Casas pré-fabricadas são mais vantajosas que as construções tradicionais

0

 

 

As casas pré-fabricadas podem ser uma alternativa válida à construção de alvenaria tradicional ou de concreto armado. Na verdade, se projetadas corretamente, elas têm muitas vantagens, como maior velocidade de construção, estabilidade, sustentabilidade e economia de energia.

Isso acontece porque as casas pré-fabricadas são construídas em uma fábrica e apenas montadas no terreno. Isso traz uma série de benefícios como a geração de menos resíduos, entulho e rapidez na construção já que as peças só precisam ser montadas.

O mais legal de tudo é que existem diversos tipos de pré-fabricação e que utilizam vários materiais-base. Os principais imóveis pré-fabricados são as casas de madeira, que utilizam o sistema de encaixe e podem custar até 60% menos que uma construção convencional; e as casas pré-fabricadas de alvenaria, que utilizam o mesmo sistema porém com tijolos ecológicos.

Uma das principais vantagens na construção de imóveis pré-fabricados é o reduzido tempo de construção. Uma construção pré-fabricada, mesmo com vários andares, é relativamente simples, rápida e barata de se construir já que utiliza materiais leves e de fácil manuseio.

Grandes partes do imóvel podem já chegar montados ao canteiro de obras, caso seja adotado um projeto modular. Nesses casos, até mesmo o acabamento final, o projeto hidráulico e até o elétrico podem ser instalados ainda na fábrica e só “plugados” no terreno. Isso agilizar ainda mais o processo e pode baratear ainda mais o custo final da obra.

Além disso, a montagem, realizada inteiramente de forma seca, usando conexões mecânicas com placas de aço, parafusos e outros sistemas fica muito facilitada. Tanto que esse tipo construções costumam ser entregues em formas de kits de casas pré-fabricadas.

Em termos de sustentabilidade, a madeira (material mais utilizado nas construções pré-fabricadas) é um material renovável e reciclável. Consome pouca energia nas fases de produção e montagem, não libera emissões ou materiais nocivos durante o processamento e pode ser descartado sem poluir, devolvendo a energia acumulada se for utilizado para um processo de transformação de resíduos em energia.

Na frente de economia de energia, a madeira é ainda um excelente isolante térmico e acústico por natureza. Além disso, o uso de materiais naturais ou biocompatíveis para o isolamento termoacústico doméstico melhora a respirabilidade do ambiente.

As estruturas, que podem ser feitas de light steel frame ou timber frame, apresentam excelente resistência à ação sísmica e comportamento previsível ao fogo.

Portanto, além de todas as vantagens que pesam a favor do custo x benefício das casas pré-fabricadas como o menor tempo de construção, menor necessidade de mão de obra e o preço atrativo dos kits, elas também são melhores para o meio ambiente.

Com dezenas de construtoras especializadas em pré-fabricação despontando no Brasil, não faltam opções de modelos e preços literalmente para todos os bolsos. Algumas delas oferecem até mesmo a opção de compra diretamente pelo site.

Já se imaginou vivendo em uma casa pré-fabricada? Esse pode ser o futuro da habitação não apenas no país, mas no mundo inteiro devido às vantagens que traz aos consumidores e também ao meio ambiente.

Quem sabe o seu próximo imóvel não seja uma bela casa pré-fabricada? Bem-vindo ao futuro da habitação ecológica!

anuncio patrocinado
Anunciando...