digitais: novas soluções para velhos problemas

 

 

 

Com a tecnologia eles inovaram em recursos e serviços; usando a estratégia redefiniram a tradicional prioridade nos negócios, para experiência superior do cliente; coerentes redesenharam o modelo dos bancos, tornando-se ágeis e proativos. Como resultado, os Bancos 100% digitais crescem de forma expressiva a cada ano, e se tornaram grandes concorrentes dos bancos tradicionais.

Conhecidos também como Fintechs ou Neobanks por nascerem digitais, esses bancos mudaram a forma como as pessoas fazem transações bancárias. Conseguiram se diferenciar ao preencher lacunas, e eliminar as dificuldades enfrentadas pelos clientes nos bancos tradicionais, em termos de conveniência, elevado nível de burocracia e altos custos dos serviços.

Diferente dos sistemas legados das instituições tradicionais, os neobanks, com tecnologias de última geração, como IA e ML, precisam apenas de aplicativos em um smartphone. Para que o consumidor tenha acesso a uma ampla plataforma de serviços online, tudo na tela do celular, sem a necessidade de ir à agência.

Em poucos minutos é possível: abrir contas digitais, solicitar cartões, fazer depósitos, realizar transferências de forma instantânea, efetuar pagamentos e pedir empréstimos. O cliente visualiza saldos e extratos em tempo real, e pode movimentar o dinheiro como achar melhor. Esse modelo de banco tem abertura de conta totalmente gratuita, além de isentar o cliente de taxas e tarifas. Os bancos digitais oferecem as mais recentes soluções de pagamento, incluindo carteiras digitais, cartões virtuais com cashback e até vouchers de desconto.

 

Esses bancos estão em operação no país desde 2016, após regulamentação e autorização do Conselho Monetário Nacional – CMN. Várias dessas fintechs detém em seus portfólios de serviços, alguns dos melhores motivos para os consumidores realizarem transações financeiras, de forma digital, em 2021. No Brasil, entre os principais estão: Nubank, Next, Banco Inter e C6 Bank.

 

O bem sucedido Nubank, que iniciou com um cartão de crédito “roxinho” e alguns produtos bancários, atualmente oferece uma série de serviços e produtos sem taxas, tarifas e anuidades, para pessoas físicas e MEI.

Considerada uma das 5 instituições financeiras mais valiosas da América Latina, recentemente a fintech lançou uma nova modalidade de cartão de crédito. Que vai atender pessoas com problemas de restrição e dificuldade em obter linhas de crédito. Inspirado em modelos americanos, esse cartão funciona como uma espécie de cartão pré-pago, o valor depositado se transforma no limite do cartão.

 

Next um neobank que conta com a expertise e a infraestrutura robusta do Banco Bradesco. Um hub de produtos e serviços financeiros, que também oferece suporte para ajudar o cliente a planejar e controlar gastos mensais, através de funcionalidades como “Objetivos” e “Flow”. O Next tem vantagens exclusivas nos cartões de crédito, Mimos e na Vaquinha.

 

A estratégia digital do Banco Inter, aliou solidez, experiência e a confiança de uma empresa com atuação no mercado financeiro desde 1994. Ao evoluir o conceito de serviços bancários em 2018, se tornou o primeiro banco no Brasil a ser 100% digital e sem tarifas. O Inter está entre os bancos digitais, que mais oferecem benefícios em produtos e serviços.

 

O C6 Bank é um neo-bank fundado por ex-sócios do BTG Pactual. A habilidade do carbono de se conectar para se transformar, é a inspiração que originou o nome do banco, fundado em 2018. O C6 faz parte do Consórcio Interdisciplinar para o Desenvolvimento de Infraestruturas Críticas de Cibersegurança do MIT, que reúne empresas como Nasdaq e IBM. A sede fica na capital paulista e tem escritório em Nova Iorque, o C6 Bank oferece conta internacional e cartão de débito em dólar e euro.

 

O cenário de 2020 consolidou e mostrou claramente a capacidade de expansão dos bancos com atuação digital. À medida que o uso da tecnologia cresce, o mesmo acontece com esses bancos. Com foco na experiência do cliente eles aprimoram os recursos em suas plataformas. E se tornam ótimas alternativas, para quem procura isenção de taxas e tarifas, atendimento 24 horas e benefícios exclusivos. Além do que, as fintechs priorizam entre os seus objetivos, oferecer um tratamento “humanizado”, aos clientes. O que aumenta a comunicação e torna mais fácil construir uma relação de confiança, para fidelizar o consumidor.

Um caminho que nunca foi explorado pelos bancos tradicionais, e que vem tornando a concorrência com os bancos digitais, mais acirrada. À medida que a tecnologia avança, e as exigências dos consumidores aumentam.

 

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