Como criar uma estratégia de vendas para o seu negócio?

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Não importa qual segmento de mercado escolheu. Você é um vendedor e precisa saber como oferecer seu produto para as pessoas, correto?

Por isso, ter uma estratégia de vendas nada mais é do que traçar uma rota para a rentabilidade de seu negócio. Fazendo uma comparação, é como ocorre com os bombeiros, que treinam e utilizam suas ferramentas como: machados, mangueira de incêndio, entre outras.

O treinamento e a aptidão te mostrarão os melhores e mais lucrativos caminhos.

Em todas as vendas é necessário ter o cliente certo para o produto ideal que está ofertando, tal qual uma argamassa baritada. O seu trabalho é criar uma liga que una a pessoa interessada àquilo que procura. E acredite, o mercado é vasto.

Tendo isso em mente, resolvemos trazer algumas dicas de Estratégias de Vendas Práticas. Tudo isso para que comece as atividades ou aprimore o que já sabe.

Definir Nicho de Mercado

Se já estamos ofertando um produto ou serviço, é necessário que saibamos o nicho pelo qual iremos trabalhar.

Devemos manter isso em mente para termos a certeza de qual cliente procurar. Se estivermos ofertando um curso de emagrecimento, por exemplo, nos inserimos no nicho de saúde ou fitness e, portanto, o divulgaremos em redes sociais e páginas do segmento ou no seu próprio site, caso já tenha.

Tudo isso para gerarmos leads ou, para os mais íntimos, os contatos.

Essa é uma etapa diária. Você precisará ser o gerador de energia para si mesmo e para a equipe conquistar novos clientes e manter os antigos.

Encontrando Clientes Potenciais

Agora que já definiu seu Nicho de Mercado, é necessário encontrar clientes que desejem aquilo que tem a oferecer de melhor.

Existem diversas maneiras de atraí-los, sendo que as mais comuns e com mais eficiência são:

  •         As divulgações em anúncios (tanto gratuitos quanto pagos. Sejam em sites especializados ou em redes sociais como Instagram e Facebook);
  •         Por meio de concursos e promoções (isso poderá fazer com que pessoas que demonstraram interesse em seu produto iniciem uma divulgação da marca);
  •         Por meio de e-mails cadastrados (gerando os já mencionados leads).

Manter os já conquistados

Até aqui, já traçamos nosso nicho, começamos a divulgar os serviços e produtos em sites e redes sociais, conquistamos os contratos de futuros clientes, mas precisamos começar a negociação.

E Agora?

A estratégia permanece a mesma, porém, com uma pequena diferença. É hora de nos aproximarmos deste potencial comprador mais intimamente. Um especialista em Marketing chamado Philip Kotler disse:

“Conquistar um novo cliente custa cinco vezes mais que manter um antigo”.

Portanto, é papel de todo bom vendedor saber que esta aproximação demanda tempo e que deve-se criar artimanhas como:

  •         Um plano de fidelidade;
  •         Uma oferta para novos produtos;
  •         Ou, ainda, enviar felicitações em datas especiais como aniversário.

Fazendo isso, seus clientes ficarão satisfeitos e indicarão seus produtos ou serviços para amigos e familiares.

Estas foram algumas dicas iniciais sobre Estratégia de Vendas não só para o Marketing Digital, como para o ramo de vendas em geral.

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Este conteúdo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

 

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