Teatro de Miniatura online: “Enquanto Houver Amor Eu Me Transformo” – As Caixeiras Cia. de Bonecas em três novos espetáculos e oficinas

“Enquanto Houver Amor Eu Me Transformo”

As Caixeiras Cia. de Bonecas

Estreia de três novos espetáculos de Teatro Lambe-lambe

24 de julho (sábado) às 19 horas no YouTube

Transmissão gratuita

 

Oficina Virtual de Construção de Mecanismos para Bonecos em Miniaturas com a bonequeira chilena Tania Corvalán

De 06 a 08 de agosto

Oficina Virtual de Teatro Lambe-lambe com As Caixeiras Cia. de Bonecas

De 11 a 14 de agosto

Inscrições gratuitas via oficinas.caixeiras@gmail.com

As Caixeiras Cia. de Bonecas não param de surpreender com arte de qualidade e presenteiam o público com uma série de ações online que têm início em 24 de julho (sábado), às 19 horas, com a estreia de três novos espetáculos de Teatro Lambe-lambe em seu canal do YouTube: www.youtube.com/c/ascaixeirasciadebonecas

Na sequência, o grupo vai promover uma oficina de mecanismos para bonecos em miniatura e ministrar uma oficina de Teatro Lambe-lambe. O melhor é que tudo será gratuito e virtual.

O projeto “Enquanto Houver Amor Eu Me Transformo” conta com o apoio do FAC (Fundo de Apoio à Cultura) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF.

Na noite de estreia (24 de julho), As Caixeiras Cia. de Bonecas apresentam uma live no YouTube para marcar a estreia de seus três novos espetáculos de Teatro Lambe-lambe: “Revoar”, “Amor – título provisório e inalterável” e “Amor de Cão!”

A transformação é o mote das novas caixas que foram criadas durante a pandemia por Amara Hurtado, Jirlene Pascoal e Mariana Baeta. Cada integrante da Companhia lançou sua peculiar abordagem poética sobre determinadas situações da vida cotidiana. A partir da experiência humana simbólica ou rotineira, foram criadas pequenas dramaturgias para serem vistas, ouvidas e sentidas por meio da contemplação do olhar.

Os espetáculos são um convite para que olhos, ouvidos e todos os sentidos sejam transportados em uma mágica sinestesia. Por alguns segundos ou até minutos é possível voar para realidades que instigam e provocam a reflexão para a nossa criação, nossa imagem e nossas escolhas. Com objetos e bonecos em miniaturas, habilidade manual, técnica e muita sensibilidade, As Caixeiras permitirão ao espectador um instante de pausa, de silêncio, de sentir-se afetado pela poesia da simplicidade, da vida.

“Fazer esse espetáculo nesse momento da pandemia foi uma experiência transformadora, como a personagem deste Lambe-lambe eu tb precisei cair pra dentro e encontrar o silêncio para poder criar.” Conta Amara Hurtado sobre “Revoar”.

“O amor, não se explica.  O amor, sente-se!” Revela Jirlene Pascoal sobre “Amor de Cão”.

“O espetáculo é um mergulho nas minhas lembranças de infância, nas memórias ancestrais da minha família sobre os casamentos das gerações de minhas mulheres. É um mergulho em mim mesma também. Como uma espectadora de mim mesma e da linhagem de minhas mulheres.” Descreve Mariana Baeta sobre “Amor – título provisório e inalterável”.

Após a estreia dos novos espetáculos o projeto segue com a realização de duas oficinas gratuitas e abertas ao público: A Oficina Virtual de Construção de Mecanismos para Bonecos em Miniaturas será ministrada pela bonequeira chilena Tania Corvalán de 06 a 08 de agosto. São 25 vagas.

Já As Caixeiras Cia. De Bonecas vão ministrar a Oficina Virtual de Teatro Lambe-lambe de 11 a 14 de agosto. São 15 vagas.

As inscrições para ambas as oficinas podem ser feitas via e-mail: oficinas.caixeiras@gmail.com

Sobre os espetáculos:

“Revoar”

Uma mulher mergulhada em sons externos e internos não consegue respirar. Ao quebrar o ruído e cair no silêncio de si mesma a transformação pode aflorar.

Ficha Técnica:

Criação e manipulação: Amara Hurtado

Trilha sonora: Munha da 7 e Amara Hurtado

Confecção de caixa: Consola Toledo

Produção e realização: As Caixeiras Cia. de Bonecas

“Amor de Cão!”

Uma senhora, carregada de tristeza e solidão, debilitada fisicamente, está totalmente entregue, ou seja, caminha para a morte. Eis que, na agonia mortal surge um cão. A partir desse encontro, sob os cuidados das patas caninas, a mulher cria forças para se afastar da morte e reabraçar a vida.

Ficha Técnica:

Criação e manipulação: Jirlene Pascoal

Trilha sonora: Munha da 7, Geraldo Toledo e Jirlene Pascoal

Confecção de caixa: Consola Toledo

Produção e realização: As Caixeiras Cia. de Bonecas

“Amor – título provisório e inalterável”

Que segredos habitam uma caixa velha e esquecida no fundo do armário? Quantas memórias cabem em uma fotografia? Quais histórias um objeto pode contar? Casamento, casa, filhos, festas, brigas, rotina, divórcio e recomeço são retratados por meio de objetos e sons, que guardam em si mesmos, significados íntimos e ao mesmo tempo irremediavelmente universais. Dentro de uma caixa de memórias, experimentamos lapsos do espaço-tempo, onde as histórias se confundem, se repetem e se renovam, guardando sempre a esperança de um novo recomeço.  Uma caixa onde o Amor é o único elemento possível de transformação.

Ficha técnica:

Criação e manipulação: Mariana Baeta

Trilha sonora: Munha da 7 e Mariana Baeta

Produção e realização: As Caixeiras Cia. de Bonecas

Confecção de caixa: Consola Toledo

Sobre as Oficinas:

Oficina Virtual de Construção de Mecanismos para Bonecos em Miniaturas:

Oficina prática para o desenvolvimento de mecanismos em bonecos em miniatura. No decorrer de 4 encontros os participantes serão conduzidos a compreenderem elementos importantes para a confecção de mecanismos de deslocamento e articulação na construção de bonecos em escala reduzida.

Oficineira: Tania Corvalán é professora de artes, designer, produtora, música e marionetista. Seus projetos de ficção, produção e adereços são encontrados em filmes e publicidade do Chile. Participa de projetos de teatro de bonecos desde 2006, usando técnicas de sombras, lambe-lambe e bonecos de manipulação direta.

Público: artistas, bonequeiros e interessados na arte de construção de bonecos em miniatura. Os participantes precisam ter experiência com materiais expressivos e ferramentas. De preferência terem algum projeto em andamento ou ideias para serem colocadas em prática.

Carga horária: 12 h/aula divididas em 3 encontros

Dias:  De 06 a 08 de agosto de 2021

Sexta (06/08) de 17h às 21h

Sábado (07/08) de 16h às 20h

Domingo (08/08) das 16h às 20h

Vagas: 25

Informações e inscrições: https://forms.gle/tijvcDjxFxTaLSFn8

Oficina Virtual de Teatro Lambe-lambe:

Introdução prático-teórica à linguagem do Teatro Lambe-Lambe. Durante a oficina, cada participante iniciará o processo de criação do seu próprio espetáculo de Lambe-lambe a partir dos conceitos apresentados, próprios desse estilo teatral, experimentações dramatúrgicas e de materiais que compõe a cena. A oficina priorizará a simplicidade dos elementos cênicos e o repasse de alguns princípios para a construção de personagens, estrutura, iluminação, sonoplastia e dramaturgia. Os participantes experimentarão algumas fases do processo criativo utilizado pelas Caixeiras Cia. de Bonecas na construção de seus próprios espetáculo.

Oficineiras: As Caixeiras Cia. De Bonecas

De 11 a 14 de agosto de 2021

Quarta (11/08) – 19h às 22h

Quinta (12/08) – 19h às 22h

Sexta (13/08) – 19h às 22h

Sábado (14/08) – 15h às 18h

Vagas: 15

Inscrições e informações: https://forms.gle/aadjLEBUKM28iUbp7

Sobre As Caixeiras Cia. de Bonecas:

O grupo teatral As Caixeiras Cia. de Bonecas formou-se em 2007, na cidade de Brasília, Brasil. A formação da Cia. deu-se após a criação do primeiro espetáculo do grupo quando as integrantes, Amara Hurtado, Jirlene Pascoal e Mariana Baeta que desejavam criar peças de Teatro Lambe-Lambe para seguirem trabalhando de forma independente, sentiram-se vinculadas pelo desejo de continuar criando e pesquisando coletivamente o Teatro de Animação.

Desde a formação, o grupo criou onze espetáculos que circularam em diversos eventos e festivais no DF, Brasil e países como Chile e Portugal.  A Cia. também desenvolve projetos para estimular a fomentação do Teatro de Formas Animadas no Distrito Federal com apresentação de peças, partilha de experiências e oficinas de formação. Dentre seus projetos destaca-se o Encontro Internacional de Teatro Lambe-lambe de Brasília que já realizou duas edições.

As Caixeiras Cia. de Bonecas foi o primeiro grupo teatral do DF a dedicar-se à criação e pesquisa do Teatro Lambe-Lambe. Hoje, é referência dentro do imenso universo das miniaturas animadas pelos seus espetáculos, oficinas e projetos.

Serviço: Projeto “Enquanto Houver Amor Eu Me Transformo” com As Caixeiras Cia. de Bonecas

Estreia dos espetáculos “Revoar”, “Amor – título provisório e inalterável” e “Amor de Cão!”

Data: 24 de julho (sábado) às 19 horas

Transmissão gratuita: www.youtube.com/c/ascaixeirasciadebonecas

Oficina Virtual de Construção de Mecanismos para Bonecos em Miniaturas com a bonequeira chilena Tania Corvalán

Datas: De 06 a 08 de agosto

Oficina Virtual de Teatro Lambe-lambe com As Caixeiras Cia. de Bonecas

Datas: De 11 a 14 de agosto

Informações e Inscrições gratuitas via oficinas.caixeiras@gmail.com

Siga As Caixeiras Cia. de Bonecas nas Redes Sociais:

Instagram: www.instagram.com/as_caixeirasciadebonecas/

Facebook: https://www.facebook.com/ascaixeiras

YouTube: www.youtube.com/c/ascaixeirasciadebonecas

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.